Processo nº 1706-11.00/17-6
Parecer nº 353/2017 CEC/RS
O projeto “CORAL SANTA CECÍLIA UM SÉCULO DE ARTE E CULTURA EM TURNÊ” é recomendado para avaliação coletiva.
1. Identificação do produtor cultural:
Produtor cultural: Julio Luiz Sowa
Cadastro Estadual do produtor cultural: 5150
Endereço: Rua Expedicionário Vendelino Vogt, 349
CEP: 98960000
Município: Santo Cristo
Telefone: (55) 9700-6363
E-mail: julianoluis@hotmail.com
Função: gerenciamento do projeto
Identificação do projeto cultural
Título do projeto: Coral Santa Cecília Um século de arte e cultura em turnê - 2018
Período de realização: 10/03/2018 a 09/03/2018
Área do projeto: música
Município - local de realização: Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - Porto Lucena-RS; Três de Maio - Comunidade Evangélica Luterana São Paulo; Santo Augusto - Praça Municipal ou Ginásio; Três Passos - CTG Missioneiro dos Pampas.
Equipe Principal
Nome do profissional: Francisco Engel e Cia.Ltda.
Pessoa (tipo): Jurídica
CNPJ: 13.714.322/0001-
E-mail: chico-invest@hotmail
Telefone: (55) 9603-0161
Função: captador de recursos
-
Nome do profissional: Diske Som
Pessoa (tipo): jurídica
E-mail: diskesonse@yahoo.
Telefone: (55) 9623-9027
Função: diretor artístico cultural, exercido por Elano Rafael Johan
Contador
Nome do contador: Marcelo Linck
CRC: 65128
E-mail: marcelo.linck.96@hotmail
Telefone: (55)3541-1164
Descrição do projeto, apresentação e justificativas:
Apresentação:
Em outubro de 2015, o coral Santa Cecília de Santo Cristo completou um século de história, sendo um dos mais antigos do estado. Formado apenas por vozes mais masculinas, conta com cerca de 30 cantores. Seu repertório é eclético, constituindo músicas dos folclores alemão, inglês, italiano e, também, latino, não se esquecendo, também, de músicas folclóricas do repertório latino-americano.
O escopo do projeto é realizar quatro espetáculos agendados para serem realizados nos municípios de Porto Lucena, Três de Maio, Santo Augusto e Três Passos, de março a junho de 2018.
Dimensão simbólica: linguagens e práticas culturais, referências estéticas, originalidade, e importância simbólica e pertencimento para a cultura local. O Coral Santa Cecília de Santo Cristo é um dos poucos remanescentes dos corais existentes na região. Saliente-se que o coral é mais antigo que a própria data de emancipação do município onde se localiza. Dificuldades inúmeras ocorreram para a continuação da sua existência. Hoje ele é financiado com recursos dos próprios cantores, que praticamente pagam para participar dele.
Dimensão Cidadã: Práticas de democratização do acesso, formação de plateia e relação com a comunidade local carente de maiores oportunidades de cultura e lazer. É este o papel que o coral desempenha.
Objetivos
Objetivo geral: realizar 4 espetáculos em municípios limítrofes a Santo Cristo.
Objetivos específicos:
- preservar o canto coral, reunir público, e provocar nas comunidades o desejo do desenvolvimento da música de qualidade;
- oportunizar aos integrantes do coral maior experiência pelo contato com diferentes plateias;
- reverenciar o canto coral e por fim festejar o centenário do conjunto Santa Cecília;
- reunir cada vez mais públicos maiores.
Metas
Espetáculos em Porto Lucena, Três de Maio, Santo Augusto e Três Passos.
Em cada uma destas cidades o maestro irá proferir uma oficina com o título “A contribuição e importância da música no processo didático-pedagógico e na formação de novos cantores”.
Programação:
Apresentação na cidade de Porto Lucena: dia 10 de março de 2018;
Apresentação na cidade de Três de Maio: dia 5 de maio de 2018;
Apresentação na cidade de Santo Augusto: dia 30 de maio de 2018;
Apresentação na cidade de Três Passos: dia 9 de junho de 2018.
Aspectos financeiros:
O valor solicitado para a LIC-RS é de R$ 71.000,00 (setenta e um mil reais), não tendo aporte de qualquer outra fonte.
É o relatório.
2. O projeto analisado caracteriza-se por estar bem formatado e também por sua modéstia. É admirável que no isolamento das barrancas do Rio Uruguai tal tradição tenha se mantido por tanto tempo. A tradição do canto coral remonta às origens germânicas dos primeiros povoadores da localidade. Sem o contato com centros populacionais mais adiantados, a região ainda assim cultivou a tradição e se não foram maiores os acréscimos técnicos deste coral, ele deve, sem dúvida, a este isolamento.
Com a habilitação dos recursos da LIC-RS, estaremos homenageando um esforço centenário de uma pequena comunidade do interior do estado.
Destaque-se que a política de interiorização da Cultura sempre foi um dos objetivos deste Conselho.
O material comprobatório, como cartas de anuência e outros, como a descrição do Repertório, estão bem explicitados.
Condicionamos a concessão dos recursos ao plano de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, idosos, cadeirantes e outros. O plano de prevenção de combate a incêndios deverá ser observado e a lotação dos locais não deverá exceder aos limites impostos por tal plano.
Quanto à planilha de custos, não nos pareceu necessário glosar qualquer item de despesa, pois todos eles estão dentro dos parâmetros do projeto e dos custos de mercado.
3. Em conclusão, o projeto “Coral Santa Cecília um Século de Arte e Cultura em Turnê” é recomendado para a Avaliação Coletiva em razão da relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos no valor de até R$ 71.000,00 (setenta e um mil reais) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento às atividades Culturais PRÓ-CULTURA.
Porto Alegre, 04 de dezembro de 2017.
Claudio Trarbach
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 05 de dezembro de 2017.
Presentes: 22 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Jaime Antônio Cimenti, Ivo Benfatto, Paula Simon Ribeiro, Ruben Francisco Oliveira, José Mariano Bersch, Plínio José Borges Mósca, Élvio Pereira Vargas, Antônio Carlos Côrtes, Erika Hanssen Madaleno, Paulo Cesar Campos de Campos, Dael Luis Prestes Rodrigues, Gilberto Herschdorfer, Maria Silveira Marques, Liana Yara Richter, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Marlise Nedel Machado, Luciano Fernandes, Dalila Adriana da Costa Lopes, André Venzon e Walter Galvani.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 13/12/2017 e considerados prioritários.
Marco Aurélio Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS