Processo nº 18/1100-0001140-3
Parecer nº 304/2018 CEC/RS
O projeto DISCUTINDO A RELAÇÃO - 1ª EDIÇÃO - 2018 não é recomendado para avaliação coletiva.
1. O projeto Discutindo a Relação – 1ª edição – 2018 tem como produtor Carlos Branco & Cia Ltda., de CEPC 207. Seu período de realização é de 19 de novembro de 2018 a 09 de dezembro de 2019. O proponente, coordenador geral e responsável legal é Carlos Fernando Berwanger Branco. A equipe principal é composta por Carlos Branco e Cia Ltda., de CNPJ 05.060.696/0001-65, e o contador é Roberto Oliveira Domingues, de CRC: 26948. A área do projeto é Música. O valor das receitas originárias do MinC Nro. são de R$ 267.175,00 (duzentos e sessenta e sete mil, cento e setenta e cinco reais), e do financiamento Sistema LIC RS R$ 233.400,00 (duzentos e trinta e três mil e quatrocentos reais).
Realizada a análise técnica, foi verificada adequação à legislação vigente, portanto, o projeto em tela está regularmente habilitado para avaliação deste conselho, após o relato desta conselheira.
O projeto Discutindo a relação é um diálogo entre música e literatura brasileira. Em concertos didáticos de música instrumental, o flautista Ayres Potthoff, o violonista Mathias Pinto e o escritor Luís Augusto Fischer se encontram para contar sobre a história e a relação, nem sempre amistosa, entre as duas artes e para relembrar que em momentos de tensão e de acentuação das diferenças há espaço para criar cultura de qualidade.
Serão realizadas 30 apresentações em cidades dos estados da região sul já mencionadas; sendo que, pelo menos quatro, serão realizadas em escolas da rede pública de ensino, todas com entrada franca, e pretende-se realizar concertos didáticos de música instrumental, apresentando o espetáculo Discutindo a Relação - um diálogo entre a história da música e a literatura brasileira no início do Século XX.
O projeto pretende realizar quatro concertos didáticos em escolas como ação educativa para estudantes da rede pública de ensino, apresentando didaticamente a influência dos ritmos europeus na música brasileira, e de que maneira os compositores brasileiros — populares e eruditos — apropriaram-se deles, e os transformaram numa música reconhecida como brasileira. E, além disso, também pretende o projeto apresentar o diálogo entre a música de compositores como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e Carlos Gomes, com a literatura de Machado de Assis, Aluísio de Azevedo, Olavo Bilac e Rui Barbosa,despertando nas novas gerações o interesse e o gosto pela música e pela literatura brasileira, bem como a percepção crítica direcionada aos diversos parâmetros culturais brasileiros.
Municípios - locais de realização – data.
PORTO ALEGRE - Espaço de acesso público com capacidade acima de 200 pessoas (a definir); 19/11/2018 - 21/03/2019 – 02/05/2019 -06/08/2019 – 19/09/2019 - 17/10/2019 – 21/11/2019.
Apresentação em escolas de Porto Alegre (a definir); 23/04/2019.
Canoas – Espaço de acesso público com capacidade acima de 200 pessoas (a definir); 26/11/2018.
CAXIAS DO SUL - Espaço de acesso público com capacidade acima de 200 pessoas (a definir); 05/12/2018, 20/08/2019.
Apresentação em escola de Caxias do Sul (a definir); 14/03/2019.
TORRES - Espaço de acesso público com capacidade acima de 200 pessoas (a definir); 06/12/2018.
PELOTAS - Espaço de acesso público com capacidade acima de 200 pessoas (a definir); 10/12/2018 - 05/11/2018.
Apresentação em escola de Pelotas a definir 10/09/2019.
SANTA CRUZ DO SUL - Espaço de acesso público com capacidade acima de 200 pessoas (a definir); 18/03/2019.
Apresentação em escola de Santa Cruz do Sul (a definir); 04/04/2019.
RIO GRANDE - Espaço de acesso público com capacidade acima de 200 pessoas (a definir); 07/11/2019.
BAGÉ - Espaço de acesso público com capacidade acima de 200 pessoas (a definir); 21/05/2019.
SANTA MARIA - Espaço de acesso público com capacidade acima de 200 pessoas (a definir); 28/05/2019.
PASSO FUNDO - Espaço de acesso público com capacidade acima de 200 pessoas (a definir); 05/12/2019.
ERECHIM - Espaço de acesso público com capacidade acima de 200 pessoas (a definir); 09/04/2019.
NOVO HAMBURGO - Espaço de acesso público com capacidade acima de 200 pessoas (a definir); 08/10/2019.
SÃO LEOPOLDO - Espaço de acesso público com capacidade acima de 200 pessoas (a definir); 22/10/2019.
CANOAS - Espaço de acesso público com capacidade acima de 200 pessoas (a definir);26/11/2019.
TORRES - Espaço de acesso público com capacidade acima de 200 pessoas (a definir);06/12/2018
GRAVATAÍ - Espaço de acesso público com capacidade acima de 200 pessoas (a definir); 09/12/202019.
LAJEADO - Espaço de acesso público com capacidade acima de 200 pessoas (a definir); 24/09/2019.
FLORIANÓPOLIS - SC - Espaço de acesso público com capacidade acima de 200 pessoas (a definir); 03/06/2019.
Joinville - SC - Espaço de acesso público com capacidade acima de 200 pessoas (a definir); 05/06/2019.
CURITIBA - PR - Espaço de acesso público com capacidade acima de 200 pessoas (a definir). 07/06/2019.
As atividades estão assim distribuídas.
Municípios concertos didáticos
Porto Alegre 7
Escola de Porto Alegre 1
Caxias do Sul 2
Caxias do Sul 1
Pelotas 2
Escola de Pelotas 1
Santa Cruz do Sul 1
Escola de Santa Cruz do Sul 1
Rio Grande 1
Bagé 1
Santa Maria 1
Passo Fundo 1
Erechim 1
Novo Hamburgo 1
São Leopoldo 1
Canoas 1
Torres 1
Gravata 1
Lajeado 1
Florianópolis 1
Curitiba 1
Joinville 1
É o relatório.
2. É indiscutível que o projeto em tela traz proposta didática pedagógica louvável, onde música e literatura se entrelaçam e nos revelam aspectos peculiares da vida cotidiana e da convivência entre os povos.
É, justamente, neste sentido que, além do deleite pessoal, estas duas disciplinas possam promover a democratização do saber, e, fomentar uma educação mais inclusiva, profunda e abrangente.
No entanto, mesmo com solicitação feita através de diligência, o projeto não apresentou anuência das prefeituras, das escolas ou da Secretaria de Educação, dos espaços onde se apresentaria, assim como também não existe nenhuma referência à acessibilidade e ao Alvará de PPCI.
3. Em conclusão, o projeto Discutindo a Relação – 1ª Edição - 2018 não é recomendado para avaliação coletiva.
Porto Alegre, 27 de agosto de 2018, ano do cinquentenário do Conselho Estadual de Cultura do RS.
Maria Silveira Marques
Conselheira relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Sessão das 13h30min do dia 18 de outubro 2018.
Presentes: 21 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Ivo Benfatto, Gisele Pereira Meyer, José Édil de Lima Alves, Antônio Carlos Côrtes, Paulo Cesar Campos de Campos, Liana Yara Richter, Moreno Brasil Barrios, Marlise Nedel Machado, Marcelo Restori da Cunha e Dalila Adriana da Costa Lopes.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: André Venzon, Jorge Luís Stocker Júnior, José Airton Machado Ortiz, Claudio Trarbach, Gilberto Herschdorfer e Luis Antonio Martins Pereira.
Abstenções: Paula Simon Ribeiro, Plínio José Borges Mósca e Jaime Antônio Cimenti.
Marco Aurélio Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS