Processo nº 18/1100-0000821-6
Parecer nº 232/2018 CEC/RS
O projeto ACORDE BRASILEIRO – ENCONTRO NACIONAL DA MÚSICA REGIONAL - 7ª EDIÇAO é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O presente projeto cultural Acorde Brasileiro – Encontro Nacional da Música Regional – 7ª Edição foi habilitado pela Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer e devidamente encaminhado a este Conselho Estadual da Cultura, nos termos da legislação aplicável. Trata-se de um projeto na área de Música e envolve uma intensa programação artística – musical – cultural da música regional brasileira.
O produtor cultural é Luiz Carlos Contursi. O projeto ocorrerá dos dias 05 a 08 de setembro de 2018, nas cidades de Jaguarão e Porto Alegre. O valor solicitado a LIC-RS é de R$ 347.494,60 (trezentos e quarenta e sete mil, quatrocentos e noventa e quatro reais e sessenta centavos).
Segundo os produtores:
O projeto ACORDE BRASILEIRO - ENCONTRO NACIONAL DAS MÚSICAS REGIONAIS é um evento cultural que reúne pensadores, profissionais e artistas da música regional Brasileira para realização de apresentações musicais e um amplo debate sobre diferentes aspectos de nossa cultura musical. A programação prevê a realização de painéis de debates compostos por três eixos temáticos que serão discutidos por nove profissionais convidados; além de 2 conferências e 14 apresentações musicais realizadas por artistas vindos de 16 estados brasileiros e a participação especial de músicos e instrumentistas uruguaios e argentinos. Serão realizadas Oficinas Temáticas sob os títulos Concerto-aula Tradição, Cantos e Danças, Concerto-aula “O SOM QUE VEIO DO ACRE: calipso, o carimbó, a marujada e as toadas, importante influência dos povos indígenas”. Concerto-aula “Riqueza cultural capixaba: cantos, danças, lendas e mitos abordando os diferentes ritmos e expressões regionais brasileiros, ministrados por artistas participantes do evento no Teatro Esperança, no centro da cidade. Todas as atividades do projeto são abertas e gratuitas ao público em geral, com destaque para os alunos da rede escolar do município de Jaguarão e da Cidade de Rio Branco, do Uruguai. Destacamos nesta apresentação a realização de um encontro de profissionais de LUTERIA entre brasileiros, argentinos e uruguaios para incentivar a troca de experiências e a formação de mão-de- obra que visando desenvolvimento sustentável e a educação para a formação cidadã, tendo como público-alvo os jovens da região. A programação completa encontra-se descrita adiante, no item Evento. aspectos de nossa cultura musical. A programação prevê a realização do painel de debates chamado Regional sem Fronteiras, composto por 2 eixos temáticos discutidos por sete convidados, 10 apresentações musicais, 4 pocket shows de projetos musicais de escolas municipais e 9 oficinas a serem realizados no complexo Multipalco (Sala da música) e Teatro São São Pedro, além de um concerto-aula realizado pelo grupo Quinteto Violado no auditório Dante Barone. Todas as atividades do projeto são abertas e gratuitas ao público em geral.
É o relatório.
2. O projeto Acorde Brasileiro – Encontro Nacional da Música Regional 7º Edição é um excelente projeto da área de música. Proporciona momentos de aprendizado, fruição, troca de experiências e momentos estéticos importantes. Valoriza a riqueza musical brasileira, de inúmeros ritmos e nuances, de batidas diferentes e leituras distintas de compor, fazer e mostrar a música.
Por ser a música brasileira a mais diversificada e bela do mundo é que achamos fundamental uma lei de Incentivo à Cultura financiar um projeto dessa importância.
Por fim, condicionamos a aprovação do mesmo à adoção de medidas que permita a acessibilidade e a segurança de todos os envolvidos no presente projeto.
3. A liberação dos recursos fica condicionada a apresentação da comprovação do cumprimento das normas legais de prevenção a incêndios (Alvará de Plano de Prevenção contra Incêndios) no local onde será realizado o evento, o que deverá ser feito pelo proponente junto ao gestor do Sistema.
4. Em conclusão, o projeto Acorde Brasileiro – Encontro Nacional da Música Regional - 7ª Edição é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito, relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 347.494,90 (trezentos e quarenta e sete mil quatrocentos e noventa e quatro reais e sessenta centavos) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento as Atividades Culturais – Pró- cultura RS.
Porto Alegre, 08 de julho de 2018, ano do cinquentenário do Conselho Estadual de Cultura.
Dael Luis Prestes Rodrigues
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 09 de julho de 2018.
Presentes: 21 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Jaime Antônio Cimenti, Ivo Benfatto, Paula Simon Ribeiro, Ruben Francisco Oliveira, José Mariano Bersch, Antônio Carlos Côrtes, Erika Hanssen Madaleno, Paulo Cesar Campos de Campos, Gilberto Herschdorfer, Maria Silveira Marques, Liana Yara Richter, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Marlise Nedel Machado, Luciano Fernandes, Dalila Adriana da Costa Lopes, André Venzon e Walter Galvani.
Abstenções: Plínio José Borges Mósca.
Ausentes no Momento da Votação: Élvio Pereira Vargas.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 17/07/2018 e considerados prioritários.
Marco Aurélio Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS