Processo nº 2490-11.00/17-9
Parecer nº 038/2018 CEC/RS
O projeto “FESTIVAL CULTURA EM MINICICLOS 2ª EDIÇÃO 2018” é recomendado para a Avaliação Coletiva.
1. O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-cultura e foi habilitado pela Secretaria de Estado da Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, sendo encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor e encaminhado a este conselheiro no dia 11 de janeiro de 2018. Da área de artes integradas, ele será realizado de 15 de maio a 19 de setembro de 2018, em Porto Alegre, nas salas de espetáculo de, aproximadamente, cem lugares a definir. Liga Produção Cultural LTDA, CEPC 2202, é a proponente, tendo como responsável legal Maria Luiza Oliveira Pires, que atua como coordenadora financeira e administrativa. Ana Claudia Figueroa, por sua vez, CRC RS 084081-0, é a contadora. O total habilitado para o projeto é de R$ 202.070,00. A proponente declara não haver outras fontes de financiamento.
Nas palavras da proponente,
O Projeto Festival Cultura em Miniciclos em sua segunda edição seguirá misturando o estudo aprofundado e as abordagens incomuns de temas contemporâneos e relevantes para a cultura e a arte com a criação e a interpretação teatral no gênero Stand Up. Em 2018 propomos 5 Miniciclos. Os temas propostos para a segunda edição são: Paladar e gastronomia; Moda, Figurinos e Universo Cosplay; Novos contos de fadas e representatividade; Humor e Preconceito; e Corpo e Arte. Cada tema será abordado a cada Miniciclo e a programação é sempre composta de três noites cada, com uma palestra na primeira noite, debate, na segunda e três apresentações de stand up na noite de encerramento de cada ciclo. Para compor o Festival uma seleção de 10 dos 15 artistas que farão parte da programação será realizada com comissão julgadora específica.
Metas:
É o relatório.
2. O projeto em tela traz uma inusitada e rica proposta: um festival de miniciclos onde constam palestras, debates e apresentações do movimento stand up comedy, com temas extremamente oportunos. Este relator sente-se plenamente satisfeito ao analisar propostas que contemplem de forma democrática e acessível eventos que não sejam apenas contemplativos, mas que também levem o público a refletir, abrindo oportunidades onde se possa revisar ações cotidianas da produção cultural. O fato do proponente não ter anexado carta de anuência do local de realização e nem ter informado quem serão os jurados é lamentável. Mesmo assim, isso não impede este relator de analisar o mérito, a relevância e a oportunidade do projeto. Solicitamos que a proponente providencie carta de anuência do local de realização, bem como que cumpra as medidas de PPCI e acessibilidade em todos os locais onde o projeto acontecerá. Além disso, as cartas de anuência dos jurados devem ser apresentadas. Em razão disso, a proponente deverá comprovar junto ao gestor do Sistema Pró-cultura/RS, tempestivamente, o atendimento de tais exigências, sob pena de não usufruir dos recursos pleiteados.
3. Em conclusão, o projeto “Festival Cultural em Miniciclos – 2ª Edição – 2018” é recomendado para a Avaliação Coletiva em razão do seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos do Sistema Pró-Cultura até o valor de R$ 202.070,00 (duzentos e dois mil e setenta reais) em razão do seu mérito cultural, relevância e oportunidade.
Porto Alegre, 05 de fevereiro de 2018.
Ruben Oliveira
Conselheiro relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 06 de fevereiro de 2018.
Presentes: 18 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Ivo Benfatto, Paula Simon Ribeiro, Plínio José Borges Mósca, Élvio Pereira Vargas, Antônio Carlos Côrtes, Erika Hanssen Madaleno, Paulo Cesar Campos de Campos, Gilberto Herschdorfer, Maria Silveira Marques, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Claudio Trarbach, Dalila Adriana da Costa Lopes e Walter Galvani.
Abstenções: André Venzon.
Ausentes no Momento da Votação: Luciano Fernandes.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 16/02/2018 e considerados prioritários.
Marco Aurélio Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS