Processo nº 18/1100-0001520-4
Parecer nº 354/2018 CEC/RS
O projeto FESTIVAL PRIMAVERA DO CANTO XUCRO 1ª EDIÇÃO - 2018 é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O projeto Festival Primavera do Canto Xucro 1ª edição - 2018 foi habilitado pela Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer e devidamente encaminhado a este Conselho Estadual da Cultura, nos termos da legislação aplicável. O projeto realizar-se-á do dia 21 de dezembro de 2018 ao dia 18 de março de 2019, na cidade de Caxias do Sul/RS. O projeto está inscrito na área de Música. O produtor cultural é A. O Delgado.
O valor solicitado à LIC/RS é de R$ 221.735,00 (duzentos e vinte e um mil, setecentos e trinta e cinco reais). A Prefeitura de Caxias do Sul não entra com dotação orçamentária para projeto.
Segundo os produtores:
O Festival Primavera do Canto Xucro será realizado na cidade de Caxias do Sul no auditório do Hotel Bela Vista Parque, nos dias 21 e 22 de dezembro de 2018. Trata-se de um evento competitivo de música regional gaúcha, contando também com 03 espetáculos musicais em sua grade de programação. É um evento que pretende “resgatar” este antigo festival, que há anos não é realizado. O festival conta com regulamento próprio, sendo oferecidos ‘cachês por apresentação’ aos artistas responsáveis pelas músicas classificadas, além de premiações aos três primeiros colocados e demais categorias. Serão realizados os shows de Marco Aurélio Vasconcelos, Família Guedes e Leonel Gomes. A entrada será franca e a previsão é de 2500 pessoas nas duas noites do evento.
É o relatório.
2. O presente projeto envolve a música gaúcha ou campeira. Tenciona promover um concurso que resgate temas de nossa cultura terrunha, o que o faz ser recomendado. Todos os povos possuem sua expressão musical. A música de galpão se insere na nossa tradução de cantar as coisas que vemos em nosso dia a dia, nossos costumes e imaginários. Por isso, os festivais de música são importantes na preservação de nossa tradição e história.
O projeto envolve: apresentação das músicas concorrentes (14 músicas); apresentação das músicas concorrentes – finalistas ( 10 músicas); premiação do melhor intérprete (1 prêmio); premiação do melhor instrumentista (1 prêmio); premiação da melhor letra (1 prêmio); premiação da melhor melodia (1 prêmio); apresentação musical com Marco Aurélio Vasconcelos (1 apresentação); apresentação musical com Família Guedes (1 apresentação); apresentação musical com Leonel Gomes (1 apresentação). Premiação das músicas classificadas em 1, 2 e 3 lugar (3 prêmios). Participação do público: 2500 pessoas. Logo, o presente projeto segue um padrão normal de festival de música gaúcha de raiz. Optamos por uma glosa de 20%, que pensamos ser necessária para dar ao projeto um maior equilíbrio quanto a busca de dinheiro público.
Por fim, recomendamos que as políticas de acessibilidade e de segurança – PPCI - para todos os envolvidos no projeto sejam rigorosamente observadas.
3. Em conclusão, o projeto Festival Primavera do Canto Xucro – 1ª Edição - 2018 é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade - podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 177.388,00 (cento e setenta e sete mil trezentos e oitenta e oito reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 30 de setembro de 2018, ano do cinquentenário do Conselho Estadual de Cultura.
Dael Luis Prestes Rodrigues
Conselheiro relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 01 de outubro de 2018.
Presentes: 18 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Jaime Antônio Cimenti, Ivo Benfatto, Paula Simon Ribeiro, Ruben Francisco Oliveira, Plínio José Borges Mósca, José Édil de Lima Alves, Antônio Carlos Côrtes, Paulo Cesar Campos de Campos, Luis Antonio Martins Pereira, Maria Silveira Marques, Liana Yara Richter, Jorge Luís Stocker Júnior, Claudio Trarbach, Dalila Adriana da Costa Lopes e José Airton Machado Ortiz.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Marcelo Restori da Cunha.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 11/10/2018 e considerados prioritários.
Marco Aurélio Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS