Processo nº 0310-1100/18-9
Parecer nº 124/2018 CEC/RS
O projeto FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DE GRAVATAÍ - 2018 é recomendado para avaliação coletiva.
1. O processo trata do pedido de financiamento para a realização do Festival Internacional de Folclore de Gravataí – 2018 cujo projeto foi devidamente habilitado. O projeto se enquadra na área de Tradição e Folclore, encaminhado para realização no período de 18 a 21/10/2018.
O projeto pretende realizar o 17º Festival Internacional de Folclore de Gravataí que acontece em 2018, com o objetivo de fomentar a integração da comunidade da grande Porto Alegre e reunir os grupos nacionais e estrangeiros. Grupos internacionais: Ballet Arte Folklorico Villaguay – Argentina, Danzas Andinnas Mérida – Venezuela, Ballet Folklorico de Tamaulipas – México, Conjunto Folclórico Vientos de Chile – Chile e Ballet Chaco Boreal – Paraguai. Grupos nacionais: Grupo Folclórico Padre Tomaz Borba CARJ – Rio de Janeiro, Rancho Folclórico da Casa dos Açores, Gravataí, D. C. G. Província do Quero-Quero - Gravataí, Grupo Andanças - Porto Alegre, Trama Arte Companhia de Dança – Viamão, Alumbra España – Porto Alegre, e CTG Laço da Amizade – Gravataí. O evento ocorrerá em um grande evento de danças e no Seminário de folclore. Além disso, haverá demonstrações de danças nas escolas, em uma fábrica e em uma Praça de Gravataí com os grupos de danças visitantes (internacionais). No evento será realizada a palestra Manutenção da Cultura através do folclore e suas manifestações. A entrada em todo o evento é franca.
O projeto proporciona na sua realização empregos diretos, em torno de 530 pessoas, indiretos mais de 2 000, entre toda a equipe de produção, translado, grupos de danças, hospedagem, alimentação, divulgação, entre outros. A economia local e regional é fortalecida com a fidelização e realização do evento.
O projeto visa realizar o 17º Festival Internacional de Folclore de Gravataí com êxito, trazendo a oficina de Folclore e atrações de diversos locais para participarem do Festival: grupos de danças do Uruguai, México, Venezuela, Portugal, Argentina, e outros Estados do Brasil. O Festival de Folclore pretende atender os alunos da rede escolar pública e privada, filhos de industriários e industriários, creches e asilos, beneficiando um público de baixa renda que terá oportunidade de assistir espetáculos internacionais gratuitamente.
O custo para realização do projeto financiado pelo Sistema LIC RS é de R$ 77.101,00 (setenta e sete mil cento e um reais) com 3.550,00 (três mil quinhentos e cinquenta reais) de patrocínios ou doações.
É o relatório.
2. O projeto envolve a comunidade de Gravataí, mobiliza grupos importantes, possibilita que pessoas de várias idades possam apreciar apresentações de vários lugares do mundo, promovendo a diversidade em sua formação. Tem participação de países vizinhos e outros da América Latina.
O público beneficiado são os moradores de Gravataí, Porto Alegre e grande Porto Alegre, além de estudiosos sobre folclore e grupos de danças participantes do evento. Em Gravataí, a principal fonte de renda é o setor industrial, tendo o Complexo Industrial Automotivo de Gravataí da General Motors como importante fonte de lucros, fazendo da cidade um pólo da indústria metal-mecânica brasileira, o município possui 192 escolas e atende em torno de 6 000 alunos em idade escolar. O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música, a dança e o esporte.
Dentro de seus objetivos ainda encontramos o fomento à participação popular dos alunos, filhos dos industriários, industriários e público em geral. Colocar o Vale do Gravataí no cenário cultural do Estado, bem como mundial. Atrair a comunidade da Grande Porto Alegre e Porto Alegre para visitar o evento e a cidade. Teremos 12 grupos artísticos e é estimado um público de aproximadamente 12 500 pessoas.
3. Condicionantes
Condiciono o projeto à apresentação de PPCI dos locais envolvidos nas apresentações e medidas mais abrangentes de acessibilidades. Com possibilidade de acesso ao conjunto de lugares envolvidos. Permitir que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida participem das atividades e acesso a todo e qualquer material produzido, em áudio ou vídeo, adaptando todos os meios que a tecnologia permite.
4. Em conclusão, o projeto Festival Internacional de Folclore de Gravataí - 2018 é recomendado para avaliação coletiva, em razão de seu mérito, relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 77.101,00 (setenta e sete mil cento e um reais) do Sistema Unificado Estadual de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura – RS.
Porto Alegre, 05 de abril de 2018, ano do cinquentenário do Conselho Estadual de Cultura.
Luciano Fernandes
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 05 de abril de 2018.
Presentes: 21 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Jaime Antônio Cimenti, Ivo Benfatto, Paula Simon Ribeiro, Ruben Francisco Oliveira, José Mariano Bersch, Plínio José Borges Mósca, Élvio Pereira Vargas, Antônio Carlos Côrtes, Paulo Cesar Campos de Campos, Gilberto Herschdorfer, Maria Silveira Marques, Liana Yara Richter, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Marlise Nedel Machado, Claudio Trarbach, Dalila Adriana da Costa Lopes e Walter Galvani.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: André Venzon.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 12/04/2018 e considerados prioritários.
Marco Aurélio Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS