Processo nº 0469-11.00/18-5
Parecer nº 127/2018 CEC/RS
O projeto “ARTE, CULTURA E ALEGRIA 2018” é recomendado para a Avaliação Coletiva.
1. O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-cultura e foi habilitado pela Secretaria de Estado da Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, sendo encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor e encaminhado a este conselheiro no dia 19/03/2018 . Da área de Artes integradas, ele será realizado de 10/09/2018 à 20/03/2019, em SANTA CRUZ DO SUL - A definir, CACHOEIRA DO SUL - a definir, CANDELÁRIA - a definir, ENCRUZILHADA DO SUL - a definir, ERECHIM - a definir, GUAPORÉ - a definir, AGUDO - a definir, SÃO BORJA - a definir, SÃO GABRIEL - a definir, FAXINAL DO SOTURNO - a definir, IBARAMA - a definir, SANTIAGO - a definir, TAQUARI - a definir, VENÂNCIO AIRES - a definir, SOBRADINHO - a definir, BOM RETIRO DO SUL - a definir, HERVEIRAS - a definir, JAGUARI - a definir, TEUTÔNIA - a definir é a proponente, tendo como responsável legal Produtor Cultural: CHILI PRODUÇÕES CULTURAIS LTDA CEPC: 3583 Nome do Contador: Nome do Contador: Vania Grigoletto CRC: 53623 valores do projeto 209.150,00 A proponente declara não declara outras fontes de receita e as mesmas se houver não constam nos anexos .
Nas palavras da proponente,
A proposta consiste em levar espetáculos que possam beneficiar as crianças em pelo menos 19 cidades do interior do Rio Grande do Sul. Começando em setembro e fechando o roteiro em março de 2019.São 4 espetáculos que unem teatro, música e muita imaginação. Arte, Cultura e Alegria: Pandorga da Lua – São Borja, São Gabriel, Faxinal do Soturno, Ibarama e Santiago. Jardim de Cataventos – Guaporé, Encruzilhada do Sul, Erechim, Taquari e Venâncio Aires Um Kombão de Histórias III – Sobradinho, Bom retiro do Sul, Herveiras, Agudo, Jaguari e Teutônia Orquestra de Brinquedos – Agudo, Santa Cruz do Sul, Candelária e Cachoeira do Sul. Mas a ideia não é apenas fazer um show/apresentação em cada município. É também envolver esta apresentação com uma ação pedagógica, ampliando os resultados da proposta. Isso no caso dos eventos que envolvem as escolas – Pandorga da Lua, Jardim de Cataventos e Kombão de Histórias. A Orquestra de Brinquedos vai entrar na programação de Natal das cidades e envolver as famílias num espetáculo musical super divertido e muito cultural. Arte, Cultura e Alegria é um projeto de interiorização da cultura. Os números: 19 cidades, 20 ações culturais, para um público aproximado de 15.000 pessoas de todas as idades, sendo a maioria crianças (estimamos entre 500 e 700 crianças nas apresentações que envolvem escolas e pelo menos 1.500 pessoas na Orquestra de Brinquedos – números baseados em experiências anteriores). O Valor total do projeto é de 209.150,00: R$10.457,50 por cidade e uma média de 14,00 por pessoa. Isso, sem contar na ação que deve envolver pelo menos 16 cidades e 5 escolas em cada cidade. Esta ação envolve a confecção de uma Cartilha com as músicas que fazem parte do show – no caso do Pandorga da Lua e do Jardim de Cataventos – ou as histórias do Kombão. As músicas são poemas que foram musicados. Muitos trazem uma mensagem educativa e de cidadania. Cada página propõe às crianças que ilustrem da forma como entenderam o poema, a história. Para os professores, será confeccionada uma Cartilha especial - para isso vamos buscar o apoio de professores do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria - para orientar a utilização da Cartilha das crianças na sala de aula, ampliando os resultados e promovendo a transversalidade das temáticas. No Pandorga da Lua, por exemplo, tem o poema: O Girassol e a Girafa, que pode trabalhar a questão das diferenças. A música tem o ritmo da chimarrita. No Jardim de Cataventos, tem o poema Avião de Papelão, que pode trabalhar temas como a imaginação, a criatividade, os sonhos. No Kombão de HIstórias pode ser trabalhado questões de história e geografia pro meio da arte de contar histórias.
Metas
Envolver espetáculos de qualidade técnica e artística no projeto espetáculos 4
Realizar ações de formação de plateias Cartilhas Pedagógicas culturais 8000
Realizar o espetáculo Pandorga da Lua em São Borja apresentação 1
Realizar o espetáculo Pandorga da Lua em São gabriel apresentação 1
Realizar o espetáculo Pandorga da Lua em Faxinal do Soturno Apresentação 1
Realizar o espetáculo Pandorga da Lua em Ibarama apresentação 1
Realizar o espetáculo Pandorga da Lua em Santiago apresentação 1
Realizar o espetáculo Jardim de Cataventos em Guaporé apresetação 1
Realizar o espetáculo Jardim de Cataventos em Encruzilhada do Sul apresentação 1
Realizar o espetáculo Jardim de Cataventos em Erechim apresentação 1
Realizar o espetáculo Jardim de Cataventos em Taquari apresentação 1
Realizar o espetáculo Jardim de Cataventos em Venancio Aires apresentação 1
Realizar o espetáculo Um Kombão de Histórias III em Sobradinho apresentação 1
Realizar o espetáculo Um Kombão de Histórias III em Bom Retiro do Sul apresentação 1 Realizar o espetáculo Um Kombão de Histórias III em Herveiras apresentação 1
Realizar o espetáculo Um Kombão de Histórias III em Agudo apresentação 1
Realizar o espetáculo Um Kombão de Histórias III em Jaguari apresentação 1
Realizar o espetáculo Um Kombão de Histórias III em Teutonia apresentação 1 Realizar o espetáculo Orquestra de Brinquedos em Agudo apresentação 1
Realizar o espetáculo Orquestra de Brinquedos em Candelaria apresentação 1
Realizar o espetáculo Orquestra de Brinquedos em Cachoeira do Sul apresentação 1
Realizar o espetáculo Orquestra de Brinquedos em Santa Cruz do Sul apresentação 1
Promover a interiorização das ações de arte e cultura Municípios 19
É o relatório.
2. O projeto Arte e Cultura e Alegria, e sem duvida uma arrojada proposta, de circulação beneficiando público na maioria crianças e adolescentes, com repertorio variado, há que considerar o alto nível na escolha proposta artística, o proponente faz com clareza solar os custos divididos em publico beneficiado e não deixa duvidas o beneficio do projetos a esse publico , traz as cartas de aceite das 19 cidades apenas 4, mesma pergunta quando cita que em cada cidade serão contempladas apenas 5 escolas, sem dizer qual o critério das escolhas . Mesmo acontece quando cita haver uma cartilha pedagógica desenvolvidas para do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria para ser utilizada em sal de aula, não menciona de onde sairá os valores e quem vai elaborar com currículos. Lamentável que proposta tão elogiável não venha de forma derradeira com todas as informações, por tratar-se de vários locais e sem que tenhamos claros os locais de apresentação, sem que as medidas de segurança e acessibilidade estejam garantidas. Esse relator não que impedir a sequencia na tramitação do pleito, para que o proponente possa atingir a sua meta de captação de recursos públicos do Estado do rio Grande do Sul e preciso que se cumpra algumas condicionantes, o rigoroso cumprimento das resoluções desse colegiado, sem apresentar sejam apresentadas ao órgão gestor de forma tempestiva o presente projeto não terá seu mérito relevância e oportunidades assegurado.
3. Condicionantes
4. Em conclusão, o projeto “Arte, Cultura e Alegria 2018” é recomendado para a Avaliação Coletiva em razão do seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos do Sistema Pró-Cultura até o valor de R$ 209.150,00 (duzentos e nove mil,cento e cinquenta reais) em razão do seu mérito cultural, relevância e oportunidade.
Porto Alegre, 09 de abril de 2018, ano do Cinquentenário do Conselho Estadual de Cultura do RS.
Ruben Oliveira
Conselheiro relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 09 de abril de 2018.
Presentes: 19 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Jaime Antônio Cimenti, José Mariano Bersch, Plínio José Borges Mósca, Élvio Pereira Vargas, Antônio Carlos Côrtes, Erika Hanssen Madaleno, Paulo Cesar Campos de Campos, Dael Luis Prestes Rodrigues, Gilberto Herschdorfer, Maria Silveira Marques, Marlise Nedel Machado, Luciano Fernandes, Claudio Trarbach, Dalila Adriana da Costa Lopes e Walter Galvani.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Luiz Carlos Sadowski da Silva e André Venzon.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 12/04/2018 e considerados prioritários.
Marco Aurélio Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS