O projeto "CONCERTOS COMUNITÁRIOS DE BENTO GONÇALVES” é recomendado para a Avaliação Coletiva.
1. O projeto “Concertos Comunitários de Bento Gonçalves”, habilitado pela Secretaria de Estado da Cultura e encaminhado a este Conselho, nos termos da legislação em vigor, trata da realização de sete apresentações da Banda Musical Bento Gonçalves.
Produtor Cultural: Sociedade Musical Bento Gonçalves
Local de Realização: BENTO GONÇALVES Praça Via Del Vino, Praça Padre Rui
Lorenzi, Praça Achylles Micarone, Praça da Igreja São Roque,
Praça Parque das Nascentes Chico Mendes, Praça Antonio
Casagrande, Praça Coronel Carvalho Junior
Período de Realização: 03/06/2017 à 16/12/2017
Área do Projeto: MÚSICA
Descrição do
Financiamento
Sistema LIC RS R$ 153.850,00 - 100%
O projeto “Concertos Comunitários de Bento Gonçalves” pretende realizar sete apresentações mensais da Banda Musical Bento Gonçalves, conhecida como “A Furiosa”, no ano de 2017 em praças de sete bairros da cidade. Sendo um concerto por mês, proporcionando aos moradores o contato com a banda que conta com mais de 40 anos de história. Proporcionar à comunidade de sete bairros de Bento Gonçalves o contato com apresentações da banda, interpretando clássicos da musica nacional, regional e internacional.
Tem como objetivos: realizar apresentações musicais, oficinas para jovens, e promover o acesso de diversas camadas sociais à música.
Como metas: sete apresentações e oficinas sobre música nos bairros Progresso, Cidade Alta, Planalto, Fátima, Centro, São Francisco, São Roque, e estima um público de 14 mil pessoas e de forma gratuita.
O Proponente apresenta justificativa, argumentando que o projeto também possibilitará à comunidade valorizar seus talentos, visto que os músicos são moradores da cidade e de variadas faixas etárias. O projeto também proporcionará sete oficinas, com duração de três horas, ministradas pelo regente da banda, Alves Rossatto, que conta com mais de 30 anos de experiência em arranjos musicais. Essas oficinas proporcionarão a integração dos moradores da cidade com a história da banda e aprendizado de técnicas musicais. Afirma, ainda, que projeto Concertos Comunitários de Bento Gonçalves está inserido na meta número 22 do Plano Nacional da Cultura, onde consta ser importante valorizar a existência e estimular os grupos locais para o desenvolvimento da cultura dessa comunidade e que, esses grupos locais, contribuem para o estímulo, a criação e a expressão cultural em toda sua diversidade. E conclui, declarando que é isso que o presente projeto pretende, levar a cultura musical para diversos pontos da cidade de Bento Gonçalves.
É o relatório.
2. Uma proposta de concorrência a verba pública de incentivo à cultura, por parte de uma instituição musical que conta com quase meio século em atividade, não deixa de ser relevante, acima de tudo por se tratar de um grupo instrumental dessa natureza, que milita no campo artístico e musical por tanto tempo e, principalmente, por fazer parte da história da sua comunidade, razão pela qual deve ser preservado.
É um projeto singelo, mas que não deixa de ser importante e oportuno, tanto pela representatividade, em relação à comunidade, quanto pela compatibilidade dos recursos públicos pleiteados, em consonância com seus objetivos e metas.
3. Em conclusão, o projeto “Concertos Comunitários de Bento Gonçalves” é recomendado para a Avaliação Coletiva, podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 153.850,00 (cento e cinquenta e três mil, oitocentos e cinquenta reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 23 de maio de 2017.
Luiz Carlos Sadowski da Silva
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 23 de maio de 2017.
Presentes: 21 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Ivo Benfatto, Paula Simon Ribeiro, Ruben Francisco Oliveira, José Mariano Bersch, Plínio José Borges Mósca, Élvio Pereira Vargas, Erika Hanssen Madaleno, Marco Aurélio Alves, Dael Luis Prestes Rodrigues, Maria Silveira Marques, Liana Yara Richter, Rafael Pavan dos Passos, Marlise Nedel Machado, Luciano Fernandes, Vinicius Vieira, Lucas Frota Strey e Walter Galvani.
Abstenções: Gilberto Herschdorfer e André Venzon.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 25/05/2017 e considerados prioritários.
Antônio Carlos Côrtes
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS