Processo nº 00323/2020
Parecer nº 005/2021 CEC/RS
O projeto “PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DO ACAMPAMENTO FARROUPILHA DE CANOAS EDIÇÃO 29 ANO 2021” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DO ACAMPAMENTO FARROUPILHA DE CANOAS EDIÇÃO 29 ANO 2021, após realizada a análise pela equipe técnica do Pró-Cultura RS e sendo atendidas as diligências solicitadas é considerado adequado quanto a sua proposta sendo recomendado para avaliação coletiva.
O projeto tem como produtor cultural SUZANA PEREIRA SCHWUCHOW, por contador Lucas de Oliveira, se classifica como ARTES E ECONOMIA na área de TRADIÇÃO E FOLCLORE e não está vinculado a data fixa. O valor proposto para financiamento em sua totalidade pelo sistema LIC é de R$ 206.227,00 (duzentos e seis mil duzentos e vinte e sete reais).
O referido projeto será realizado no Parque Eduardo Gomes em Canoas de 11 a 20 de setembro, com entrada franca, o evento é organizada pela Danna Produções e a Prefeitura Municipal de Canoas através da Secretaria de Turismo e Cultura e integra as comemorações em homenagem aos Festejos Farroupilhas no RS. A programação tem por objetivos fomentar, divulgar e fortalecer a Cultura Gaúcha, proporcionar o acesso aos bens culturais, difundir e incentivar o desenvolvimento e o talento dos artistas do nosso Estado através das apresentações musicais, das atividades com as escolas e do festival de dança.
Canoas está localizado na região metropolitana de Porto Alegre, a população atual é de aproximadamente 344 mil pessoas. Os movimentos culturais mais populares do município são: Festa de Nossa Senhora do Caravaggio, Semana Farroupilha, Feira do livro, 1º de Maio (comemoração do dia do trabalhador) e o Carnaval. Em 2020 Canoas, em função da pandemia do Coronavirus, teve a economia muito afetada, com um déficit significativo atingindo, principalmente, pequenas e medias empresas. Sua população, como em outras localidades, manteve-se em isolamento, o que acarretou em dezenas de problemas econômicos e psicológicos. O Rio Grande do Sul é conhecido nacionalmente por sua história e por suas características e diversidades, por seus aspectos locais e pelo sentimento de pertencimento ao seu território, valores históricos e identidade cultural. Canoas participa deste processo através de diversas atividades culturais e vem realizando há 28 anos a Semana Farroupilha. A programação artístico-cultural deste projeto tem por objetivo incentivar e divulgar o talento dos artistas locais e de diversas partes do através da música, das danças, da poesia e de diversas manifestações voltadas as tradições gaúchas. Na programação teremos apresentações teatrais, oficinas e artistas que estão em sua trajetória musical inicial, bem como os grupos de danças dos CTGS que fazem um belo trabalho na construção da cidadania, ética e valorização do ser humano.
Além disso, o evento tem livre acesso aos bens e espaços culturais sendo que o número de crianças que passa pelo local diariamente é considerável. A maior parte dos visitantes é formada por estudantes com suas respectivas turmas escolares. As Oficinas Culturais são momentos especiais para as crianças. Elas acontecem de segunda a sexta-feira, aonde participam escolas estaduais, municipais e particulares além de diversas entidades. Serão realizados festivais de danças com premiações através de medalhas e, para fortalecer o envolvimento das entidades e atrair os grupos de danças, será oferecida uma ajuda de custo. Tal projeto, portanto, tem o objetivo de cultivar o tradicionalismo por meio de atividades voltadas para temáticas relacionadas. As centenas de crianças que participam do evento vivenciam tudo isso e levam o aprendizado para a vida, garantindo que se mantenha o conhecimento das tradições regionalistas do estado. Este evento de acordo com as definições da UNESCO compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais repassando tais conhecimentos a seus descendentes.
É o relatório.
2. As comemorações farroupilhas, eventos que ocorrem em praticamente todas as cidades do Estado, há muito deixaram de ser uma festividade quase que particular aonde os efusivos participantes não sabiam, sequer, responder o sentido histórico de ali encontrarem-se tão entusiasticamente. Tal data alusiva ao chamado Dia do Gaúcho, com o passar dos anos e estudando o sentido dos acontecidos em 1835, com suas falhas, traições, atos de bravuras, criações de mitos, ficções, enfim, todos os ingredientes de um decênio de guerras, nos dias de hoje possui um caráter cultural. A partir das pesquisas dos Folcloristas Barbosa Lessa e Paixão Côrtes foram incluídas nestas comemorações concursos de danças, poesias, fotografias, peças teatrais, enfim, uma variante de proposições que valorizam o aspecto folclórico.
Neste projeto PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DO ACAMPAMENTO FARROUPILHA DE CANOAS EDIÇÃO 29 ANO 2021, observamos uma preocupação pertinente com alunos da rede escolar que agendam visitas diárias e participam ativamente de palestras, painéis e oficinas num repasse de conhecimento necessário e que envolve crianças de todas as classes sociais. Há que se destacar, também, a grande valorização de artistas locais nos diversos espetáculos programados ao longo das festividades, principalmente no envolvimento de centros de tradições da região.
Em sua Dimensão Econômica propõe e incentiva o fomento as artes, a divulgação do trabalho dos artistas da região através da mídia direta e indireta, além da riqueza em diversidade e fruição cultural que proporciona a integração entre o público visitante e acampados. A realização deste projeto proporciona geração de emprego através da contratação de fornecedores, prestadores de serviços, técnicos, instrumentistas, músicos, dançarinos, cantores e artistas entre outros profissionais do nosso Estado com o objetivo de valorizar e fomentar o desenvolvimento e a formação de mercado no segmento cultural. O projeto terá capacidade de movimentar a economia, gerando trabalho e renda direta a 2.300 pessoas aproximadamente além do envolvimento indireto de outras centenas de pessoas.
Em sua Dimensão Cidadã o Acampamento Farroupilha proporciona uma ação voltada para o livre acesso aos bens culturais a pessoas de todas as idades, gêneros e classes sociais. Tal festividade recebe anualmente em torno de 90 mil pessoas que gratuitamente, assistem e participam das apresentações artísticas e campeiras. Para a realização do projeto e visando atendimento aos artistas, público e dos agentes culturais, a produtora montará uma estrutura compatível com o local, compreendendo, sonorização, iluminação, geração de energia, tendas, camarins além de ambulância 24 horas, testes rápidos de Covid-19 e equipe técnica de medição de temperatura se ate lá nós não tivermos a vacina e produtos de esterilização. O projeto observará as regras de acessibilidade em comunicação de vídeo e será acompanhado pela linguagem de libras. As visitas dos escolares serão guiadas com monitores, haverão banheiros químicos e espaços reservados para idosos e pessoas com deficiência.
Dessa forma, este relator considera o projeto pertinente em relação as suas dimensões simbólica, cidadã e econômica. O citado projeto possui mérito cultural, sendo relevante e oportuno, além de proporcionar a democratização do acesso e de produzir e salvaguardar bens culturais.
3. Em conclusão, o projeto “PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DO ACAMPAMENTO FARROUPILHA DE CANOAS EDIÇÃO 29 ANO 2021” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 206.227,00 (duzentos e seis mil duzentos e vinte e sete reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 06 de janeiro de 2021.
Léo Francisco Ribeiro de Souza
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 13 de janeiro de 2021.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Elma Nunes Sant’Ana, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza e Michele Bicca Rolim.
Abstenções: Rafael Pavan dos Passos.
Em razão do Of. Nº 021/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 20/01/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,91 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS