Processo nº 18/1100-0001907-2
Parecer nº 393/2018 CEC/RS
O projeto 21 ANOS - ENCONTRO DE VIOLONCELOS - EDIÇÃO 2019 é recomendado para a avaliação coletiva.
1. Realizada a análise técnica foi verificada adequação à legislação vigente. O projeto cultural está regularmente habilitado para avaliação do Conselho Estadual de Cultura sobre o mérito cultural e sobre o grau de prioridade, nos termos do art. 7º §1º da Lei 13.490/2010.
O projeto em epígrafe, que tem por proponente a Associação Cultural Cantabile (CEPC: 3846), com parecer favorável número 289/2018 da SAT, cujo analista foi Mateus Dalla Rosa, tem previsto sua realização de 07 a 13 de julho de 2019. O endereço da citada Associação é Rua Senhor dos Passos, 202, bairro Centro, Porto Alegre; sua responsável legal é Susana Szymanski Ronchetti, que desempenhará a função de proponente e coro. A área do projeto é Música, e os locais de realização todos na capital do Rio Grande do Sul; são eles: Goethe Institut - Av. 24 de Outubro, 112, Instituto de Artes da UFRGS - Rua Senhor dos Passos, 248 e Fundação Ecarta - Av. João Pessoa, 943.
A equipe principal é composta por Milene Aliverti (CPF: 394.607.382-49) na função de diretora artística e professora de violoncelo, Delmar Dickel - DD Produções Ltda. (CNPJ: 11.546.214/0001-84) na função de produtor e coordenador, Ester Chaves Rodrigues (CNPJ: 06.313.871/0001-41) na função de assessoria de imprensa; e o contador é Elmir José Ludwig (CRC: 67827).
Descrição do projeto, apresentação e justificativas:
Apresentação:
O projeto consiste na realização do 21º Encontro de Violoncelos do RS, evento que vem sendo realizado anualmente desde 1999 de forma continuada e ininterrupta. Coordenado pela professora Me. Milene Aliverti (UFRGS), ampliando sua atuação, o projeto compreenderá a realização de masterclasses de violoncelo e música de câmara, workshops, painéis, palestras, recitais e concertos, num total de 40 h/a, durante 06 dias, em Porto Alegre. Participarão estudantes do instrumento vindos de diversas localidades e estados, de diferentes níveis, integrando pessoas dos 4 até acima de 80 anos, até o limite de 100 alunos. A 21ª edição contará com professores capacitados para esta tarefa vindos do Canadá, Alemanha, Espanha, França, além do Brasil. Os concertos para o público em geral têm entrada franca. O concerto final terá a participação dos vencedores do 2º Concurso Jovem Violoncelista Solista do RS, da Extensão UFRGS. A maioria das atividades do projeto será realizada no Instituto Goethe e na Fundação Ecarta.
Justificativa do Projeto:
Em que medida a proposta apresentada é importante para o estado e que resultados concretos trará para a sociedade?
6.1 Dimensão simbólica: linguagens e práticas artísticas, referências estéticas, originalidade, importância simbólica, identitária e de pertencimento para a cultura local.
Ao longo de 20 anos, a tônica do Encontro de Violoncelos é a diversidade. Reúne estudantes de diversas localidades, de diferentes níveis, além de músicos profissionais, abrangendo pessoas de todas as idades, que assim podem ter contato com professores de grande capacidade e reconhecimento mundial. O evento vem contribuindo para a formação de um número expressivo de músicos, muitos deles se tornando profissionais de importantes orquestras nacionais e internacionais e professores de universidades. Além disso, contribui para a oferta de programações musicais diferenciadas para a população da Grande Porto Alegre.
6.2 Dimensão econômica: aspectos relacionados à economia da cultura, geração de empregos e renda, fortalecimento da cadeia produtiva, formação de mercado para a cultura.
O Encontro remunera professores especialistas no instrumento e profissionais de áreas correlatas. Propicia o intercâmbio de conhecimentos com mestres de renome internacional, assim qualificando o professor local para o incremento de seu desempenho profissional. A oferta de apresentações com a integração de muitas crianças leva famílias e o entorno destas às casas de espetáculo. Muitas pessoas têm sua primeira experiência como espectadora de música de concerto nestes eventos, configurando uma forte ação de formação de plateia.
6.3 Dimensão cidadã: práticas de democratização do acesso, formação de plateia, medidas de acessibilidade, relação com a comunidade local.
O projeto promove a inclusão sociocultural e educativa através da integração de alunos de projetos sociais de Porto Alegre às atividades do evento. Não só oferece oportunidade de estudo do violoncelo, como também promove eventos abertos e de livre acesso para a comunidade, na forma de recitais e concertos. Estes têm entrada franca, em locais de plena acessibilidade física, com intérprete de libras e, pelo menos, um folder programa em braile. O concerto final será disponibilizado na internet.
7 Objetivos
7.1 Objetivo Geral
Realizar o 21º Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul.
7.2 Objetivos Específicos
Oportunizar o estudo e aperfeiçoamento musical no violoncelo;
Contribuir para o intercâmbio cultural entre estudantes e profissionais de música;
Estimular a reflexão acerca da música de concerto contemporânea, com a realização de painéis;
Oferecer programação musical gratuita para a comunidade;
Promover a inclusão sociocultural e educativa através da integração de alunos de projetos sociais de Porto Alegre às atividades do evento;
Oportunizar a participação de alunos em Orquestra de Violoncelos;
Proporcionar conhecimento da História da Música e do Violoncelo.
8 Metas
Alunos - inscrição - 100;
Aulas - horas - 40;
Masterclasses - sessão - 20;
Palestra - apresentação - 1;
Corpo Docente - professores - 6;
Concertos/Recitais - apresentação - 6;
Público - espectadores - 2000.
9 Metodologia
O Encontro de Violoncelos acontece anual e ininterruptamente em terras gaúchas desde 1999. Há reconhecida capacidade de organização e execução do evento. O presente projeto vem possibilitar um melhor suporte logístico e de pessoal para a 21ª edição, possibilitando, assim, também aumento da gama de atividades e, sobretudo, mais acessibilidade ao público e aos alunos. A concepção, montagem da programação, escolha e convite a professores e concertistas, direção geral e artística cabe à professora mestra Milene Aliverti, apoiada pela secretária Carla Beber e pela produtora e assessora de comunicação Ester Chaves Rodrigues. A proponente do projeto é a Associação Cultural Cantabile, especialmente através de seu consultor técnico, produtor, maestro Delmar Dickel, que atuará como coordenador geral do projeto e será responsável por toda operacionalização junto ao Pró-Cultura; bem como, por seu contador Elmir José Ludwig, ambos com experiências anteriores em projetos LIC. A captação de recursos será coordenada por Zenar Eckert, parceiro da proponente em projetos Rouanet. Professores da Europa, Canadá e São Paulo serão representados pela empresa Verborum Ltda., conforme anuências; e terão suas viagens agenciadas pela empresa Uniquetur. A cotação do transporte aéreo ainda é muito provisório. Tomamos por base os valores da atualidade, mas há de se considerar que a compra das passagens só se dará em 2019 e o mês de julho é de alta temporada. Também são previstos custos de hospedagem e transporte local dos professores. O custo de hospedagem do aluno correrá por conta própria, sendo que se buscará parceiros para o apadrinhamento de alunos carentes. Para difusão em ambiente virtual e disponibilização futura e permanente dos conteúdos, especialmente dos concertos, são previstos registros fotográficos e videográficos. Algumas representações de funções ainda não foram definidas. Nestes casos, apresentamos provisoriamente os CPFs na planilha orçamentária. Em tempo hábil e sob contrato isto será definido. Por isso, não prevemos incidência de impostos para estes pagamentos.
O cronograma e a programação, bem como a planilha de custos estão bem descritos e os valores dos cachês, segundo pude informar-me, compatíveis com os valores de mercado.
O financiamento não conta com outras fontes de recursos que não seja a LIC e o custo geral, orçado em R$ 142.975,00 (cento e quarenta e dois mil, novecentos e setenta e cinco reais).
É o relatório.
2. Como foi possível verificar pelo relatório, este será o 21º Encontro de Violoncelos do RS, que vem sendo realizado anualmente desde 1999 de forma continuada e ininterrupta. Seja pela continuidade, seja pelo que consta na dimensão simbólica, reunião de estudantes de diversas localidades, de diferentes níveis, além de músicos profissionais, oriundos dos mais diversos pontos, seja no exterior, seja no Brasil, abrangendo pessoas de todas as idades, que assim podem ter contato com artistas e professores de grande capacidade e reconhecimento mundial, estou seguro de que tal atividade não pode ser resumida, em sua concepção, a mero evento, embora a redação original insista no uso de tal termo (evento). Se ao longo desses vinte anos vem contribuindo para a formação de um número expressivo de músicos, muitos deles se tornando profissionais de importantes orquestras nacionais e internacionais e professores de universidades, e, além disso, contribuindo para a oferta de programações musicais diferenciadas para a população da Grande Porto Alegre, não posso concordar que o Encontro possa ser resumido a um evento, senão que há um programa que se prolonga por duas décadas, semeando as boas sementes que já vêm produzindo bons frutos. Sabemos todos o quanto é necessário investir para a formação de quadros competentes e quanta paciência, insistência e abnegação demandam o competente preparo de tais quadros.
Na medida em que os promotores preocupam-se em trabalhar linguagens e práticas artísticas, referências estéticas e originalidade, buscando mestres de renomada competência de diferentes partes, da América do Norte à Europa, sem descurar dos valores brasileiros para ministrar aulas teórico-práticas com pessoas de nossa comunidade sul-rio-grandense, garante, estou certo, a importância simbólica, identitária e de pertencimento para a cultura local.
Bem assim nas dimensões econômica e cidadã o projeto mostra-se convincente, fundamentando o convencimento para a recomendação como a que faço.
Os objetivos geral e específicos, como enunciados, igualmente poderão ser alcançados de forma plena com o desenvolvimento das ações propostas. Os cachês para a remuneração dos profissionais a serem contratados, pelo que consultei com pessoas que conhecem o setor, estão de acordo com os padrões usados.
Os anexos apresentam as anuências das empresas de representações dos professores e da coordenação, dos artistas principais e dos locais onde serão apresentados os espetáculos e desenvolvidas as atividades previstas no projeto. Contudo, como condicionantes devem ser apresentados os APPCI (Alvarás de PPCI) para cada local onde as atividades serão desenvolvidas.
O financiamento global não conta com outros aportes, além dos solicitados à LIC, no montante de R$ 142.975,00 (cento e quarenta e dois mil, novecentos e setenta e cinco reais).
3. Em conclusão, o projeto 21 Anos - Encontro de Violoncelo Edição 2019 é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade - podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 142.975,00 (cento e quarenta e dois mil e novecentos e setenta e cinco reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 18 de outubro de 2018, ano do cinquentenário do Conselho Estadual de Cultura.
José Édil de Lima Alves
Conselheiro relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 24 de outubro de 2018.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Ivo Benfatto, Paula Simon Ribeiro, Ruben Francisco Oliveira, Gisele Pereira Meyer, Antônio Carlos Côrtes, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Paulo Cesar Campos de Campos, Luis Antonio Martins Pereira, Gilberto Herschdorfer, Maria Silveira Marques, Liana Yara Richter, Jorge Luís Stocker Júnior, Moreno Brasil Barrios, Marlise Nedel Machado, Marcelo Restori da Cunha, Claudio Trarbach, Dalila Adriana da Costa Lopes e José Airton Machado Ortiz.
Impedimentos: André Venzon.
Abstenções: Plínio José Borges Mósca e Jaime Antônio Cimenti.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 24/10/2018 e considerados prioritários.
Marco Aurélio Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS