Processo nº 18/1100-0001979-0
Parecer nº 451/2018 CEC/RS
O projeto CONGRESSO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL DE SANTA MARIA - 1ª EDIÇÃO é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O presente projeto cultural Congresso de Literatura Infanto-juvenil de Santa Maria - 1ª edição foi habilitado pela Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer e devidamente encaminhado a este Conselho Estadual da Cultura, nos termos da legislação aplicável. Trata-se de um projeto na área de Literatura: Impressão de Livros, Revistas e outros. Envolve uma intensa programação literária que ocorrerá no município de Santa Maria/RS.
O produtor cultural é Chili Produções Culturais Ltda. O projeto ocorrerá de 11 a 13 de abril de 2019, na cidade de Santa Maria. O projeto não conta com verbas municipais. O valor solicitado a LIC/RS é de R$ 99.080,00 ( noventa e nove mil e oitenta reais).
Segundo os produtores,
a proposta envolve a realização de um evento de promoção de leitura, o 1º Congresso de Literatura Infanto Juvenil de Santa Maria. O tema que norteia as atividades propostas é LER, ESCREVER, ILUSTRAR E FAZER LIVROS. A ideia que norteia o evento é a promoção do debate entre professores, livreiros, autores e pesquisadores o ensino da leitura, a qualidade da produção dos livros infantis e juvenis e a importância da literatura infantil e juvenil como material de leitura. Com uma programação diversificada e qualificada, buscamos a adesão das instituições voltadas para a educação, bem como a família, para a importância da leitura. O evento apresenta um Homenageado de Honra e um Escritor Homenageado. Nesta primeira edição definimos o Homenageado de Honra, o cronista santa-mariense e patrono da Feira do Livro de Santa Maria de 2017, Marcelo Canellas; e como Escritor Homenageado, o premiado escritor e ilustrador pernambucano que vive em Porto Alegre, André Neves. A programação proposta envolve Oficinas, sessões de autógrafos, Leitura Compartilhada, Saraus de Leitura, Mini-Maratonas de Leitura nas escolas, mesas redondas e espetáculos voltados para o livro e a leitura. Como convidados deste primeiro evento temos a escritora, contadora de histórias, bibliotecária, membro da Cátedra UNESCO de Leitura e professora da UFRJ, Lúcia Fidalgo; o premiado escritor e ilustrador pernambucano André Neves; o ator, escritor, palhaço, contador de histórias, ilustrador e designer gráfico Luciano Pontes; o mineiro contador de histórias e encantador de pessoas, Roberto Freitas; o ilustrador, desenhista de humor e professor universitário Osvaldo da Costa além do convite às instituições de ensino locais para a realização de atividades durante o evento. O 1º Congresso de Literatura Infanto-Juvenil de Santa Maria acontece de 11 a 13 de abril de 2019, um mês importante para a área, visto envolver o Dia do Livro Infantil e o aniversário do imortal Monteiro Lobato. O evento acontece em Santa Maria, em escolas, bibliotecas e Theatro Treze de Mai.
É o relatório.
2. O projeto Congresso de Literatura Infanto-Juvenil de Santa Maria – 1ª edição é um republicano, equilibrado e enxuto. Além, é claro, de culturalmente excelente. Sabemos todos da importância da leitura para um país. Somos uma nação que ainda carece muito de livros e de leitura. O que se faz nesse campo da cultura ainda é pouco. O Brasil e o nosso estado precisa avançar. O projeto contará com oficinas, sessões de autógrafos, leitura compartilhada, saraus de leitura, mini-maratonas de leitura nas escolas, mesas redondas e espetáculos voltados para o livro e à leitura. Ou seja, o projeto é modesto nas verbas que solicita à LIC, levando-se em conta a riqueza que compõe a sua essência. Cabe ao Conselho Estadual da Cultural apoiar e incentivar projetos dessa importância.
Condicionamos à execução do projeto a adoção de políticas de acessibilidade para pessoas com deficiência e de segurança, no caso, o alvará de PPCI.
3. Em conclusão, o projeto Congresso de Literatura Infanto-Juvenil de Santa Maria - 1ª Edição é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade – podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 99.080,00 (noventa e nove mil e oitenta reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 02 de dezembro de 2018, ano do cinquentenário do Conselho Estadual de Cultura.
Dael Luis Prestes Rodrigues
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 03 de dezembro de 2018.
Presentes: 17 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Jaime Antônio Cimenti, Ivo Benfatto, Gisele Pereira Meyer, José Édil de Lima Alves, Antônio Carlos Côrtes, Paulo Cesar Campos de Campos, Luis Antonio Martins Pereira, Gilberto Herschdorfer, Maria Silveira Marques, Liana Yara Richter, Artur Santos Daudt de Oliveira, Marlise Nedel Machado, Marcelo Restori da Cunha, Claudio Trarbach e Dalila Adriana da Costa Lopes.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 14/12/2018 e considerados prioritários.
Marco Aurélio Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS