Processo nº 19/1100-0001031-3
Parecer nº 308/2019 CEC/RS
O projeto MANUTENÇÃO DO CTG RAÇA GAUDÉRIA 1ª EDIÇÃO 2019 é recomendado para avaliação coletiva.
1. O projeto Manutenção do CTG Raça Gaudéria 1ª edição 2019 trata de um evento vinculado a data fixa, com período de realização previsto de 05 de agosto de 2019 a 30 de janeiro de 2020. Ele passou pela análise técnica do sistema Pró-Cultura e foi habilitado pela Secretaria, sendo encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor. O produtor cultural é Núcleo de Cultura de Estrela, tendo como responsável legal Douglas Angelo Daroit, na função de proponente. Consta ainda a pessoa jurídica de SX Serviços e Produções na função de coordenação administrativo-financeira.
O projeto foi inscrito na área de Artes Artes Cênicas: dança, prevendo cronograma de 8 meses, tendo como local de realização o município de Estrela.
O projeto busca recurso da LIC RS para confeccionar indumentária típica gaúcha, além de qualificar e transformar o evento “Invernada Mirim”, tornando este apto para participar de apresentações diversas, buscando o crescimento do grupo no que se refere ao seu preparo técnico e artístico, além de oportunizar uma atividade extracurricular com as crianças. Busca também contratar professores de dança e, com as novas vestimentas, fazer 3 (três) apresentações e 2 oficinas de dança, aberta ao público de forma gratuita.
As metas incluem 20 Indumentárias para prendas, 20 para peões, 2 oficinas de dança, 3 apresentações de danças e 6 meses de ensaios da Invernada.
Os valores totais solicitados somam a quantia de R$ 72.000,00 (setenta e dois mil reais).
É o relatório.
2. O projeto tem bom mérito cultural por demonstrar relevância e oportunidade, tanto nos aspectos da realização em si, quanto na sua importância para a região. Nesse sentido, além dos elementos da própria execução do projeto, o CTG Raça Gaudéria apresenta portfólio comprovando as principais atividades realizadas nos últimos 03 (três) anos, bem como anexos que garantem uma suficiente leitura e entendimento do que será feito.
A metodologia de trabalho apresentada poderia conter mais informações sobre a criação das vestimentas que serão compradas, informando mais sobre sua história, sua época, pois sabemos que a vestimenta não representa apenas uma moda ou uma roupa, mas traduzem um valor histórico e representam a forte cultura do Rio Grande do Sul. No entanto, tal fato não prejudica a proposta, pois pode se verificar, pela experiência dos envolvidos, que tal ação será realizada com qualidade. De toda forma, sugiro que em uma próxima edição, o proponente possa inserir um anexo específico sobre as vestimentas, compartilhando assim com quem o avalia, informações culturais que trata sobre vestimentas em referência à nossa cultura.
Como ponto positivo, destacamos o fato da ação cultural acontecer em uma cidade do interior do RS que de forma indireta contempla outras cidades do estado dentro da programação de apresentações em eventos culturais, agregando diversos municípios lindeiros, aumentando a abrangência do projeto. Também se faz importante destacar que a Invernada Mirim é uma das atividades de dança que acontece dentro do CTG Raça Gaudéria, que atualmente é composta por 40 dançarinos, sendo 20 prendas e 20 peões.
Apenas para ilustrar a importância, a presente relatora foi buscar no sítio eletrônico ECO da Tradição (www.ecodatradicao.com.br) um depoimento de um jovem tradicionalista:
Vítor Vargas dos Santos – 3º Piá do RS – 2018/2019: Para mim ser criança tradicionalista é ser criança em dobro, pois temos muitos amigos e oportunidades de conhecer brinquedos e brincadeiras em eventos e atividades que fazemos nas escolas e no CTG. A pista de dança vira pista de laço ou quadra de futebol com apenas um estalar de dedos. Nossa biblioteca se transforma em sala de jogos ou recanto de histórias e se desligar a luz então, o esconde-esconde corre solto em qualquer idade, e todos viram criança e participam. Ser criança é fazer de pequenas coisas um brincar constante e ser tradicionalista é viver esse brincar com mais intensidade acompanhado da família.
Observação: A área do projeto deveria ser tradição e folclore.
3. Condicionantes
Condiciona-se à liberação dos recursos para o projeto em tela, a comprovação da apresentação para o gestor do sistema LIC RS do Alvará de Plano de Proteção contra Incêndio no local de realização.
Condiciona-se ainda que a realização das oficinas para o público, prevista para o dia 19/08/2019, submeta junto ao gestor do Sistema maior detalhamento quanto à metodologia, pois a mesma foi apresentada de forma incompleta.
4. Em conclusão, o projeto Manutenção do CTG Raça Gaudéria - 1ª Edição 2019 é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade – podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 72.000,00 (setenta e dois mil reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 23 de julho de 2019.
Adriana Xaplin
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 24 de julho de 2019.
Presentes: 22 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Paula Simon Ribeiro, Cristiano Laerton Goldschmidt, Gisele Pereira Meyer, Plínio José Borges Mósca, José Édil de Lima Alves, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Nicolas Beidacki, Luis Antonio Martins Pereira, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Gilberto Herschdorfer, Vitor André Rolim de Mesquita, Liana Yara Richter, Jorge Luís Stocker Júnior, Moreno Brasil Barrios, Marlise Nedel Machado, Marcelo Restori da Cunha, Vinicius Vieira de Souza, Gabriela Kremer da Motta e José Airton Machado Ortiz.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 25/07/2019 e considerados prioritários.
Ivo Benfatto
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS