Processo nº 18/1100-0000726-0
Parecer nº 158/2018 CEC/RS
O projeto FESTIVAL DA CANÇÃO FRANCESA - 11ª EDIÇÃO - 2018 é recomendado para a avaliação coletiva.
1. Inserido na área de Música, o projeto é proposto por Centro Franco Cultural (produção cultural), Taís Garcia é a contadora. O objetivo do projeto é realizar o 11º Festival da Canção Francesa, dia 20 de outubro de 2018, promovido pela Aliança Francesa de Porto Alegre, com total gratuidade, aberto a cantores profissionais e amadores, com pleno domínio do idioma ou apenas simpatizantes. Uma ação cultural de fomento e intercâmbio entre a França e o Rio Grande do Sul, visando a revelação de novos talentos e a divulgação do rico patrimônio musical daquele país.
O Festival da Canção Francesa, com total gratuidade, reunindo um catálogo dos grandes clássicos da música francesa, num convívio artístico musical entre cantores com diferentes perfis, vozes e talentos proporcionará aos gaúchos e franceses que aqui vivem um fraterno e solidário encontro de musicalidade, o que consolida a dimensão simbólica deste festival. A partir de 2008, através da Aliança Francesa de Porto Alegre, a resposta representada pela dimensão econômica do festival sempre foi positiva, em várias capitais, diferentes palcos e populosos centros de alta visibilidade e mídias. Com total gratuidade, o festival distribui as senhas, livremente, pela ordem de chegada aos interessados, na bilheteria do Salão de Atos da UFRGS. Livros e doações de alimentos não perecíveis sempre são recebidos e transferidos, com o devido repasse às instituições carentes, o que muito bem conota sua dimensão cidadã.
Objetivo geral e objetivos específicos
Realizar o Festival da Canção Francesa, edição nº 11 – sucesso de público desde a primeira edição, com casa lotada todas as noites; revelar músicos gaúchos, abrir espaço para instrumentistas e intérpretes, com estímulo aos jovens e os demais para atividades culturais entre os dois países, e premiar o vencedor com uma viagem à Paris.
Metas
Todo o roteiro das metas está devidamente explicado na metodologia do projeto.
As cartas de anuências, portfólios, certidões, clippings, e os demais documentos exigidos no edital estão publicados nos anexos do SAT.
É o relatório.
2. Era final dos anos 60 – século passado. Tudo efervescia, as tensões esticavam seus fios, as ditaduras cresciam entre sul-americanos. A Guerra do Vietnã, os enfrentamentos verbais entre a Rússia e os Estados Unidos de alto e quase contágio atômico, a contracultura e os grandes festivais da música! No cinema, Brigitte Bardot, la femme de tout les sessions; Alain Delon, Yves Montand , Jean Gabin, entre outros. No ginásio do meu Alegrete, grandes professores de francês: Belle Darlene, Maria Faraco, Santa Alende e Jean Claude Geovan, todos faziam um biquinho para gestar sonoramente a melhor pronúncia aujourd’hui! Os inesquecíveis cantores da música francesa – Edith Piaff, Gilberto Becaud, Salvatore Adamo, Charles Aznavour, Mirelle Mathieu e Jacques Brel – terno, desesperado e liricamente submerso na súplica onde ele canta “Ne me quitte pas”, dramática canção hino da Maysa, que numa de suas passagens assim fala: (...) Moi je t’offrirai des perles de pluie venues de pays où il ne pleut pas. (te oferecerei pérolas de chuva vindas de um país onde não chove).
“Les jours passant e maintenant (estamos indo embora) e o que me ofereço e lhes repasso, são as imagens de muitas épocas e dos meus professores”, destaco aqui Jean Claude Geovan – circunspecto moço, com uma pastinha embaixo do braço, sotaque franco-brasileiro e um notável amor dedicado à nossa vida de les enfants! Adieu .
3. Condicionantes
- É de “vital Importância” que a produção planeje lugares bem localizados para os deficientes físicos, tanto para sua cômoda estada e total visibilidade, quanto para eventual e rápida desocupação em caso de sinistro (entende-se por tal: incêndio, vendaval e outros) esta preocupação refere-se à PPCI, Acessibilidade e Seguros para Terceiros.
4. Em conclusão, o projeto Festival da Canção Francesa - 11ª Edição - 2018 é recomendado para avaliação coletiva, pelo seu mérito, relevância e oportunidade, estando apto a receber incentivos até o valor máximo R$ 42.015,15 (quarenta e dois mil e quinze reais com quinze centavos) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento à Cultura- Pró-cultura RS.
Porto Alegre, 14 de maio de 2018, ano do cinquentenário do Conselho Estadual de Cultura.
Élvio Pereira Vargas
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 14 de maio de 2018.
Presentes: 20 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Jaime Antônio Cimenti, Ivo Benfatto, Paula Simon Ribeiro, José Mariano Bersch, Plínio José Borges Mósca, Antônio Carlos Côrtes, Erika Hanssen Madaleno, Paulo Cesar Campos de Campos, Dael Luis Prestes Rodrigues, Gilberto Herschdorfer, Liana Yara Richter, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Marlise Nedel Machado, Luciano Fernandes, Claudio Trarbach, Dalila Adriana da Costa Lopes e André Venzon.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 16/05/2018 e considerados prioritários.
Marco Aurélio Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
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