O projeto “RUI BIRIVA, ALEGRIA DE BOMBACHAS” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. Identificação
Produtor Cultural: DIVER PROJETOS CULTURAIS E EVENTOS CEPC: 5904 Município: PORTO ALEGRE
Responsável Legal: Liliane Morais Perin Função: Produção Cultural e Administração Identificação do projeto cultural Titulo do projeto: Rui Biriva, Alegria de Bombachas Período de Realização: 02/10/2016 à 30/10/2016
Área do Projeto: AUDIOVISUAL
Produção de vídeo
Local de realização: PORTO ALEGRE - Diversos locais, HORIZONTINA - Diversos Locais
Equipe Principal Nome do profissional ou empresa: Diver Projetos Culturais e Eventos Função: Gestão Cultural e Administração de Recursos
Contador Nome do Contador: Antônio Luiz Pereira de Souza CRC: 036741Financiamento Sistema LIC RS 165.930,00
Apresentação:
O documentário RUI BIRIVA, ALEGRIA DE BOMBACHAS conta a trajetória de um dos principais músicos tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Através de depoimentos de amigos, familiares e parceiros musicais, o filme seriado resgata a vida e a obra deste artista que foi um dos expoentes de sua geração. Os grandes festivais de música gaúcha, O Documentário será veiculado em TV aberta em outubro de 2016. A música tradicionalista é uma das principais formas de expressão da cultura gaúcha. Através da música são consolidadas e difundidas expressões linguísticas, tradições, indumentária e tantos outros aspectos que compõe a imagem do gaúcho para os brasileiros. Documentar a vida e a obra de Rui Biriva, um dos grandes representantes da música nativista gaúcha, é preservar e difundir a cultura do Rio Grande do Sul. Ao longo de três décadas, Rui Biriva percorreu os palcos do Rio Grande do Sul e do Brasil que Rui conquistou a premiação de música mais popular com o sucesso Tchê Loco. Hoje o troféu do Musicanto leva o nome Rui Biriva. Entre os sucessos de Rui Biriva destacam-se ainda Santa Helena da Serra, Castelhana, Chama a Mãe que o Pai tá Louco, Quebrando tudo, Canção do Amigo. Essa história de música e alegria é contada através dos depoimentos de artistas como Airton Pimentel, Airton do Anjos (Patinete), Elton Saldanha, Victor Hugo, Daniel Torres e Vaine Darde. Amado pelos gaúchos e extremamente querido pelos artistas do tradicionalismo, Rui Biriva ganhou de Nico Fagundes o apelido que sintetiza sua essência: Alegria de Bombachas. Essas entrevistas, aliadas à pesquisa documental de documentos escritos, imagens e material jornalístico, permitem construir o perfil de um artista tão envolvido com o regionalismo que dele ganhou até o nome Biriva. O apelido Biriva, que é como são chamados os tropeiros de mulas das comunidades de cima da Serra, esperava por Rui no festival Seara da Canção Gaúcha, em Carazinho, no ano de 1982. Naquele ano Rui interpretou a canção Birivas, de Airton Pimentel. Ganhou o festival, ganhou o nome que o consagrou e selou ali o seu destino: A pesquisa documental resgata ainda os grandes festivais da música gaúcha, pois Rui Biriva participou ativamente de cada um deles, cantando, conquistando prêmios, mas, principalmente, levando a alegria aos quatro cantos do Rio Grande do Sul.
Metas
Pré-Estreia pessoas 300
Exibição na RBSTV pessoas 500000
A partir do segundo ano de exibição, cópia liberada na web pessoas 2000000
Oficina ´Seriados´ estudantes 30
É o relatório.
2. A proposta do o projeto em tela e sem duvidada louvável e muito oportuna, resgatar as memórias ao um dos maiores nomes da musica gaúcha um grande artista que prematuramente nos deixou, e deixando um grande legado musical, um obra muito intima da poética gaúcha e também o lado irreverente do gaúcho, além de ser um homem de grande expressão humana e simpatia que sempre teve do publico e pelos amigos do meio cultural Gaúcho “Rui Biiriva “um nome que vem em boa hora ser preservado na nossa memória artística e humana, o projeto traz cartas de todas a formas de demonstrar a garanti de enriquecimento do mesmo assim como carta da rbs tv que, garante a cedência de imagens do artistas, e também inserir essa obra, nas sua grade de programação através do programa galpão crioulo, no entanto esse relator não encontrou um plano de distribuição da obra e se faz necessário que se anexe a esse projeto um plano, além dos locais já previstos de veiculação que se possa alcançar um publico maior, com a referida obra por para que se garanta novas gerações o conhecimento dos nossos grandes valores que certamente constam nas descrição do projeto para que possamos ser coerentes e justo a analise desse projeto, nos socorremos das o tabelas do Sindicine, tabela de pisos salariais de vídeos, programas para tv e conteúdos audiovisuais para internet por esse projeto cumpra sua oportunidade, também temos que cumprir as resoluções recomendadas pelo sindicato, por tanto fazemos um glosa de 10 % no projeto para se readequar os cachês de profissionais, do valor solicitado aos sistema lic rs 165.930,00.
NOTA: Incluir no projeto aprovado as imagens do programa que Rui Biriva tinha na TVE, retratando o Estado do Rio Grande do Sul e o programa que ele tinha com as escolas de crianças especiais.
3. Em conclusão, o projeto “Rui Biriva, Alegria de Bombachas”, é recomendado para avaliação coletiva, em razão do seu mérito, relevância e oportunidade, podendo receber incentivos até o valor de R$ 149.537,00 (centro e quarenta e nove mil ,quinhentos e trinta e sete reais) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento as Atividades Culturais – Pró Cultura RS.
Porto Alegre, 22 de junho de 2016.
Ruben Francisco de Oliveira
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13:30 horas do dia 22 de junho de 2016.
Presentes: 07 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Jaime Antônio Cimenti, Antônio Carlos Côrtes, Marco Aurélio Alves, Maria Silveira Marques e Vinicius Vieira.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 14/07/2016 e considerados prioritários.
Dael Luis Prestes Rodrigues
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS