Processo nº 18/1100-0001956-0
Parecer nº 458/2018 CEC/RS
O projeto O VIAJANTE ENRAIZADO é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O Viajante Enraizado, projeto habilitado pela SEDACTEL e encaminhado a este Conselho, tem como produtor cultural Valter Nunes Portalete, CEPC 3821. Na equipe principal figuram Rodrigo Nolibos Bauer, como autor do livro, Pedro Junior Lemos da Fontoura, como declamador e Luis Carlos Rocha de Vargas, como contador.
O projeto insere-se na área da Literatura e o período de realização é entre os dias 27 de abril a 08 de junho de 2019 nas cidades de São Borja, Viamão e Santo Antônio da Patrulha. O objetivo principal do projeto é produzir, editar e prensar 2.000 exemplares do livro “O Viajante Enraizado”, uma coletânea com cem (100) poemas de autoria de Rodrigo Bauer. Como metas, o projeto prevê ainda a realização de uma "Oficina de Criação e Recriação Literária", uma apresentação de Recital Poético Musical com Rodrigo Bauer e Pedro Junior.
Plano de distribuição: bibliotecas e escolas, 100; patrocinadores, 50; público participante do evento, 1500; Sedactel, 200; divulgação, 100; livro (Braile) deficientes visuais, 50.
O custo total do projeto é de R$ 79.780 (setenta e nove mil setecentos e oitenta reais), sendo este valor totalmente solicitado ao sistema Pró-Cultura.
É o relatório.
2. A proposta do projeto é muito bem vinda. Em tempos onde os projetos culturais protocolados no sistema Pró-Cultura são, em sua grande maioria de eventos de puro entretenimento, a impressão de livros e sua distribuição em eventos literários merece o aporte de recursos públicos.
Quanto ao conteúdo do livro, o proponente assim o justifica:O Viajante Enraizado”, composto de poemas vencedores de concursos literários e festivais do Sul do Brasil. Uma parte destes versos reflete a história política do Rio Grande do Sul através dos lenços e seus matizes ideológicos, num capítulo à parte chamado “A Voz dos Lenços”. Os demais poemas são de cunho regional gaúcho, mas revestidos de uma permanente alma universal . A justificativa apresentada pelo proponente comprova-se com o boneco do livro apresentado nos anexos do projeto.
Cumpre destacar também a medida de inclusão prevista no projeto, com a impressão de 50 livros em braile a serem disponibilizados nos três eventos de lançamento do livro, e a posterior destinação para instituições de atendimento e apoio a pessoas com deficiência visual.
Essa relatora sugere que os livros impressos em braile sejam destinados também para a SEDACTEL, Escolas e Bibliotecas, previstas no plano de distribuição, ampliando assim o acesso a este material.
3. Em conclusão, o projeto O Viajante Enraizado é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade – podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 79.780 (setenta e nove mil setecentos e oitenta reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 10 de dezembro de 2018, ano do cinquentenário do Conselho Estadual de Cultura.
Gisele Pereira Meyer
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 11 de dezembro de 2018.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Ivo Benfatto, Paula Simon Ribeiro, Ruben Francisco Oliveira, Plínio José Borges Mósca, Antônio Carlos Côrtes, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Paulo Cesar Campos de Campos, Luis Antonio Martins Pereira, Dael Luis Prestes Rodrigues, Gilberto Herschdorfer, Maria Silveira Marques, Liana Yara Richter, Jorge Luís Stocker Júnior, Artur Santos Daudt de Oliveira, Marlise Nedel Machado, Marcelo Restori da Cunha, Claudio Trarbach, Dalila Adriana da Costa Lopes e André Venzon.
Impedimentos: José Édil de Lima Alves e José Airton Machado Ortiz.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 14/12/2018 e considerados prioritários.
Marco Aurélio Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS