O projeto “1 - MOVIMENTOS – 90 ANOS DE NOVO HAMBURGO – 2016” é recomendado para a Avaliação Coletiva.
1. O projeto “1 - MOVIMENTOS – 90 ANOS DE NOVO HAMBURGO – 2016”, habilitado pela Secretaria de Estado da Cultura e encaminhado a este Conselho, nos termos da legislação em vigor, trata-se de um documentário sobre a trajetória da cidade de Novo Hamburgo desde sua fundação até os dias de hoje, em comemoração aos 90 anos de sua emancipação. O projeto será lançado no primeiro semestre de 2017, na cidade de Novo Hamburgo, com a participação de pessoas imprescindíveis no crescimento do município.
Proponente: Cláudia Madalena Kunst ME
Segmento Cultural: audiovisual / produção de cinema em curta ou média - metragem
Período de realização: 01/03/2017 à 05/04/2017
Local: Novo Hamburgo/RS
Valor total: R$ 246.200,00 (duzentos e quarenta e seis mil e duzentos mil reais)
Financiamento Sistema Pró-Cultura: R$ 126.200,00 (cento e vinte e seis mil e duzentos reais), equivalente a 51,26%
A proponente justifica seu projeto referindo que usará pesquisas e depoimentos de pessoas da comunidade novo-hamburguense para transformar em um documentário. A câmera sobrevoa a cidade e anda por suas ruas, encontra os moradores da cidade que testemunharam o que já aconteceu, são responsáveis pela cidade que existe hoje e semeiam o que o município será, pontuando as diferentes fases da história do município. Somar-se-ão aos entrevistados outros personagens que surgirão na pesquisa, da mesma forma que materiais de arquivos pessoais, de antigos jornais da cidade e documentos históricos. O projeto irá apresentar a construção da cidade como território, organização e identidade e o que esses processos deixam de herança para quem nasce ou mora em Novo Hamburgo. Por fim, a declaração de Novo Hamburgo como cidade histórica surge como marco que leva o município a valorizar e rever o passado como inspiração para o futuro.
A pesquisa ficará a cargo do historiador Felipe Kuhn, graduado em Jornalismo pela Universidade Feevale (2010), escritor e autor de diversos livros, tais como ‘História da Imigração Alemã no Sul do Brasil (2010)’,’Memórias do Povo Alemão no Rio Grande do Sul (2010)’, coordenador de Genealogia do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo e colaborador do Instituto de Estudos Históricos da Universidade de Mainz, na Alemanha. Ainda, faz parte do Grupo de Estudos de História sobre Brasil e Portugal, da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, na Argentina e atua como como representante do Rio Grande do Sul, na Diretoria da Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft e. V. Entidade com sede em Karlsdorf-Neuthard (na Província de BadenWürttemberg), com o objetivo de encontros culturais, programas de intercâmbio, cursos de línguas e a pesquisa genealógica, em especial do século XIX, entre a região de Baden e o sul do Brasil.
Quanto à dimensão econômica, o projeto será realizado pela Vale TV que vem atuando em Novo Hamburgo há mais de 7 (sete) anos. A Vale TV é um veículo de comunicação comunitário, onde prospecta diferentes segmentos da comunidade novo-hamburguense e da região do Vale do Sinos. Foi inaugurada em maio de 2009 como o primeiro Canal de TV de Novo Hamburgo com transmissão regular ao vivo. Dos estúdios da emissora são transmitidos os telejornais e produções locais através do Canal 14 da NET Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga e Estância Velha, ao vivo pela web, no site www.tvnh.com.br, pelo celular ou ainda no Canal da TV no YouTube. A sua programação é feita por profissionais de vários segmentos da economia, desde empresários até artistas locais, o que contribui para uma diversidade enorme em termos econômicos, devido ao potencial de patrocínio e impulsionabilidade da cadeia produtiva.
As gravações e oficinas terão início em 01/03/2017 e final em 20/03/2017, sendo o lançamento do documentário dia 05/04/2017, às 20 horas, no Teatro Feevale, um dos mais ricos espaços culturais do Brasil. Após seu lançamento, haverá exibições no próprio canal da Vale TV. O material terá legendagem e autodescrição para facilitar o acesso aos portadores de necessidades especiais.
O objetivo principal do projeto é apresentar e contar a história de Novo Hamburgo sob um aspecto artístico-profissional, com pesquisas, captação de imagens e depoimentos em formato audiovisual. Já os objetivos específicos são oportunizar à população o acesso à história da cidade de Novo Hamburgo, desde sua emancipação aos dias atuais; transformar em protagonistas as pessoas que contribuíram para o crescimento da cidade; estimular o trabalho de profissionais do setor audiovisual da cidade de Novo Hamburgo e região; promover o diálogo da comunidade em torno dos acontecimentos e história, debatendo as potencialidades de diversos setores da cidade de Novo Hamburgo.
As metas são a concretização do documentário, que será apresentado através de um evento de lançamento, 15 (quinze) horas de oficinas para professores, 40 (quarenta) horas de oficinas para alunos e a distribuição de 500 unidades de DVDs, sendo 5 (cinco) cópias para TVE RS, 5 (cinco) cópias para Pró-Cultura, 5 (cinco) cópias para o Instituto Estadual de Cinema, 5 (cinco) cópias para as TVs comunitárias, 20 (vinte) cópias para o Ministério da Cultura e 455 (quatrocentos e cinquenta e cinco) cópias parara as secretarias de cultura e demais instituições.
A realização de oficinas tem por objetivos fomentar a cultura cinematográfica, aproximando estudantes adolescentes e professores da rede de ensino municipal de técnicas e práticas do cinema e da produção audiovisual, através de oficinas teórico-práticas; instrumentalizar professores para que possam incluir práticas de cinema e análise fílmica durante sua prática pedagógica; aproximar estudantes da prática cinematográfica. Incluirão palestras com convidados, debates, seminários, análise fílmica, atividades práticas de produção e pós-produção e realização de obras audiovisuais. Serão dividas em 3 (três) turmas: 2 de estudantes de até 20 participantes e 1 de professores de até 15 participantes. Os encontros das turmas de estudantes ocorrerão durante 2 (dois) dias a cada 15 (quinze)dias. O projeto pedagógico prevê a realização de palestras durante os encontros destas Oficinas. Estes palestrantes serão profissionais de formação reconhecida, atuantes, especialistas em cada área abordada.
A coordenação das oficinas fica a cargo de Leonardo Vieira Peixoto (Bacharel em Cinema e Animação pela Universidade Federal de Pelotas e Técnico em Publicidade e Propaganda pela Escola de Aplicação Básica da FEEVALE; em sua carreira autoral foi diretor e roteirista de diversas produções audiovisuais como os curta-metragem “Poesia Radical da Saudade”,“Pequena Grande Sofia” e a Web Série “O Recheio Vária”). São ministrantes das oficinas Bruno Polidoro (graduado em Realização Audiovisual e mestre em Comunicação pela Unisinos/RS; professor de Direção de Fotografia na mesma instituição; atua como diretor e diretor de fotografia em filmes, videoartes e programas de televisão); Guilherme Petry (publicitário; já trabalhou como assistente de direção em produtoras de Porto Alegre e colaborou com vários diretores em mais de 150 filmes publicitários, 2 minisséries, alguns vídeo-clipes e vários curtas-metragens; fez curso de cinema na New York Film Academy e é autor do documentário sobre a tradicional Lancheria do Parque).
Quanto à metodologia, o projeto “1 - MOVIMENTOS – 90 ANOS DE NOVO HAMBURGO – 2016” teve seu planejamento iniciado com reuniões entre a coordenação de produção, representada pela Simples Assim Projetos e Produções Culturais LTDA e membros da Vale TV. Além do projeto ser inscrito na LIC/RS, será também inscrito na Rouanet, a fim de diversificar as fontes de financiamento e não sobrecarrega-las.
O projeto foi baixado em diligência pelo SAT, tendo sido atendida pelo proponente.
É o relatório.
2. O projeto 1 - MOVIMENTOS – 90 ANOS DE NOVO HAMBURGO – 2016” apresenta proposta relevante e oportuna. Está adequadamente formatado, instruído com os documentos necessários para a apreciação do seu mérito, tais como roteiro, currículos, anuências e o orçamento se apresenta adequado para eventos desta natureza.
O projeto exibe um roteiro detalhado, demonstrando que o documentário levará o espectador a um passeio pela cidade de Novo Hamburgo - conhecida como a Capital Nacional do Calçado - através de uma câmera que sobrevoará a cidade e suas ruas, pontuando as diferentes fases da história do município, apresentar a construção da cidade como território, organização e identidade e o que esses processos deixam de herança para quem nasce ou mora em Novo Hamburgo. Cabe destacar a importância do roteiro para a produção audiovisual, pois organiza e conta a história e a história é o argumento, o conteúdo da obra. A partir do roteiro, toda a produção se iniciará e quanto mais preciso ele for, melhor trabalhado e definido por inteiro, mais rápida e mais econômica será a produção. Via de regra, escrever um bom roteiro é fundamental para que as cenas estejam bem organizadas para atingir o objetivo final.
Quanto as locações de filmagem, destacam-se as belezas edificantes, patrimônio histórico e monumentos que enobrecem a cidade de Novo Hamburgo, como a Praça 20, o campus e o teatro da Feevale, os pavilhões da FENAC, a Fundação Scheffel, o Monumento ao Sapateiro e o Monumento à Bíblia no Parque Floresta Imperial.
As oficinas teórico-práticas de cinema (dirigidas a estudantes das séries finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e professores da rede pública de ensino) fomentam a cultura cinematográfica e aproximam estudantes adolescentes e professores do universo do audiovisual. O projeto pedagógico prevê a realização de palestras durante os encontros destas Oficinas e a produção de, no mínimo, um curta-metragem por turma, com a realização de uma noite de lançamento.
Cumpre destacar a obrigatoriedade do cumprimento do disposto no art. 14 da IN/2016 como segue:
I – Entrega de 15 (quinze) cópias da obra audiovisual, bem como cartazes, mídia contendo a arte, ficha técnica completa, sinopse e trailer de divulgação, sendo 05 (cinco) para o Pró-Cultura RS, 05 (cinco) para o Instituto Estadual de Cinema - IECINE e 05 (cinco) para a Fundação Cultural Piratini / TVE-RS;
II – Cedência gratuita dos direitos de exibição da obra audiovisual para a SEDAC e para o IECINE, em eventos que sejam de natureza cultural, sem fins lucrativos, após 18 (dezoito) meses da entrega do filme finalizado ou vídeo;
III - Cedência gratuita dos direitos para 02 (duas) exibições da obra audiovisual para a TVERS, onde fica assegurado à TVE-RS o direito de utilizar o conteúdo dos produtos (na íntegra e em 11 partes) nos seus canais de mídia na internet, seja em transmissões sob demanda, WebTV, apresentações especiais ou streaming, ou ainda em canais de rede aos quais a TVE-RS esteja associada, após 18 (dezoito) meses da entrega do filme finalizado, e somente durante os 12 (doze) meses subsequentes;
Parágrafo único. O produtor deverá realizar sessão de estreia em data a ser compatibilizada com a SEDAC.
A título de esclarecimento pedagógico, desde 2006 o termo usado passou a ser “Pessoa com Deficiência”. Aprovado após debate mundial, os termos “pessoa com deficiência” e “pessoas com deficiência” são utilizados no texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela Assembleia Geral da ONU. O termo foi alterado porque a deficiência não se porta, não é um objeto, a pessoa tem uma deficiência, faz parte dela.
* O proponente deverá fazer o uso da marca do Sistema Pró-Cultura em todas as peças de divulgação.
3. Em conclusão, o projeto “1 - MOVIMENTOS – 90 ANOS DE NOVO HAMBURGO – 2016” é recomendado para a avaliação coletiva, podendo vir a receber incentivos do Sistema Pró-Cultura até o valor de R$ 126.200,00 (cento e vinte e seis mil e duzentos reais), em razão do seu mérito cultural, relevância e oportunidade.
Porto Alegre, 13 de dezembro de 2016.
Gilberto Herschdorfer
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10 horas do dia 15 de dezembro de 2016.
Presentes: 21 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alessandra Carvalho da Motta; Dael Luis Prestes Rodrigues; Élvio Vargas; Érika Hanssen; Ieda Gutfreind; Ivo Benfatto; Jaime Antônio Cimenti; José Mariano Bersch; Luciano Fernandes; Luis Carlos Sadowski da Silva; Luiz Armando Capra Filho; Maria Marques Silveira; Marlise Nedel Machado; Paula Simon Ribeiro; Ruben Francisco de Oliveira, Vinicius Vieira de Souza; Walter Galvani da Silveira.
Ausente no momento da votação: Marco Aurélio Alves e Rafael Pavan dos Passos.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 21/12/2016 e considerados prioritários.
Antônio Carlos Côrtes
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS