Processo nº 19/1100-0001030-5
Parecer nº 282/2019 CEC/RS
O projeto CINE ESQUEMA NOVO 2020 – ARTE AUDIOVISUAL BRASILEIRA é recomendado para avaliação coletiva.
1. O projeto Cine Esquema Novo 2020 – Arte Audiovisual Brasileira, habilitado pela Secretaria de Estado da Cultura e encaminhado a este Conselho, nos termos da legislação em vigor, trata da realização de um festival de audiovisual em sua 14ª edição em Porto Alegre.
A produção cultural é da Associação Cineesquemanovo de desenvolvimento da imagem – ACENDI, CEPC 5263; Jaqueline Fontes Beltrame é a responsável legal, na função de presidente. O evento ocorrerá na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre.
Apresentação, segundo os produtores:
O projeto prevê a realização da 14ª edição do Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira, festival que surgiu em 2003, sendo pioneiro na expansão da linguagem audiovisual brasileira. Seguindo a linha condutora de romper barreiras e acreditando no audiovisual como um veículo transformador da sociedade, o festival continua, através de sua mostra competitiva e toda a programação, a questionar, repensar e ressignificar a maneira como realizadores exibem suas obras, como o público as vê e como todos expandem seus conceitos sobre o audiovisual.
Justificativa do projeto
Dimensão simbólica: linguagens e práticas artísticas, referências estéticas
Ao justificar esta dimensão, o produtor discorre longamente sobre o surgimento e evolução do festival até o momento atual. Diz, “Buscando criar um novo espaço entre os festivais de cinema no Brasil, em 2003 nasce o Cine Esquema Novo, evento único e democrático, onde a diversidade de obras audiovisuais encontra uma janela de visibilidade. A proposta do CEN é aprofundar seu mergulho na relação da imagem com o cinema e as artes visuais e expandir suas possibilidades, tendo como foco a Mostra Competitiva Brasil que reunirá filmes que serão exibidos em diferentes espaços e formatos. A programação é democrática, reflete e legitima a diversidade da produção audiovisual brasileira, visando abrir novos caminhos para sua circulação e desenvolvimento.”
Diz que nesta mostra serão exibidos aproximadamente 80 trabalhos, entre curtas, longa, videoinstalações, vídeo performance e outras formas que o audiovisual se apresenta hoje.
Mais adiante, afirma que “Cientes da importância que a preservação fílmica tem na construção de uma memória cultural brasileira, o CEN, em parceria com a cinemateca Capitólio, formou o acervo Cine Esquema Novo: os filmes exibidos no festival e autorizados pelos realizadores ficam disponíveis para consulta à população, gratuitamente.”
Dimensão econômica: aspectos relacionados à economia da cultura
“O Cine Esquema Novo encontra-se no calendário nacional de Festivais desde 2003. O histórico de 13 edições comprova o interesse de realizadores de todas as regiões do Brasil e público no festival, incluindo desta forma o Estado do Rio Grande do Sul e Porto Alegre no eixo dos mais importantes eventos de cinema no Brasil. A cada edição do festival, são contratadas, além da equipe diretamente ligada à produção do evento, um grande número de fornecedores locais, como rede hoteleira, restaurantes, fornecedores de legendagem, tradução, gráficas, transporte, informática e multimídia entre outros, gerando renda a toda esta rede de colaboradores e fornecedores. A equipe do festival é composta por profissionais do estado, desde seus assistentes a coordenadores de equipe, fomentando a profissionalização do mercado cultural. Seguir realizando este festival amplia o reconhecimento do Estado enquanto acolhedor de iniciativas inovadoras e culturais.”
Dimensão cidadã: práticas de democratização do acesso
“O Cine Esquema Novo possui desde sua primeira edição um caráter democrático, tanto na curadoria de seus filmes como na utilização de espaços públicos, entregando à população uma programação cultural gratuita, investindo na cultura como elemento de reflexão e transformação da sociedade. As atividades visam todos os públicos, incluindo programação com legendagem descritiva, audiodescrição e LIBRAS. Além do público interessado em cinema, arte e cultura em geral, o festival tem também como foco projetos sociais e grupos de vulnerabilidade social. Em parceria com o projeto Câmara Causa, o CEN promove desde 2018, um curso voltado para estes grupos e pessoas que atuem ou sejam oriundas destes projetos. A Cinemateca Capitólio Petrobras, sede do festival, tem acessibilidade a cadeirantes. Buscando fortalecer o processo de formação de público, além das sessões e mostras competitivas e informativas, o festival realiza debates entre público e realizadores presentes. É neste momento de troca em que é possível compartilhar ideias e também identificar o impacto de uma obra sobre o público e as diferentes visões que esta cria a respeito dela. Dentre as ações de formação, que fazem parte da programação do festival, o seminário e as oficinas buscam aprofundar ainda mais a esta relação do público com a produção audiovisual brasileira contemporânea.”
Objetivo geral
Realização do Cine Esquema Novo 2020 – Arte Audiovisual Brasileira (CEN 2010), festival no qual são oferecidas diferentes programações para o público de forma gratuita durante 7 dias em Porto Alegre e que visa atingir um público médio de 10 mil pessoas durante a sua realização.
Objetivos específicos
- Promover a inovação audiovisual
- Promover o intercâmbio artístico
- Formar plateia para o audiovisual nacional
- Formar plateia para o audiovisual produzido no Rio Grande do Sul
- Oportunizar uma programação cultural democrática e gratuita
- Realizar mostras e exibições audiovisuais promovendo o calendário cultural local
- Promover a reflexão sobre o audiovisual contemporâneo, através de atividades de formação
- Promover a aproximação de jovens adolescentes com o audiovisual através de oficinas
- Promover a aproximação de pessoas em vulnerabilidade social para a participação em um evento audiovisual
- Trazer pessoas de grupos em vulnerabilidade social para a participação em um evento audiovisual
- Possibilitar a descoberta do poder da realização audiovisual para grupos em vulnerabilidade social
- Incentivar o público a frequentar salas de cinema e centros culturais
- Fortalecer o interesse a novas produções audiovisuais
- Renovar e ampliar a discussão sobre a multiplicidade artística
- Estabelecer relações entre filmes exibidos em sala de cinema e obras audiovisuais exibidas em galerias de arte
- Promover o intercâmbio entre artistas de diferentes estados brasileiros
- Promover um espaço de debate através de seminários e encontros, abordando a temática do fazer audiovisual e renovação artística
- Fomentar a economia do setor cultural
- Fortalecer o mercado cultural do Rio Grande do Sul
- Dar visibilidade nacional a um projeto realizado no Rio Grande do Sul
- Promover a acessibilidade à cultura para pessoas com deficiência.
Descrição das metas
1 mostra competitiva Brasil
1 mostra Audiovisual em Curso
1 mostra informativa (a definir)
1 ciclo de debates das sessões da mostra competitiva Brasil
1 seminário “Pensar a Imagem”
abertura do CEN 2020
Encerramento - divulgação dos premiados
Oficina 1: Performance com filmes Reciclados e multiprojetores/ Workshop de Cinema Expandido - Duo Strangloscope
Oficina 2: Realização Audiovisual para grupos em vulnerabilidade social: projeto Câmera Causa.
1 sessão em Libras, áudio descrição e legendagem descritiva .
Metodologia
O proponente descreve detalhadamente em longa assertiva a metodologia empregada, elencando itens em ordem cronológica e explicando a função de cada profissional envolvido na produção e execução do evento. Informa que todo o festival é coordenado e supervisionado pelo coordenador de produção que executa esta atividade a primeira edição.
Informa sobre a seleção dos filmes e mostras, e demais funções. Refere-se à criação dos troféus e a todas as etapas sucessivas até a realização final, com a divulgação e premiação dos vencedores e posterior prestação de contas para o Pró-Cultura LIC.
Análise do orçamento
O custo total do projeto é R$ 239.900,00, sendo solicitado à LIC o valor de R$ 220.120,00.
Recursos próprios do proponente: R$ 19.780,00.
Não tem outros patrocínios.
Na planilha de custos não constam receitas previstas com a comercialização de bens e serviços.
É o relatório.
2. É um projeto da área de Audiovisual que será desenvolvido na cinemateca Capitólio Petrobrás em Porto Alegre.
Está bem formatado apresentando os documentos necessários. Passou por diligência no SAT respondendo satisfatoriamente a todos os quesitos solicitados. Apresenta cartas de anuência e as certidões necessárias e atende às necessidades de acessibilidade inclusive com sessão de libras e áudio descrição para deficientes visuais.
O projeto está plenamente justificado em todos os campos e seu custo é compatível com outros projetos similares. Atenderá gratuitamente todos os públicos (idosos, crianças, estudantes e pessoas com deficiência), em especial a grupos em vulnerabilidade social.
A Prefeitura de Porto Alegre, que não aporta recursos no projeto, poderá aparecer somente na condição de apoiadora, sendo que todas as ações de divulgação não devem confundir o poder público municipal com os entes realizadores do projeto a fim de se cumprir a legislação em vigor. Por outro lado, deve-se garantir a inserção da marca do Pró-cultura em todas as peças de divulgação, incluindo convites virtuais, também em atendimento ao estabelecido em lei.
3. Em conclusão, o projeto Cine Esquema Novo 2020 – Arte Audiovisual Brasileira é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade – podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 220.120,00 (duzentos e vinte mil e cento e vinte reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 21 de julho de 2019.
Paula Simon Ribeiro
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 16 de julho de 2019.
Presentes: 21 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Cristiano Laerton Goldschmidt, Gisele Pereira Meyer, Plínio José Borges Mósca, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos, Luis Antonio Martins Pereira, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Gilberto Herschdorfer, Vitor André Rolim de Mesquita, Liana Yara Richter, Jorge Luís Stocker Júnior, Moreno Brasil Barrios, Marlise Nedel Machado, Marcelo Restori da Cunha, Vinicius Vieira de Souza, Dalila Adriana da Costa Lopes, Gabriela Kremer da Motta e José Airton Machado Ortiz.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 18/07/2019 e considerados prioritários.
Ivo Benfatto
Conselheiro Presidente do CEC/RS
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