Processo nº 2210-1100/17-8
Parecer nº 002/2018 CEC/RS
O projeto “ROCK AUTORAL – 2018” é recomendado para avaliação coletiva.
1. Com realização prevista para os dias 7 e 8 de abril de 2018, no Ginásio de Exposições do Parque Municipal do Chimarrão - Acesso Dona Leopoldina, em Venâncio Aires/RS, o projeto Rock Autoral – 2018 tem como produtor cultural Bola Produtora Ltda - ME do município de Venâncio Aires, CEPC: 5523 seu responsável legal é Everton Teixeira que cumpre a função de coordenador geral e administrativo. Vai realizar a contratação dos artistas e serviços, organizar junto com outros participantes, ações pertinentes à realização. Responsável por toda a coordenação da execução das atividades e acompanhar o processo de prestação de contas.
Fazem também parte da equipe principal, Thomás Lenz & Cia. Ltda, com a função de coordenador de produção e produtor executivo. Responsável pela mediação entre equipe técnica, som, luz, cenografia. Pela coordenação e acompanhamento do cronograma do projeto. E ainda pela coordenação dos espetáculos e mediação a eventuais contratempos. A Contadora é Gabriela Lenz Ceratti, CRC: 081578/0-3.
A Área do Projeto é a de Música e solicita ao Sistema Pró-Cultura/RS o valor de R$67.130,00.
O projeto "Rock Autoral" busca produzir ação de impacto artístico, através do ineditismo das composições apresentadas, proporcionando impacto econômico e simbólico na realidade cultural de Venâncio Aires no FECEVA - "Festival de Cerveja Artesanal de Venâncio Aires”.
As bandas de Rock participantes apresentarão composições autorais.
A programação apresenta novos talentos regionais e bandas reconhecidas no cenário musical estadual.
Outra performance apresentada é a da linguagem teatral, presente na apresentação das bandas, durante as trocas no palco Espaço LIC Pró-Cultura RS, em cenas curtas.
É o relatório.
2. O projeto está adequadamente formatado, bem como instruído com os documentos necessários para a apreciação do seu mérito. Simples e enxuto em sua apresentação e pretensões, sem textos rebuscados nem ostentações outras. Porém, convicto de seus objetivos e metas que são: realizar a primeira edição do projeto Rock Autoral no Festival da Cerveja Artesanal de Venâncio Aires 2018; estimular a produção do trabalho e geração de renda para músicos regionais e estaduais; promover a integração entre as atividades gastronômica e artística; garantir mercado para o gênero musical Rock; associar atividades de cultura simbólica a práticas artísticas; e ampliar o reconhecimento de criações inéditas e autorais.
Com a programação e investimento direcionados basicamente a pessoas da cidade e da região tem, além de todas as equipes de produção e de infraestrutura dos shows, também a maioria dos artistas e bandas locais. Apenas duas grandes bandas de Porto alegre estão incluídas no projeto: Acústicos e Valvulados e Vera Loca. As demais – não menos destacadas e reconhecidas no cenário musical do rock do Rio Grande do Sul e do Brasil – são todas da região: Automóvel Verde é de Lajeado/RS, as bandas Maquinados e Mastodonte são de Venâncio Aires; a banda PlaySound e a Cia. Trapézio de Dramaturgia são de Santa Cruz do Sul.
Apesar do produtor ter feito pequena referência à acessibilidade de pessoas com deficiência e de não ter mencionado nada a respeito de PPCI, este relator constatou, via internet, que o local em que será realizado o evento, o Ginásio de Exposições do Parque Municipal do Chimarrão - Acesso Dona Leopoldina, em Venâncio Aires/RS, já adaptou toda a sua estrutura para as exigências contidas na legislação vigente. Mesmo assim, condiciona-se a liberação de recursos a apresentação de um relatório acerca das condições de acessibilidade e PPCI atuais do Parque, por parte do produtor.
3. Em conclusão, o projeto “Rock Autoral – 2018” é recomendado para a Avaliação Coletiva em razão do seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo receber incentivos no valor de R$ 67.130,00 (sessenta e sete mil, cento e trinta reais) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento as Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 04 de janeiro de 2018.
Paulo de Campos
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 10 de janeiro de 2018.
Presentes: 19 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Ivo Benfatto, Paula Simon Ribeiro, Plínio José Borges Mósca, Erika Hanssen Madaleno, Liana Yara Richter, Marlise Nedel Machado, Claudio Trarbach, Dalila Adriana da Costa Lopes, e Walter Galvani.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: André Venzon, Antônio Carlos Côrtes, Luciano Fernandes, Maria Silveira Marques, Jaime Antônio Cimenti, Ruben Francisco Oliveira, Luiz Carlos Sadowski da Silva e Élvio Pereira Vargas.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 17/01/2018 e considerados prioritários.
Marco Aurélio Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS