O projeto “ARTE, MÚSICA E MAGIA NO NATAL ILUMINADO DA QUARTA COLÔNIA - EDIÇÃO 2017” é recomendado para avaliação coletiva.
1. Período de Realização: 19/12/2017 à 23/12/2017
CADASTRO DE PROJETO CULTURAL
1. Identificação do produtor cultural
Produtor Cultural: L.C.VILANOVA LTDA
CEPC: número 6095
Endereço: RUA OTTO ALVES PEREIRA
Bairro: DOM FELICIANO
CEP: 94015180
Município: GRAVATAÍ
Telefone: (51) 3106-2718
e-mail: lucianevilanova46@gmail.com
Responsável Legal: Luciane Caldeira Vilanova
Função: Coordenação administrativa e financeira
2. Identificação do projeto cultural
Título do projeto: ARTE, MÚSICA E MAGIA NO NATAL ILUMINADO DA QUARTA COLÔNIA - 2017
Período de Realização:
19/12/2017 à 23/12/2017
Área do Projeto: TRADIÇÃO E FOLCLORE
Municípios:
SÃO JOÃO DO POLÊSINE - Vale Vêneto, FAXINAL DO SOTURNO - Centro e praça da cidade, RESTINGA SECA - Centro da cidade, NOVA PALMA - Centro da cidade, SILVEIRA MARTINS - Centro da cidade.
3. Equipe Principal
Nome do profissional ou empresa:
FUNDAÇÃO ÂNGELO BOZZETTO
Pessoa(Tipo): Jurídica
CNPJ: 10.751.842/0001-39
e-mail: falecom@angelobozzetto.com.br
Telefone: (55) 3263-3800
Função: Coordenação geral.
3.1 Contador
Nome do Contador: Eduardo Oliveira
CRC: 06853306
e-mail: eduardo@contabilidadesb.com.br
Telefone: (51) 3228-2236
4 Outros Participantes
Prefeitura Municipal de São João do Polêsine
CNPJ: 94.444.247/0001-40
Nome do responsável Legal:
Matione Sonego
CPF do Responsável legal:635.948.970-87
e-mail: polesine.prefeitura@4gcal.com.br
Telefone: (55) 3269-1155
Função: Apoio institucional e fornecimento de palco para o evento.
Prefeitura Municipal de Faxinal do Soturno
CNPJ: 88.488.341/0001-07
Nome do responsável legal:Clovis Alberto Montagner
CPF do responsável legal: 196.813.990-72
e-mail: gabinete.prefeito@faxinaldosoturno.rs.gov.br
Telefone: (55) 3263-3700
Prefeitura Municipal de Nova Palma
CNPJ: 88.4858/0001-56
Nome do responsável legal:André Luis Rossatto
CPF:577.194.380-00
e-mail: pmnpalma@.novapalma.rs.gov.br
Telefone: (55) 3266-1028
Prefeitura Municipal de Silveira Martins
CNPJ: 92.457.217/0001-43
Nome do responsável legal:Fernando Cordero
CPF:0043.016.547-12
e-mail: gabinete@silveiramartins.rs.gov.br
Telefone: (55) 3224-4800
Prefeitura Municipal de Restinga Seca
CNPJ: 45.318.581/0001-42
Nome do responsável legal:
Paulo Ricardo Salerno
CPF do responsável legal:001.803.030-07
e-mail: gabineteprefeito@restingaseca.rs.gov.br
Telefone: (55) 3261-3200
DESCRIÇÃO DO PROJETO, APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVAS
ARTE, MÚSICA e MAGIA é um projeto que consiste em apresentações artísticas nas cinco cidades da Quarta Colônia Italiana do RS: Faxinal do Soturno, Nova Palma, Silveira Martins, Restinga Seca e Vale Vêneto, localidade de São João do Polêsine, durante o evento de NATAL ILUMINADO DA QUARTA COLÔNIA. Serão realizados shows de música, dança e teatro em palcos instalados nos municípios durante os eventos que ocorrerão em cinco dias que antecedem o Natal.
Justificativa do Projeto:
Em que medida a proposta apresentada é importante para o Estado e que resultados concretos trará para a sociedade?
Dimensão simbólica: linguagens e práticas artísticas, referências estéticas, originalidade, importância simbólica, identitária e de pertencimento para a cultura local.
Na fé encontraram um meio de superar as adversidades e a saudade da terra natal e de sua cultura original, que é identificada na herança cultural ainda preservada e expressa pelas inúmeras festas religiosas que acontecem anualmente na região. Segundo pesquisa realizada por Nilvo Soldati Louro e Eva Regina Barbosa Coelho em seu trabalho “AS FESTAS RELIGIOSAS E O TURISMO NA QUARTA COLÔNIA IMPERIAL DE IMIGRAÇÃO ITALIANA, RS: AS RAZÕES DOS FREQUENTADORES DAS FESTAS”, os descendentes de imigrantes italianos da região, buscam nestas festas, o “reencontro com a comunidade, com familiares, para vivenciar antigos costumes, o que denota a valorização da identidade local.” Considerando a tradição regional e, no sentido de valorizar a identidade local, para movimentar a economia e o turismo na Quarta Colônia, o projeto ARTE, MÚSICA E MAGIA NO NATAL ILUMINADO DA QUARTA COLÔNIA 2017, vai ao encontro das necessidades desses descendentes de colonizadores italianos, para proporcionar momentos mágicos nas comemorações Natalinas traduzindo o verdadeiro espírito do Natal na troca de manifestações de solidariedade e alegria, fortificando assim, o sentido espiritual na crença de um Menino Jesus que nasceu para trazer lições de amor à toda humanidade.
DIMENSÃO ECONÔMICA
A dimensão econômica refere-se aos aspectos relacionados à economia da cultura como a geração de empregos e renda, fortalecimento da cadeia produtiva, formação de mercado para a cultura e etc..
Por outro lado, não podemos deixar de considerar que todas as tradições associadas às comemorações natalinas movimenta significativamente o comércio e o turismo de uma região, proporcionando um forte aumento das vendas, o que torna o Natal a melhor época para os comerciantes. O natal é o maior estímulo econômico anual em quase todas as áreas de varejo e lojas introduzem novos produtos para a venda. O impacto econômico da comemoração é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos anos em cidades do Rio Grande do Sul. O Natal Luz de Gramado é o maior exemplo do nosso estado que atrai milhares de turistas de todo o Brasil nos últimos meses do ano. O turismo e o comércio faturam muito com a data e, consequentemente, as comunidades que vivem nestas regiões, pois geram novos empregos e geração de renda no período, movimentando a economia local.
DIMENSÃO CIDADÃ
Vincula práticas de democratização do acesso, formação de plateia, medidas de acessibilidade e relação com a comunidade local.
O NATAL ILUMINADO DA QUARTA COLÔNIA 2017, realizado há 10 anos, vem se consolidando como um dos maiores eventos dessa natureza na região central do estado. O evento vem agregar a vocação turística da Quarta Colônia do RS, que conserva suas tradições e sua cultura, por meio da fala, da arquitetura, dos costumes, da gastronomia, do lazer e da religião. Com o ARTE, MÚSICA E MAGIA, financiado pelo SISTEMA PRÓ-CULTURA LIC RS pretende se transformar numa referência cultural e turística para atrair visitantes de todas as regiões do estado, incluindo a Quarta Colônia Italiana no mapa dos movimentos culturais do Rio Grande do Sul. Assim, por meio do Desfile de Natal da Quarta Colônia, o projeto promove a democratização do acesso aos bens culturais de qualidade, por todas as camadas da população, tanto por dar oportunidade de assistirem um evento de indiscutível qualidade artística como da descoberta de talentos locais, incentivados a participar como integrantes do espetáculo artístico. Neste evento é possível realizar uma mostra dos projetos de formação artística desenvolvidos nas cidades que incentivam o respeito à arte e a cultura e contribui para a formação de plateia e para o exercício da cidadania, aprimorando a sensibilidade de cada pessoa envolvida.
OBJETIVOS
8.1 Objetivo Geral
Realizar espetáculos artísticos em palco montado durante o evento NATAL ILUMINADO DA QUARTA COLÔNIA e promover as expressões artísticas regionais para traduzir o verdadeiro espírito natalino.
8.2 Objetivos Específicos
Por meio de uma programação artística em evento de Natal, contribuir para que a Quarta Colônia Italiana do RS, torne-se uma referência turística e cultural para atrair pessoas de outras regiões do estado; movimentar a economia regional por meio de atrações artísticas e culturais e divulgar as expressões artísticas locais.
Realizar apresentações artísticas nas cidades de Faxinal do Soturno, Nova Palma, Silveira Martins, Restinga Seca e Vale Vêneto, localidade de São João do Polêsine durante o NATAL ILUMINADO DA QUARTA COLÔNIA.
Descrição da Meta
Quantidade público Participante:
Silveira Martins: 1000;
Vale Vêneto:1000;
Faxinal do Soturno: 1500;
Nova Palma: 1000;
Restinga Seca: 1000;
Total de público potencial: 5500 participantes.
Eventos a serem realizados:
Apresentação da Orquestra de Teutônia:2
Apresentação Camerata de Natal: 3
Apresentação Show de Natal de Joca Martins: 1
Apresentação grupo de teatro Pregando Peça :5
Apresentações das oficinas de danças de rua e circo da Fundação Ângelo Bozzetto:5
É o relatório.
2. ARTE MÚSICA E MAGIA DO NATAL DA QUARTA COLÔNIA é uma iniciativa da Fundação Ângelo Bozzetto, que tem realizado o evento desde sua 1ª edição. Em 2017 realizará a 12ª edição com um belíssimo desfile e cinco desfiles temáticos, com as crianças e adolescentes alunos das oficinas artísticas e culturais da Fundação, no período de 17 a 21 de dezembro nas cidades de Faxinal do Soturno, Silveira Martins, Nova Palma, Restinga Seca e Vale Vêneto, localidade de São João do Polêsine.
Desde o início teve o projeto como principal objetivo valorizar os talentos regionais, com participação de alunos das oficinas, cursos e projetos sociais da região, desenvolvidos pela mesma fundação, na formação artística, durante todo ano.
Em 2015 o projeto foi desenvolvido por meio do financiamento PRÓ-CULTURA RS. Considerando que a Quarta Colônia Italiana Imperial do Rio Grande do Sul, possui uma tradição de conservar,manter e propagar a cultura italiana, atraindo muitos visitantes e turistas para contemplar as belezas naturais da região, considerada como a “Toscana Brasileira”. Destaque-se a culinária que é muito rica e reconhecida na região, o projeto de Natal já se transformou numa referência de evento temático no centro do estado. E, a cada ano, aumenta o número de visitantes neste período para prestigiar o evento, o que movimenta significativamente a economia e o comércio das cidades envolvidas. Assim, no sentido de agregar valor e ampliar os eventos nos municípios, será realizado dentro da programação o projeto onde constam palcos montados pelas prefeituras para desenvolvimento das atrações artísticas.
Não se faz referência a acessibilidade para pessoas com necessidades especiais nem, tampouco, é visualizado o plano de prevenção a incêndios, recomendando-se que essas medidas sejam levadas em conta para a realização do projeto.
As atrações artísticas serão:
A Orquestra de Teutônia, da cidade de Estrela;
A Camerata de Natal;
Show de Joca Martins, de Faxinal do Soturno;
O grupo de teatro de bonecos Pregando Peça, de Santa Maria;
Oficinas culturais da Fundação Ângelo Bozzetto; Grupos de dança de rua e de circo.
Fornecedores: Palco: Montagem será de responsabilidade das prefeituras locais, onde serão realizadas as apresentações artísticas; Iluminação e sonorização: será contratada uma empresa que fornecerá a sonorização e a iluminação para as apresentações artísticas; Transporte e hospedagem: será contratada uma agência de viagens para atender as demandas de transporte e hospedagem dos artistas e técnicos de seus municípios de origem até o município do evento e também para transportar os alunos entre os municípios que receberão o projeto.
PROGRAMAÇÃO
19/12/2017 - Teatro de bonecos, Camerata de Natal, Orquestra de Teutônia em Vale Vêneto 20/21/2017 - Teatro de bonecos, Camerata de Natal em Nova Palma
21/12/2017 - Teatro de bonecos, Orquestra de Teutônia em Faxinal do Soturno
22/12/2017 - Teatro de bonecos, Camerata de Natal em Silveira Martins
23/12/2017 - Teatro de bonecos, Show de Natal de Joca Martins em Restinga Seca
Horário: 20:30 hs
Foi através de suas festas, rituais, usos e sua culinária que os imigrantes europeus que aportaram ao Rio Grande do Sul no século 19 cimentaram sua coesão e união, diminuindo seu isolamento que aqui encontraram como pioneiros. Festas de colheita, casamentos, batizados e, principalmente, através das suas festas religiosas que essa união se consolidou.
As festas religiosas tiveram e têm um importante papel na construção da identidade dessas populações. E uma das festas que mais mobiliza estes descendentes de europeus é sem dúvida o Natal.
Por isso, a maioria das pequenas cidades do nosso estado celebram o Natal. E esta celebração guarda ainda sua raiz primeira, qual seja a natividade.
3. Em conclusão, o projeto “Arte, Música e Magia no Natal Iluminado da Quarta Colônia - Edição 2017” é recomendado para a Avaliação Coletiva em razão da relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos no valor de até R$ 140.000,00 (cento e quarenta mil reais) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento às atividades Culturais PRÓ-CULTURA.
Porto Alegre, 23 de setembro de 2017.
Claudio Trarbach
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 25 de setembro de 2017.
Presentes: 20 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Jaime Antônio Cimenti, Ivo Benfatto, Paula Simon Ribeiro, José Mariano Bersch, Plínio José Borges Mósca, Élvio Pereira Vargas, Antônio Carlos Côrtes, Erika Hanssen Madaleno, Paulo Cesar Campos de Campos, Dael Luis Prestes Rodrigues, Gilberto Herschdorfer, Maria Silveira Marques, Rafael Pavan dos Passos, Marlise Nedel Machado, Luciano Fernandes, Dalila Adriana da Costa Lopes e Walter Galvani.
Abstenções: Luiz Carlos Sadowski da Silva.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 28/09/2017 e considerados prioritários.
Marco Aurélio Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS