Processo nº 19/1100-0000983-8
Parecer nº 324/2019 CEC/RS
O projeto VEM TE RINDO 1ª EDIÇÃO 2019 é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-cultura e foi habilitado pela SEDAC - Secretaria de Estado da Cultura, sendo encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor e a este conselheiro em 24 de junho de 2019. Sua área é de Artes Cênicas: teatro e será realizado de 02 de novembro de 2019 a 25 de abril de 2020, em Porto Alegre. O proponente é Artistaria Agencia Produtora Eireli, CEPC 6775, e o contador é Leonardo Vinícius Simanke Linck, CRC 59455. O proponente declara ter receitas previstas com a comercialização de bens e serviços de R$ 65.200,00, cabendo à LIC o valor de R$ 182.200,00, o que perfaz um total de R$ 247.300,00.
Segundo o proponente, o projeto tem “como propósito principal a realização de uma série de shows feitos por comediantes gaúchos na cidade de Porto Alegre durante aproximadamente 6 meses (24 semanas) entre 2019 e 2020. Desta forma, as noites de sábado serão dedicadas à apresentação de comediantes gaúchos, valorizando assim o que de melhor é produzido por nossos artistas, sejam eles bastante conhecidos ou não pelo grande público. Cada noite contará com a presença de 4 humoristas que apresentarão parte de seu repertório. Será oferecido gratuitamente uma série de 6 oficinas de aprimoramento técnico. Além disso, buscam estimular o sentimento de fidelidade do público para as atividades, promovendo a manutenção da regularidade da programação em um local único para receber e abrigar o projeto, o Porto Alegre Comedy Club, um espaço novo na cidade, inspirado na cultura norte americana e nas principais casas no formato “Comedy” existentes pelo mundo. O espaço está localizado próximo à região central de Porto Alegre, com acesso facilitado, propiciando desta forma a participação de toda comunidade. É um espaço plural, aberto diariamente, com shows de humor durante as noites, com o melhor do que é produzido em comédia no país, com participação de artistas consagrados e em ascensão, além de oferecer atividades formativas para iniciantes. O espaço de show possui lugares para 250 espectadores, acesso à portadores de deficiência” (termo equivocado, visto que não se porta deficiência. O correto é pessoa com deficiência), além de locais reservados para usuários de cadeiras de rodas.
É o relatório.
2. Baseado em formatos importados, devido a nossa cultura colonizada e com história relativamente recente, o humor nacional não parece muito descolado de seus modelos estrangeiros. Apesar disso, apresenta algumas particularidades, segundo Elias Thomé Saliba, titular de teoria da história da Universidade de São Paulo (USP) e autor do livro As Raízes do Riso, que investiga a gênese do humor no Brasil. “O humor brasileiro é reflexo da nossa falta de identidade”, diz Saliba.
O stand up, embora tenha virado febre nos anos 2000, já estava por aqui desde a década de 1960 e seu formato era presente no trabalho de humoristas como Jô Soares, Chico Anísio, Juca Chaves, José Vasconcelos e etc. A novidade, com auxílio da Internet, revelou uma nova leva de humoristas que, assim como se deu no começo do século passado com o rádio e o cinema, migraram da web para a televisão. O movimento deu aos humoristas audiência, mas também limitações e riscos, além de críticas e debates sobre os textos que criam ou improvisam. Piadas com teor machista, preconceituosas e embasadas no bullying são defendidas pelos autores, porém a defesa do direito do politicamente incorreto encobre, na realidade, a falta de qualidade artística do texto e das interpretações.
No Rio Grande do Sul, o tom machista foi disseminado pelo stand up, por isso, fazer um festival desse gênero se justificaria caso seja para qualificar esse nicho, aprimorando principalmente a base cênica desses artistas e para aperfeiçoar a qualidade dos textos, porém o material sobre as oficinas é muito genérico e não apresenta um plano pedagógico e, muito menos, seus ministrantes. Porém há de se reconhecer, em tempo de crise, a capacidade em viabilizar um novo espaço na cidade e a habilidade empreendedora do coletivo em fomentar um público. Sendo que dos artistas que vi em vídeos do Youtube, há alguns com textos bem construídos, como o menino de Alvorada, mas que pecam no domínio cênico. Enfim, uma direção cênica acrescentaria muito a esses artistas. E reabilito as glosas pelos valores estarem adequados e serem necessários para a execução das atividades propostas.
É importante ressaltar que o projeto, apesar de apresentar algumas propostas em relação às medidas de acessibilidade, precisa também atender questões relacionadas à segurança, incluindo o APPCI, redução de impacto ambiental, bem como o cumprimento da Lei do Artista com uso de nota contratual na contratação de artistas e técnicos segundo a Lei do Artista – Lei nº 6533/1978, Decreto nº 82385/1978, Portaria MTB nº 656/2018. Atendendo a observância do uso da nota contratual, segundo a lei na contratação de artistas e técnicos, conforme a Lei nºs 6533/78, Dec 82385/78, Lei 3857/60 e quanto aos modelos de contratos e nota contratual na nota MTB nº656/2018, além das normas de Segurança do Trabalho: NR10, NR18 e NR 35. Tópicos que estão devidamente previstos para serem comprovados pelo proponente junto ao gestor do Sistema Pró-cultura/RS, sob pena de não usufruir dos recursos pleiteados, caso não sejam atendidas tais exigências.
3. Em conclusão, o projeto Vem Te Rindo - 1ª Edição - 2019 é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade – podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 181.200,00 (cento e oitenta e um mil e duzentos reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 12 de agosto de 2019.
Marcelo Restori da Cunha
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 12 de agosto de 2019.
Presentes: 22 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Paula Simon Ribeiro, Cristiano Laerton Goldschmidt, Gisele Pereira Meyer, Plínio José Borges Mósca, José Édil de Lima Alves, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos, Nicolas Beidacki, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Gilberto Herschdorfer, Vitor André Rolim de Mesquita, Liana Yara Richter, Jorge Luís Stocker Júnior, Moreno Brasil Barrios, Marlise Nedel Machado, Vinicius Vieira de Souza, Dalila Adriana da Costa Lopes, Gabriela Kremer da Motta e José Airton Machado Ortiz.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 15/08/2019 e considerados prioritários.
José Édil de Lima Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
3. Em conclusão, o projeto Vem Te Rindo - 1ª Edição - 2019 é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade – podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 182.200,00 (cento e oitenta e dois mil e cem reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
O projeto “VEM TE RINDO 1ª EDIÇÃO 2019” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-cultura e foi habilitado pela SEDAC - Secretaria de Estado da Cultura, sendo encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor e a este conselheiro em 24 de junho de 2019. Sua área é de ARTES CÊNICAS: teatro e será realizado de 02/11/2019 à 25/04/2020, em PORTO ALEGRE. O proponente é ARTISTARIA AGENCIA PRODUTORA EIRELI CEPC: 6775 e o contador é Leonardo Vinícius Simanke Linck CRC: 59455. O proponente declara ter receitas previstas com a comercialização de bens e serviços de R$ 65.200,00, cabendo a LIC o valor de R$ 182.100,00, o que perfaz um total de R$ 247.300,00.
Segundo o proponente o projeto tem como propósito principal a realização de uma série de shows feitos por comediantes gaúchos na cidade de Porto Alegre durante aproximadamente 6 meses (24 semanas) entre 2019 e 2020. Desta forma, as noites de sábado serão dedicadas à apresentação de comediantes gaúchos, valorizando assim o que de melhor é produzido por nossos artistas, sejam eles bastante conhecidos ou não pelo grande público. Cada noite contará com a presença de 4 humoristas que apresentarão parte de seu repertório. Será oferecido gratuitamente uma série de 6 oficinas de aprimoramento técnico. Além disso, buscam estimular o sentimento de fidelidade do público para as atividades, promovendo a manutenção da regularidade da programação em um local único para receber e abrigar o projeto, o Porto Alegre Comedy Club, um espaço novo na cidade, inspirado na cultura norte americana e nas principais casas no formato “Comedy” existentes pelo mundo. O espaço está localizado próximo à região central de Porto Alegre, com acesso facilitado, propiciando desta forma a participação de toda comunidade. É um espaço plural, aberto diariamente, com shows de humor durante as noites, com o melhor do que é produzido em comédia no país, com participação de artistas consagrados e em ascensão, além de oferecer atividades formativas para iniciantes. O espaço de show possui lugares para 250 espectadores, acesso à portadores de deficiência (termo equivocado, visto que não se porta deficiência. O correto é pessoa com deficiência), além de locais reservados para usuários de cadeiras de rodas.
2. Baseado em formatos importados devido a nossa cultura colonizada e com história relativamente recente, o humor nacional não parece muito descolado de seus modelos estrangeiros. Apesar disso, apresenta algumas particularidades segundo Elias Thomé Saliba, titular de teoria da história da Universidade de São Paulo (USP) e autor do livro As Raízes do Riso, que investiga a gênese do humor no Brasil. “O humor brasileiro é reflexo da nossa falta de identidade”, diz Saliba.
O stand up, embora tenha virado febre nos anos 2000, já estava por aqui desde a década de 1960 e seu formato era presente no trabalho de humoristas como Jô Soares, Chico Anísio, Juca Chaves, José Vasconcelos e etc. A novidade, com auxílio da internet revelou uma nova leva de humoristas que, assim como se deu no começo do século passado com o rádio e o cinema, migraram da web para a televisão. O movimento deu aos humoristas audiência, mas também limitações e riscos, além de críticas e debates sobre os textos que criam ou improvisam. Piadas com teor machista, preconceituosas e embasadas no bullying são defendidas pelos autores, porém a defesa do direito do politicamente incorreto encobre, na realidade, a falta de qualidade artística do texto e das interpretações.
No Rio Grande do Sul, o tom machista foi disseminado pelo stand up, por isso, fazer um festival desse gênero se justificaria caso seja para qualificar esse nicho, aprimorando principalmente a base cênica desses artistas e para aperfeiçoar a qualidade dos textos, porém o material sobre as oficinas é muito genérico e não apresenta um plano pedagógico e, muito menos seus ministrantes. Porém há de se reconhecer, em tempo e crise a capacidade em viabilizar um novo espaço na cidade e a habilidade empreendedora do coletivo em fomentar um público. Sendo que dos artistas que vi em vídeos do you tube há alguns com textos bem construídos, como o menino de Alvorada, mas que pecam no domínio cênico. Enfim uma direção cênica acrescentaria muito a esses artistas.
É importante ressaltar que o projeto apesar de apresentar algumas proposta em relação às medidas de acessibilidade, precisa também atender questões relacionadas a segurança, incluindo o APPCI, redução de impacto ambiental, bem como o cumprimento da Lei do Artista com uso de nota contratual na contratação de artistas e técnicos segundo a lei do artista – Lei nº 6533/1978, Decreto nº 82385/1978, Portaria MTB nº 656/2018. Atendendo a observância do uso da nota contratual segundo a lei na contratação de artistas e técnicos, conforme a Lei nºs 6533/78, Dec 82385/78, Lei 3857/60 e quanto aos modelos de contratos e nota contratual na nota MTB nº656/2018, além das Normas de Segurança do Trabalho: NR10, NR18 e NR 35. Tópicos que estão devidamente previstos para serem comprovados pelo proponente junto ao gestor do Sistema Pró-cultura/RS, sob pena de não usufruir dos recursos pleiteados, caso não sejam atendidas tais exigências.
3. Em conclusão, o projeto “Vem Te Rindo - 1ª Edição - 2019” é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade - podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 181.100,00 (cento e oitenta e um mil e cem reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
3. Em conclusão, o projeto “Vem Te Rindo - 1ª Edição - 2019” é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade - podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 182.100,00 (cento e oitenta e dois mil e cem reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
1. O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-cultura e foi habilitado pela SEDAC - Secretaria de Estado da Cultura, sendo encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor e a este conselheiro em 24 de junho de 2019. Sua área é de Artes Cênicas: teatro e será realizado de 02 de novembro de 2019 a 25 de abril de 2020, em Porto Alegre. O proponente é Artistaria Agencia Produtora Eireli, CEPC 6775, e o contador é Leonardo Vinícius Simanke Linck, CRC 59455. O proponente declara ter receitas previstas com a comercialização de bens e serviços de R$ 65.200,00, cabendo à LIC o valor de R$ 182.100,00, o que perfaz um total de R$ 247.300,00.
3. Em conclusão, o projeto Vem Te Rindo - 1ª Edição - 2019 é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade – podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 182.100,00 (cento e oitenta e dois mil e cem reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
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