Processo nº 18/1100-0001228-0
Parecer nº 313/2018 CEC/RS
O projeto MELHOR DOS PIANISTAS DE BAGÉ - 1ª EDIÇÃO é recomendado para avaliação coletiva.
1. O projeto Melhor dos Pianistas de Bagé - 1ª edição foi distribuído a este conselheiro em 16 de julho de 2018 e teve diligência respondida em 20 de agosto de 2018, dentro das normas legais. O produtor cultural é Carlos Branco & Cia.Ltda, cujo número de cadastro como produtor cultural é 207. O responsável legal é Carlos Fernando Berwanger Branco, cuja função é de diretor. O período de realização será do dia 1° de novembro de 2018 ao dia 11 de dezembro de 2018, e os locais serão: no município de Gramado, na Sociedade Gramadense e no município de Bagé, no complexo cultural Dom Diogo de Souza. O projeto está incluso na área de música. Fazem parte da equipe principal Mateus Staniscuaski & Ltda., na função de diretor, e contador Roberto Oliveira Domingues, de CRC: 26948.
Descrição do projeto apresentação e justificativas:
Realizar apresentações do grupo Pianistas de Bagé na cidade de Gramado e Bagé, sendo uma exclusiva para alunos da escola pública em geral e outra para o público.
Justificativa do projeto:
Bagé é uma das cidades símbolos na cultura de raiz tradicionalista gaúcha; entretanto, a cidade transcende a esse rótulo limitador. Tradicionalmente, a cidade tem promovido manifestações musicais de todos os gêneros e estilos e, em especial, no universo da música erudita. O Instituto de Música de Bagé - IMBA tem sido o principal responsável por esta projeção da música erudita na cidade.
O piano é instrumento mais identificado com essa qualidade e diversidade musical no município. Grupos pianísticos, como os Pianistas de Bagé, que contam com vários executantes tocando pianos ao mesmo tempo, são uma raridade no mundo.
É esta formação que o projeto em questão busca levar para as duas cidades mencionadas anteriormente. O ineditismo da formação musical tem em seu bojo a dimensão simbólica do empreendimento.
A dimensão econômica é escusado mencionar, pois todos os fatores de geração de emprego e renda estão presentes.
Na dimensão cidadã, encontra-se o ineditismo do projeto, ao incentivar o ouvinte em uma nova forma do fazer música. Também está presente a formação de plateia, a ampliação do público voltado para pessoas das mais diferentes faixas etárias, além da gratuidade dos concertos.
Objetivos gerais e específicos:
Possibilitar ao público gaúcho o contato com alguns dos principais pianistas da região;
Proporcionar aos alunos das escolas públicas, nos citados municípios, o contato com a música pianística.
Metas:
Duas apresentações na cidade de Gramado;
Duas apresentações na cidade de Bagé.
Metodologia
O projeto será realizado pela Branco Produções, e terá como participantes uma plêiade de 25 pianistas;
O projeto pretende atingir um público escolar de 600 estudantes inteiramente de forma gratuita. Não informam o público total a ser atingido;
Informa o proponente que esta formação musical é única no mundo;
Serão 5 pianos executando músicas do repertório erudito em até 20 mãos;
Salienta-se a variedade do repertório, que vai desde o Bolero de Ravel, Variações sobre um tema de Paganini, Danças Húngaras de Brahms, Piazzolla com Adiós Nonino até a Dança Ritual do Fogo.
É o relatório.
2. O projeto ora em análise se caracteriza pelo seu ineditismo nas salas de concertos habituais. Cinco pianos tocados, simultaneamente, produzirão, sem dúvida, sons, para dizer o mínimo, deveras instigantes e intrigantes. A locação de 5 pianos coloca à produção um não pequeno esforço logístico. Além do mais, a qualidade dos pianos necessários, todos Yamaha, encarece o projeto; mas, mesmo assim, não o torna inviável.
Quanto aos cachês, os mesmos não são de valores abusivos, podendo-se dizer mesmo que são modestos. Os Pianistas de Bagé vêm de uma larga tradição pianística dos alunos de piano daquela cidade. O grupo se reúne regularmente para executar concertos em várias cidades da região; e, mais uma vez, se reúne para realizar dois concertos: um na cidade de Gramado e outro na sede em Bagé.
Os locais de realização dos concertos serão em Bagé, no complexo cultural Dom Diogo de Souza e em Gramado, no Recreio Gramadense. Os ingressos serão inteiramente gratuitos. Como o conjunto possui um amplo repertório pianístico, pode-se prever quatro noitadas de músicas de alta qualidade.
O projeto está corretamente formatado e apresenta em anexo todas as anuências, bem como APPCI das duas salas com validade até 2019. Não há referências às medidas de acessibilidade e de sustentabilidade nos locais referidos. O projeto possui mérito pela qualidade dos seus pianistas reunidos neste evento.
Explica-se que os Pianistas de Bagé formam um conjunto que se reúne regularmente, embora não residindo na mesma cidade. Alguns residem em Bagé, outros em Porto Alegre, Rio de Janeiro e até mesmo no Acre. Daí explica-se diárias de hotel na cidade de Bagé para os não residentes daquela cidade.
Já as diárias de Gramado se explicam por si só. O parecer deste conselheiro é que este conjunto poderia ser mais compacto, ou seja, com um número menor de executantes. Entretanto, não cabe a ele modificar a estrutura do projeto que, segundo o proponente, vai contar com 25 pianistas. Acreditamos que mesmo assim o projeto tem mérito, relevância e oportunidade. Seu maior apelo reside no seu ineditismo, ou seja, uma formação instrumental que será executada em até 20 mãos, o que possibilitará aos ouvintes aquilatar a versatilidade que o som do piano pode apresentar.
3. Glosas
Reabilita-se a glosa do SAT no item 1.1 Locação de Piano para o total de R$ 41.000,00 (quarenta e um mil reais).
4. Condicionantes
Como no corpo do projeto não se encontrou referência às medidas de acessibilidade, condicionamos que o proponente apresente, tempestivamente, as medidas concernentes de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, tais como cadeirantes, obesos e gestantes, para os locais dos eventos.
5. Em conclusão, o projeto Melhor dos Pianistas de Bagé - 1ª Edição é recomendado para a avaliação coletiva em razão da relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos no valor de até R$ 162.270,00 (cento e sessenta e dois mil, duzentos e setenta reais) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento às atividades Culturais PRÓ-CULTURA.
Porto Alegre, 31 de agosto de 2018, ano do cinquentenário do Conselho Estadual de Cultura.
Claudio Trarbach
Conselheiro relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 03 de setembro de 2018.
Presentes: 21 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Ivo Benfatto, Paula Simon Ribeiro, Ruben Francisco Oliveira, Gisele Pereira Meyer, Plínio José Borges Mósca, José Édil de Lima Alves, Antônio Carlos Côrtes, Paulo Cesar Campos de Campos, Luis Antonio Martins Pereira, Dael Luis Prestes Rodrigues, Maria Silveira Marques, Liana Yara Richter, Jorge Luís Stocker Júnior, Moreno Brasil Barrios, Marlise Nedel Machado, Marcelo Restori da Cunha, Dalila Adriana da Costa Lopes, André Venzon e José Airton Machado Ortiz.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 13/09/2018 e considerados prioritários.
Marco Aurélio Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
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