O projeto “CIRCULAÇÃO NACIONAL COMPANHIA MUNICIPAL DE DANÇA DE PORTO ALEGRE 1ª EDIÇÃO 2016” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O projeto foi encaminhado a está Conselheiro no dia 17/06/2016, da área de: ARTES CÊNICAS: dança Período de Realização, 15/10/2016 à 10/12/2016. Proposta apresentada para o Prêmio o Boticário na Dança, e aprovada para execução em 2016. A proposta reside na apresentação do espetáculo Salão Grená, da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, pelas cidades de Fortaleza, Florianópolis, Salvador e Caxias do Sul, incluindo uma apresentação em Porto Alegre. Produtor Cultural: CANTO - CULTURA E ARTE LTDA CEPC: 4504. Contador: Sadi Missel CRC: 36990. Valor total do projeto é de R$ 233.350,00, somente do Financiamento Sistema LIC RS.
A proposta reside na apresentação do espetáculo Salão Grená, da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, pelas cidades de Fortaleza, Florianópolis, Salvador e Caxias do Sul, incluindo uma apresentação em Porto Alegre. Justifica-se tal proposta no sentido de difusão, promoção e fomento do desenvolvimento da dança como segmento profissional institucionalizado e da pesquisa científica, dentro e fora de sua cidade natal. Propõe-se apresentação seguida de bate-papo com elenco e equipe diretiva. As apresentações são abertas ao público em geral, e o bate-papo direcionado a estudantes universitários e pesquisadores em dança. O bate-papo aberto ao público não se exclui, mas as mediações e abordagens serão destinadas à pesquisa científica e as necessidades que permeiam o trabalho com uma companhia de caráter híbrido, como a de Porto Alegre. Propôs-se em Fortaleza, considerando a Bienal de Dança, as publicações como ´OlharCE´, revista de dança, no qual os investimentos em dança, discussão e apresentações tomam um rumo direto e voltado para uma ampla comunidade dançante. Salvador, que conta com a UFBA, que possui o curso de dança mais antigo do Brasil, juntos com seu Festival Internacional de Artes Cênicas, completa a afirmação acerca do aproveitamento das discussões e das apresentações, seja ele para público em geral ou acadêmico. Caxias do Sul conta não apenas com uma Companhia Municipal de Dança com 17 anos de existência, que torna a circulação uma relação de aprendizagem de mão dupla, assim como conta com a Faculdade de Dança da Universidade de Caxias do Sul. Serão ganhos criativos, sociais, artísticos e históricos nesta circulação. Florianópolis por fim, escolhida justamente pela ausência de Universidade de Dança na esfera pública, mas que desde 2014 busca tal conquista, com o movimento ´#Mobilização#Graduação em Dança Já!´. Nesta capital, a ação proposta pode funcionar como um apoio e referência para a mudança dos rumos da dança.
Nas suas metas:
Apresentação Fortaleza 1 Espetáculo
1 Bate-papo - Fortaleza
1 Espetáculo - Salvador
1 Bate papo - Salvador
1 Espetáculo - Florianópolis
1 Bate-papo - Florianópolis
1 Espetáculo - Caxias do Sul
1 Bate-papo - Caxias do Sul
1 Espetáculo - Porto Alegre
1 Bate-papo - Porto Alegre
É o relatório.
2. O projeto em tela está contemplado dentro do edital da empresa o Boticário na dança, apresenta farta documentação, facilitando assim sua análise, cartas de aceite, documentos comprobatórios que provam inclusive a seleção do elenco através de audições que demonstram clareza democrática e técnica da proposta. O projeto prevê uma turnê de circulação do espetáculo selecionado Salão Grená, da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, e além dos espetáculos haverá sempre um bate papo com equipe, e a plateia que vai certamente complementar o trabalho, confirmando assim o bom trabalho de pesquisa feito pelos profissionais citados no projeto. O Rio Grande do Sul sempre teve uma histórica rica nas companhias de artes cênicas, principalmente na dança. Por isso, esse relator entende como oportuno está turnê que poderá alcançar ao Brasil a produção cultural do Sul através da sua cultura artística em vários palcos, e ainda contemplando alguns palcos gaúchos. Confirmamos também o respeito absoluto do trabalho realizado por profissionais da área com renomado histórico como no, caso da coreografa Eva Schul. Além de ter esse contra ponto com a plateia e alguns em espaços universitários, já que o projeto prevê circulação em alguns festivais, e o mais oportuno e a gratuidade do publico conforme prevê o proponente, com distribuição de senhas, o proponente, não haver outra fonte de financiamento, mesmo que o projeto garanta seu mérito e sua oportunidade do projeto, e necessário um glosa linear de 20% do valor total, ficando no valor de 186.680,00.
3. Em conclusão, o projeto “Circulação Nacional Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre 1ª Edição 2016”, é recomendado para avaliação coletiva, em razão do seu mérito, relevância e oportunidade, podendo receber incentivos até o valor de R$ 186.680,00 (cento e oitenta e seis mil, seiscentos e oitenta reais) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento as Atividades Culturais – Pró Cultura RS.
Porto Alegre, 04 de julho de 2016.
Ruben Francisco de Oliveira
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13:30 horas do dia 05 de julho de 2016.
Presentes: 07 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Jaime Antônio Cimenti, Antônio Carlos Côrtes, Marco Aurélio Alves, Maria Silveira Marques e Vinicius Vieira.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 14/07/2016 e considerados prioritários.
Dael Luis Prestes Rodrigues
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS