O projeto “1 - Mais Musica - 2017” recomendado para avaliação coletiva.
1. O processo trata do pedido de financiamento para a realização o projeto Mais Musica, que foi devidamente habilitado, se enquadra no segmento de Musica, o produtor cultural é Marcio Teixeira da Silva - ME e a equipe é formada também por Osório Eventos Ltda na função de fornecedor de Sonorização e Iluminação.
O proponente informa que o evento é itinerante e que será realizado nos municípios de Tramandaí, São Lourenço e em Pelotas na praia do Laranjal, no ano de 2017, priorizando as apresentações de músicos gaúchos, será entregue gratuitamente para à população, realizado em local aberto e público, vai incentivar a participação local através de convites as lideranças comunitárias, escolares e poder público municipal. As apresentações consistem de shows de: Claus e Vanessa que navegam nos estilos reggae, pop e romântico; Marcos e Marcio dupla sertaneja formada por irmãos que são referencia no cenário da música sertaneja universitária; BANDAVANERA formada por um grupo tradicional de música gaúcha, natural de Porto Alegre, fenômeno nas redes sociais, mais de 500.000 acessos contabilizados no YouTube, apesar de jovem, carrega a VANERA no nome e no sangue, pois tem amplo conhecimento da cultura e não esquece da sua origem, fazendo a ligação entre a cultura e o mercado atual da música nacional, tem um diferencial do show que agrada dos jovens aos conservadores. Eleita durante 3 anos a melhor banda de baile do ano, por voto popular, realizado pelo jornal Diario Gaucho. Tamanha aceitação do público colocou a Bandavanera, em SEGUNDO lugar na Emissora Líder do IBOPE na capital gaúcha (Rádio 104 FM).
O projeto pretende fomentar a produção cultural do estado, levando para os municípios "mais música" para população que carece de produções culturais incentivadas e com acesso gratuito e democrático. Não haverá comercialização de ingressos.
Tomaremos medidas de acessibilidade conforme definidas na Resolução CEC e em legislação específica e de acordo com a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, incluindo local com facilidade para cadeirantes e idosos em cada etapa do projeto, rampas e espaços reservados.
As metas do projeto prevêem estimativa de Público pelo Projeto de 18.000 pessoas, 2 Shows musicais em Tramandaí, 2 shows musicais em São Lourenço, 2 Shows musicais em Pelotas, 3 Oficina de percussão ´Ritmos Regionais Gaúchos´, ministradas pelo renomado músico gaúcho Marco Michelon.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO GERADOR DE ENERGIA, dois geradores de 550Kva, com 4 toneladas e meia de peso casa, capacidade para 600 litros e combustível e autonomia de 5 horas, para Sonorização e Iluminação e Abastecimento completo de energia para as tendas de alimentação, sendo específico para cada, devido a necessidade.
DESCRIÇÃO TÉCNICA DO PALCO o palco é totalmente coberto com estrutura lateral para a montagem das caixas de som. As medidas são: 14m de boca; 12m de profundidade; 2m de altura do piso; 06m pé direito; 01 house mix coberta a 25m do palco e centralizada em relação ao P. A. Por medida de segurança, todas as estruturas do palco e das asas de p. a. estarão estaiadas por cabos de aço e cintas devidamente aterradas.
Os custos para a realização do projeto 238.000,00 (Duzentos e trinta e oito mil reais).
É o relatório.
2. A importância da musica para a população gaucha tem que ser valorizada, a nova geração de músicos tem um compromisso de fazer uma releitura da nossa época conforme o músico Tom Zé. Shows no litoral fazem parte de um lazer para população. Este palco tem as dimensões próximas ao do anfiteatro por do sol.
Porto-alegrenses, Claus Fetter e Vanessa Marques são influenciados por ídolos da infância e adolescência que vão de Elis Regina a Madonna. Faziam vários formatos de shows no circuito de bares e baladas, chegavam a fazer até nove por semana.
A chance de gravar em estúdio só veio em 2005 quando a dupla conheceu o produtor e compositor musical Maurício Bressan, que os presenteou com a canção “Medo de Amar”, tema da série “Malhação” de uma Rede de TV amplamente assistida. A canção foi a grande responsável pelo sucesso de C&V e rendeu um clipe, rodado no litoral, sob direção do conceituado Raul Machado, produtor dos vídeos de Chico Science & Nação Zumbi, Raimundos, Planet Hemp, Sepultura e Natiruts. Ainda com ela, o casal ganhou o carinho e admiração da apresentadora Ana Maria Braga no especial de fim de ano do programa “Mais Você”. “ Este fato rendeu um convite para apresentarem sua arte no Carnaval da Bahia, participando de consagrados Trios Elétricos no circuito Barra-Ondina e Campo Grande.
Com CD e DVD ao vivo lançados pela Som Livre, a dupla teve sucesso com o single 'O Som do Mar', que representa a história de amor e união de Claus e Vanessa. Atualmente, foi lançado o novo single 'Me leva embora', que já está entre as mais pedidas das rádios do RS. Esses dois últimos singles fazem parte do novo trabalho da dupla, o DVD Luz.
Marco Michelon que dara oficina de percussão tem registro em mais de 300 CDs e DVDs de música regional gaucha, MPB, pop rock e musica instrumental.
Ainda para acrescentar tecnicamente sabemos que os geradores tem que ter uma folga de pelo menos 30% de sua capacidade para ser mais seguro e a maioria das vezes são utilizados 2 geradores, um para o palco e outro para estrutura do evento.
Acredito que a relevância, mérito e oportunidade esta no fato de muitos gaúchos gostarem desses artistas e tipos de música. A nova geração esta aberta para esses ritmos, o fato de determinarem comportamentos menos rígidos para danças de casal, praticado a tantos anos, através das vaneiras e vaneirões, fez com que o estilo mais livre e aberto para outras tendências absorvesse cada vez mais adeptos. A musica romântica, o pop e o reagge fazem parte da vida do povo, e o rádio ainda é responsável por espalhar as tendências aos ouvidos de muita gente.
3. Em conclusão, o projeto “Mais Músicas”, por seu mérito relevância e oportunidade, é recomendado para avaliação coletiva, podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 238.000,00 (duzentos e trinta e oito mil reais) do Sistema Unificado Estadual de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura – RS.
Porto Alegre, 19 de dezembro de 2016.
Luciano Fernandes
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13:30 horas do dia 19 de dezembro de 2016.
Presentes: 20 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Dael Luis Prestes Rodrigues; Élvio Vargas; Érika Hanssen; Gilberto Herschdorfer; Ieda Gutfreind; Ivo Benfatto; Jaime Antônio Cimenti; José Mariano Bersch; Marco Aurélio Alves; Maria Marques Silveira; Marlise Nedel Machado; Paula Simon Ribeiro; Ruben Francisco de Oliveira, Walter Galvani da Silveira.
Abstenção: Lucas Frota Strey; Vinicius Vieira de Souza.
Contrários: Rafael Pavan dos Passos, Luis Carlos Sadowski da Silva.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 21/12/2016 e considerados prioritários.
Antônio Carlos Côrtes
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS