Processo nº 18/1100-0002235-5
Parecer nº 114/2019 CEC/RS
O projeto ESPAÇO PRÓ-CULTURA NO DIA DE SÃO PATRÍCIO, em grau de recurso, não é acolhido.
1. Ingressa o proponente com recurso contra a deliberação do pleno, que não recomendou o projeto para a avaliação coletiva. O recurso apresentou contrapontos acerca da decisão.
É o relatório.
2. Embora o recurso tenha dirimido a dúvida suscitada pela conselheira relatora acerca do local onde seria realizado o evento, não se vislumbra mérito no projeto em comento, uma vez que este não colabora para o reconhecimento da identidade e a valorização da comunidade local.
A título de exemplo da inexistência de mérito, embora constem como objetivos específicos no projeto - Valorizar a diversidade de expressões artísticas ligadas a música e as artes cênicas; - Instigar e desproblematizar através das artes a transdisciplinaridade e transversalidade da cultura, não se verificou, efetivamente, qual(is) atividade(s) que atenderiam tais objetivos, e, por conseguinte, resta prejudicado o mérito cultural do projeto.
A programação restringe-se a apresentações musicais que, como refere o voto proferido “poderá ser realizado em qualquer dia ou em qualquer local, nada deixando de formação para o público”.
3. Em conclusão, o projeto Espaço Pró-Cultura no Dia de São Patrício, em grau de recurso, não é acolhido.
Porto Alegre, 05 de abril de 2019.
Gilberto Herschdorfer
Conselheiro Relator
Informe:
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Recurso não acolhido pelo Pleno
Sessão das 13h30min do dia 08 de abril 2019.
Presentes: 17 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Jaime Antônio Cimenti, Ivo Benfatto, Gisele Pereira Meyer, Plínio José Borges Mósca, Antônio Carlos Côrtes, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Luis Antonio Martins Pereira, Jorge Luís Stocker Júnior, Moreno Brasil Barrios, Marcelo Restori da Cunha, Dalila Adriana da Costa Lopes, Gabriela Kremer da Motta e José Airton Machado Ortiz.
Abstenções: Paulo Cesar Campos de Campos e Marlise Nedel Machado.
Marco Aurélio Alves
Presidente do CEC/RS
Processo nº 18/1100-0002223-5
Parecer nº 474/2018 CEC/RS
O projeto ESPAÇO PRÓ-CULTURA NO DIA DE SÃO PATRÍCIO 3 ª EDIÇÃO 2019 não é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O projeto em tela tem a produção de 6 PRO EVENTOS EMPRESARIAIS LTDA, CEPC: 4175, a ser realizado no dia 17 de março de 2019, em Porto Alegre. O responsável legal é Rodrigo Vargas Machado, na função de coordenador do projeto e, na equipe principal, Efexis Marketing e Eventos Ltda. CNPJ: 05.075.277/0001-05, na função de produtor de palco, auxiliar de rodução, técnico de som, técnico de iluminação; Mandala Produções CNPJ: 02.830.858/0001-09, na função de produtor executivo e coordenador administrativo-financeiro; Agnata Marketing e Eventos Ltda., CNPJ: 19.658.436/0001-09, na função de gestor de mídias sociais; e Francisco Hypólito da Silveira, CRC: 30315, como contador.
Realizada a análise técnica, foi verificada adequação à legislação vigente, portanto, o projeto em tela está regularmente habilitado para avaliação deste Conselho, após o relato desta conselheira.
O Espaço Pró-Cultura no Dia de São Patrício - 3ª edição 2019, será realizado no dia 17 de março de 2019, iniciando às 10 horas e tendo seu último espetáculo às 21 horas e 15 minutos, em palco, com estrutura profissional e qualificada, armado no novo Parque do Pontal, localizado no antigo Estaleiro Só, em Porto Alegre, com uma programação artístico-cultural totalmente produzida e apresentada pelos artistas locais e regionais em três segmentos artísticos: Música, Teatro e Dança, propondo estilos e linguagens que abordam e representam a diversidade e os talentos no campo das artes do município e do estado.
O objetivo geral é realizar o Espaço Pró-Cultura no Dia de São Patrício - 3ª edição 2019, com apresentações artísticas de música, dança e teatro, no dia 17 de março de 2019, com artistas e grupos do município e estado, (em palco no espaço central (da praça Maurício Cardoso), iniciando as 10 horas e encerrando as 22 horas, como já mencionado.
Os objetivos específicos são incentivar o mercado cultural e gerar renda com os serviços relacionados aos eventos, promovendo espetáculos cênicos e musicais com artistas gaúchos; promover a inserção social e cultural de portadores de necessidades especiais, palavras do produtor, através do plano de acessibilidade, valorizando a diversidade de expressões artísticas ligadas a música e as artes cênicas.
Metas
Bando Celta - Música Folclórica: 1 apresentação
Tenente Cascavel – Rock Gaúcho: 1 apresentação
Bandinha Didadó - World Music: 1 apresentação
Irish Fellas – Música Folclórica: 1 apresentação
Zooropa – U2 Cover: 1 apresentação
Lugh - Irish Punk: 1 apresentação
Jornada Ancestral - Gaiteiros Itinerantes: 1 apresentação
Grupo de dança - Dança Folclórica: 1 apresentação
Stand Up: 1 apresentação
Dança Circular: 2 apresentação
Teatro de Bonecos: 2 apresentação
Grupo de anões - Turma dos Duendes: 1 apresentação
Pintura de rosto: 1 intervenção
Dança Celta, Grupo Arallec´h: 1 apresentação
DJ: 1 apresentação
A programação cultural não se limitará somente ao palco, mas acontecerá em toda a praça, com intervenções de trupes teatrais, músicos e grupos de danças, que a qualquer momento poderão fazer estas intervenções. A programação contemplará os seguintes grupos artísticos Bando Celta - Música Folclórica, Tenente Cascavel – Rock Gaúcho, Bandinha Didadó - World Music, Irish Fellas – Música Folclórica, Zooropa – U2 Cover, Lugh - Irish Punk, Jornada Ancestral - Gaiteiros Itinerantes, Grupo Folclórico - Stand Up, Dança Circular, Teatro de Bonecos, Grupo de anões - Turma dos Duendes, Pintura de rosto, Dança Celta com Grupo Arallec
2. O projeto Espaço Pró-Cultura no Dia de São Patrício - 3ª edição 2019 é uma homenagem ao Santo Padroeiro da Igreja Católica na Irlanda, que tinha como missão pregar o cristianismo na região. De acordo com registros, St. Patrick’s nasceu na Grã-Bretanha e foi capturado e escravizado por piratas irlandeses. Patrício conseguiu se libertar e ingressou sua vida religiosa no mosteiro de Ésir, na França. Anos mais tarde, foi convidado para retornar à Irlanda como bispo para evangelização das pessoas. O folclore irlandês conta que Patríck’s utilizava o trevo de três folhas para representar a Santíssima Trindade. Devido à paisagem predominante na Irlanda, o verde acabou sendo escolhido para simbolizar a festa. Os leprechauns, ou gnomos, são outros símbolos da celebração.
Todos os anos, no dia 17 de março, comemora-se a possível data de falecimento de São Patrício, em 461. Na Irlanda as comemorações festivas nesse dia datam de 1931, mas foi na década de 1960 que a festa passou a ter um caráter mais “pagão”, permitindo a reunião de pessoas em pub’s ou mesmo em espaços a céu aberto, para ouvir boa música e consumir a gastronomia preferencialmente tingida de verde, não havendo comercialização de ingressos.
Sabemos que conhecer a história, os costumes e a tradição de outros estados e outros países, enriquece nossa cultura, mas é preciso que essas informações venham acompanhadas de literatura, música, artes, geografia e conhecimentos gerais, não basta tão somente referenciar uma data ou o nome de um santo com um evento, quando este nada mais é do que um show, que poderá ser realizado em qualquer dia ou em qualquer local, nada deixando de formação para o público.
Quanto às informações técnicas, embora o proponente cite em seu projeto a Resolução CEC Nº 001/2014, o Decreto no 6.949, de 25 de agosto de 2009, Norma Brasileira 15599:2008 da ABNT, Intérprete de Libras e faça outras referências às leis e orientações necessárias a elaboração de um projeto cultural, nada foi anexado ao mesmo. Como, também nada existe sobre o APPCI e o impacto ambiental, não havendo nenhuma documentação sobre a anuência do espaço a ser ocupado. E mais, a confusão que o produtor faz com o local de apresentação do projeto, senão vejamos: O projeto inicia descrevendo que o evento acontecerá no Parque do Pontal, no antigo Estaleiro Só, que fica na Avenida Diário de Notícias, bairro Cristal, ao descrever o objetivo geral, assim está escrito (em palco no espaço central da praça Maurício Cardoso) e repete quando descreve a metodologia,(deslocamento de toda a estrutura necessária para a Praça Maurício Cardoso), esta praça está situada entre as ruas Félix da Cunha e Tobias Barreto, no bairro Moinhos de Ventos. Afinal, onde acontecerá o evento?
3. Em conclusão, o projeto Espaço Pró-Cultura no Dia de São Patrício 3ª Edição 2019 não é recomendado para a avaliação coletiva.
Porto Alegre, 18 de dezembro de 2018, ano do cinquentenário do Conselho Estadual de Cultura do RS.
Maria Silveira Marques Conselheira Relatora
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
Sessão das 13h30min do dia 21 de dezembro 2018.
Presentes: 20 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Ivo Benfatto, Paula Simon Ribeiro, Gisele Pereira Meyer, Plínio José Borges Mósca, José Édil de Lima Alves, Antônio Carlos Côrtes, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Paulo Cesar Campos de Campos, Luis Antonio Martins Pereira, Gilberto Herschdorfer, Jorge Luís Stocker Júnior, Moreno Brasil Barrios, Marlise Nedel Machado, Marcelo Restori da Cunha, Claudio Trarbach, Dalila Adriana da Costa Lopes, André Venzon e José Airton Machado Ortiz.
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS