Processo nº 771-1100/16-5
Parecer nº 008/2017
O projeto "Sorvendo Cultura 1ª edição" não é recomendado para avaliação coletiva.
1. O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-Cultura e foi habilitado pela Secretaria, sendo encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor. O produtor cultural é a FRANCISCO E. M. ROLOFF - IMPACTO DESENVOLVIMENTO CULTURAL, CEPC 5600, endereçado na RUA PROFESSORA LUIZA COUTO, 220, Centro, Ijuí – RS. O projeto está previsto para se realizar de 12/11/2016 a 17/12/2016. Apresenta como responsável legal FRANCISCO EMÍLIO MIRON ROLOFF, que acumula as funções de proponente, Coordenação Administrativa e Financeira, Captação de Recursos e Prestação de Contas. Este projeto concorre na área de TRADIÇÃO E FOLCLORE. Consta ainda na ficha técnica a pessoa jurídica de RTP - CONSULTORIA DE EVENTOS LTDA, com a atribuição de Produção das Oficinas do Chimarrão, com estrutura de 1 ônibus, 1 caminhão e 5 Profissionais. PEDRO JOSÉ SCHEWNGBER acumulará as funções de Produção Executiva da Oficina do Chimarrão e Show do Luiz Carlos Borges; Palestrante Cultural. A contabilidade fica por conta de DILCEU BATISTA DA SILVA.
Conforme descrição do proponente, o projeto pretende realizar, em oito municípios do Rio Grande do Sul (Ijuí, Ajuricaba, Augusto Pestana, Bagé, Erechim, Santa Maria, Palmeira das Missões e Carazinho), um programa rico em ações culturais voltadas à temática proposta (no caso, o elemento chimarrão). Os municípios que receberão o projeto terão importante participação na organização de datas e espaços públicos, bem como na montagem da infraestrutura e divulgação. Será de responsabilidade do município a definição das escolas da rede pública que participarão da palestra cultural, oficina de declamação e oficinas de chimarrão. Cada etapa do projeto — em um município distinto — será realizada em dois dias. No primeiro dia o evento abordará o aspecto cultural (história, lendas, mitos, usos e costumes) que envolve o chimarrão, realizando palestra e oficina com alunos e professores da rede pública. A palestra e as oficinas de Verso e Declamação serão ministradas pelo historiador e folclorista Pedro Darci de Oliveira e a Declamadora e Liliana Cardoso. Após as palestras e oficinas, os alunos e professores participarão de oficinas de chimarrão, ministradas pela Escola do Chimarrão. Nesta ocasião, os participantes terão uma explanação sobre a árvore “erva mate”, onde ganharão algumas mudas para plantio. As oficinas serão ministradas pelo instrutor Pedro José Schwengber, que, ao final, entregará um certificado a cada participante. No segundo dia, o evento ampliará sua abrangência à comunidade, onde instalará em praça pública estrutura de oficinas de chimarrão, com painéis temáticos sobre a história, os costumes e o folclore do chimarrão. A partir das 14h00min, acontecerão as oficinas contínuas de chimarrão, intervenções culturais sobre o tema e exposição temática, oportunizando maior compreensão sobre o assunto desenvolvido. As 20h00min, o projeto encerrará com show nativista do renomado músico e cantor Luiz Carlos Borges, que apresentará, além de canções do folclore gaúcho, um resgate de peças de artistas gaúchos, brasileiros e latinos, que apresentem temática ligada ao chimarrão e seu processo evolutivo no Rio Grande do Sul e na América Latina, intercaladas com conteúdo poético e histórico acerca do tema, complementando e relembrando os ensinamentos abordados no projeto desde o início das palestras. O projeto apresenta um conjunto de atividades integradas, como: oficinas de Folclore, Oficinas de Verso e Poesia, Contação de Histórias, Resgate Musical, além de Oficinas de Chimarrão e Exposição Temática, todas ligadas à temática proposta. Todas as ações serão realizadas em espaços públicos, de livre acesso e oferecidas gratuitamente à população.
O projeto Sorvendo Cultura1 ª edição tem o custo total de R$ 180.000,00 e conta como única fonte de financiamento o sistema LIC-RS. O proponente atendeu integralmente todas as indicações diligenciadas pelo sistema PRÓ-CULTURA RS.
É o relatório.
2. É muito bem vista a proposta de descentralização da cultura em um projeto itinerante que cobre as citadas regiões incluído o público de escolas em sua programação. Igualmente reconheço a importância do chimarrão como um elemento da cultura, não só da região do Sul do Brasil, como da América Latina de modo geral. De fato, esse elemento é parte importante e compõe a tradição dos locais que o projeto visa atender. Entretanto, não vejo efetiva relevância para que esse elemento figure como tema central no conteúdo de um projeto desse modelo. Nesse caso, percebo que o potencial que o modelo do projeto viabiliza, fica pouco aproveitado diante do conteúdo restrito que o mesmo explora. Reafirmo que reconheço o chimarrão com parte de um contexto muito maior que ao que parece ficaria a margem desta proposta aqui apresentada. Esse fator cria uma incompatibilidade no denominador oportunidade x relevância.
3. Em conclusão, o projeto "Sorvendo Cultura 1ª edição" não é recomendado para a avaliação coletiva, em razão da incompatibilidade entre seu mérito cultural, relevância e oportunidade.
Porto Alegre, 16 de janeiro de 2017.
Lucas Strey
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Sessão das 13h30min do dia 16 de janeiro de 2017.
Presentes: 19 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Jaime Antônio Cimenti, José Mariano Bersch, Luiz Armando Capra Filho, Élvio Pereira Vargas, Erika Hanssen Madaleno, Marco Aurélio Alves, Bibiana Mandagará Ribeiro, Ieda Gutfreind, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Marlise Nedel Machado, Vinicius Vieira, André Venzon e Walter Galvani.
Abstenções: Paula Simon Ribeiro, Maria Silveira Marques e Dael Luis Prestes Rodrigues.
Antônio Carlos Côrtes
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS