O projeto “LIVRO AVENTURAS DE VERÃO NOS RIOS TAQUARI E ANTAS” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O projeto “Livro: Aventuras de Verão nos rios Taquari e Antas”, habilitado pela Secretaria de Estado da Cultura e encaminhado a este Conselho, nos termos da legislação em vigor, trata da preservação e manutenção dos mananciais hídricos das bacias dos rios Taquari e Antas, sua importância e significado para o estado e a região, e o quanto uma obra como esta pode ser valiosa, figurando em todas as bibliotecas públicas municipais, e nas das escolas municipais, estaduais e particulares, enfim o que os rios e cursos d’água que compõem esta bacia hidrográfica tem a ver com 32 cidades e 119 municípios e a sua população numa área de 26.500 km2.
O livro, embora classificado como “infanto-juvenil”, pode ser levado à totalidade da população nesta bacia do Taquari-Antas e seu ecossistema, pois o texto de Ana Cecília Togni, a autora, procura resgatar da forma mais lúdica e sensível possível, as belezas e lendas locais e as tradições dos povos colonizadores da área, germânicos, italianos e açorianos e seus descendentes e fala diretamente com estes que se fixaram naqueles locais e se transformaram em seus maiores defensores, tomados pela poesia e pelo respeito à Natureza.
A autora soube temperar suas recordações da infância e da juventude, com pesquisas atuais, e assim produzir uma peça literária que pode provocar a sensibilização através da leitura de temas como a cidadania, ética, moral, meio ambiente, vida familiar e social e que abordadas de forma organizada em salas de aula, auxiliar o despertar nas crianças, sobre seu próprio papel, como personagens reais, quando à preservação desses mananciais de água, flora, fauna, vida e cultura.
O valor total do projeto é de R$78.105,11 (Setenta e oito mil, cento e cinco reais e onze centavos)
Destaque-se que em forma de livros tudo estará retornando imediatamente às comunidades envolvidas.
É o relatório.
2. Nada mais claro do que o simples objetivo básico desse projeto: a escola não é mais um simples local de instrução, como bem o acentua o conselheiro André Venzon em parecer sobe outro projeto submetido a esse Conselho. E uma prova disso é que esses reais investidos na produção de livros, voltam imediatamente para as escolas e consequentemente aos alunos envolvidos, bastando para isso a leitura dos dados da distribuição dos volumes, que vão para Anta Gorda, por exemplo, em número de 24,
Arroio do Meio, 138, Bom Retiro do Sul, 102, e assim sucessivamente até 6 unidades cada um, para Westfália, Vespasiano Correa ou Travesseiro, numa entusiasmante relação que cobre toda a região, mostrando o quanto o plano é equânime.
O lançamento em si está marcado para o primeiro dia de junho de 2017, com o livro e a apresentação do projeto à imprensa. Serão realizadas ainda três oficinas de “Contação de Histórias e Literatura”, sendo o encontro de 16 de agosto, com foco em “Educação Infantil”, 23 de agosto, no “Ensino Fundamental” e 30 de agosto, na área do “Ensino Médio”.
Para que o projeto se complete, seria necessário ainda transcrever os objetivos específicos, apresentados:
“Estimular a consciência ecológica em crianças e adolescentes;
Formar novos leitores;
Criar sentimento de pertencimento;
Movimentar a economia da Cultura;
Valorizar os escritores locais;
Mostrar a importância dos Rios – como caminho e fonte de alimentos – na ocupação humana da região;
Deixar um registro histórico para esta e as próximas gerações;
Criar novo fórum de discussão sobre o meio-ambiente e sustentabilidade.”
A simples descrição do projeto que nasceu entre os repórteres e redatores do jornal “A Hora”, de Lajeado, espanta pela sua simplicidade e possível eficiência, para produzir um livro de distribuição gratuita e reduzido custo operacional, partindo de matérias e entrevistas para alcançar uma população de mais de 1 milhão e trezentas mil pessoas.
O proponente se apresenta como engajado à promoção de ações do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, criado pelo decreto 38.558 de 08/06/1998, que é um processo aberto democrático e participativo do estado do Rio Grande do Sul e segue os parâmetros da Lei Estadual 10.350/94 e que nasceu “por vontade da sociedade civil organizada” e por ela formatado “por resultado do nível de consciência e do grau de mobilização dos diferentes segmentos sociais”.
3. Em conclusão, o projeto “Livro: Aventuras de Verão nos rios Taquari e Antas” é recomendado para avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos no valor de até R$ 77.355,11 (setenta e sete mil, trezentos e cinquenta e cinco reais e onze centavos) do Sistema Estadual de Financiamento e Incentivos às Atividades Culturais.
Porto Alegre, 06 de março de 2017.
Walter Galvani da Silveira
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 06 de março de 2017.
Presentes: 20 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Ivo Benfatto, Paula Simon Ribeiro, José Mariano Bersch, Plínio José Borges Mósca, Élvio Pereira Vargas, Erika Hanssen Madaleno, Marco Aurélio Alves, Dael Luis Prestes Rodrigues, Gilberto Herschdorfer, Maria Silveira Marques, Ieda Gutfreind, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Marlise Nedel Machado, Luciano Fernandes, Vinicius Vieira, Lucas Frota Strey e André Venzon.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 28/03/2017 e considerados prioritários.
Antônio Carlos Côrtes
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS