Processo nº 19/1100-0001110-7
Parecer nº 302/2019 CEC/RS
O projeto ESPAÇO PRÓ-CULTURA RS LIC NO 1° UM SONHO DE NATAL – ONDE SONHAR É SÓ O COMEÇO é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O projeto em epígrafe, da área de Artes Integradas, será realizado de 29 de novembro a 01 de dezembro de 2019 no Colégio Teutônia, em Teutônia. A produção cultural é da Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Teuniense; a responsabilidade legal é de Marcio Mugge; e, a contabilidade de Ricardo Dal Molin.
Apresentação, segundo o proponente
“O projeto cultural Espaço Pró-Cultura RS LIC no 1º Um Sonho de Natal – Onde Sonhar é só o começo... – 2019 pretende disponibilizar à comunidade local e regional um grandioso espetáculo teatral natalino, envolvendo voluntários da cidade, além de diversificadas opções de espetáculos musicais e artísticos, como orquestras, coral, show com tenor, show pop-rock, apresentação de grupos de dança, dentre outros.”
Dimensão simbólica
Oferecendo programação variada com espetáculos e manifestações artísticas que vão do teatro ao canto, passando pela dança e música oriundas das mais variadas culturas ocidentais e de diferentes gêneros, as apresentações valorizam a participação de artistas locais e regionais, bem como utiliza pessoas da comunidade na montagem e participação do espetáculo-título, uma peça de teatro que celebra o nascimento de Cristo, em que mesmo a partir do diretor, Marcelo Brentano, natural de Estrela, licenciado e pós-graduado em Teatro, atores principais e figurantes são pessoas que vivem na comunidade de Teutônia.
Dimensão econômica
Só o envolvimento das pessoas que participarão nos espetáculos e público esperado para as apresentações: 3.000 na sexta e domingo e 5.000 no sábado perfazem um significativo número de mais de 11.000 pessoas, circulando na área prevista para as apresentações, numa cidade cuja população é de 27.265 habitantes. Não é difícil imaginar o quanto a cadeia produtiva de serviços poderá arrecadar com tal movimento de pessoas e que poderá favorecer desde os micros empreendedores até aqueles mais sólidos em seus negócios, como donos de lojas, de hotéis e de restaurantes.
Dimensão cidadã
A cadeia da cultura parece-nos garantida, sendo tão somente mais estimulada em seu crescimento, visto o número de conjuntos de dança, de canto e de música que ali se apresentarão e que ali residem. Se levarmos em conta o lema da própria localidade: “Cidade que canta e encanta!”, não precisaremos dizer muito mais.
Objetivo geral
Realizar o projeto cultural Espaço Pró-Cultura RS LIC no 1º Um Sonho de Natal - 2019, na sede do Colégio Teutônia, com entrada gratuita à população.
Objetivos específicos
- Realizar um evento com acesso gratuito, permitindo a presença de todos os públicos, classes sociais e faixas etárias.
- Propor o resgate do espírito natalino através de um espetáculo teatral, incentivando a união, a paz e a fraternidade entre as pessoas.
- Disponibilizar atrações e espetáculos diversificados, como orquestra, coral, teatro, grupos de dança, tenor, show pop-rock, etc..
- Valorizar os artistas locais e regionais, inseridos na programação.
- Envolver a comunidade local, através da presença de voluntários como atores e participantes da peça teatral e das oficinas de teatro e dança.
Metodologia, de acordo com o proponente
“O projeto cultural “Espaço Pró-Cultura RS LIC no 1º Um Sonho de Natal – Onde Sonhar é só o começo... - 2019” intenciona realizar o evento nos dias 29, 30 de novembro e 01º de dezembro de 2019, no Colégio Teutônia, no município de Teutônia/RS, com entrada gratuita e previsão financeira em anexo. Intenciona criar um novo evento, com a previsão de espetáculos diversos, como coral, orquestra, show pop-rock, show com tenor, grupos de dança e teatro. Apresenta um novo espetáculo teatral, envolvendo a comunidade local, e que tem como intenção o resgate do espírito natalino, promovendo a união, a paz e a fraternidade entre as pessoas. Também tem o intuito de promover os artistas locais e regionais, permitindo a continuidade de seus trabalhos e até mesmo a expansão e compartilhamento de suas atividades.”
Preocupações gerais são as de garantir a acessibilidade de todas as pessoas, cuidar para que as áreas verdes não seja danificadas e, em caso de haver danos, repará-los imediatamente, promover a coleta de lixo, mantendo o ambiente limpo, apresentar o alvará no que diz respeito ao Plano de Prevenção Contra Incêndios, manter uma corpo de segurança privada, providenciar os laudos para as estruturas provisórias, expedidos pelas autoridades legais, contar com o apoio da Brigada ,militar e do Corpo de Bombeiros.
É o relatório.
2. Pelo exposto no projeto e sem a necessidade de maiores delongas, exceto pela inclusão que deverá demonstrar na prestação de contas que respeitou a Lei do Artista, de 1995, vê-se que se trata de uma programação consistente, que valoriza os moradores da comunidade e da microrregião onde a cidade está inserida, o Vale do Taquari, que é bem conhecido por sua preocupação com a manutenção e desenvolvimento de seus valores culturais, na maioria herdada dos seus fundadores, descendentes de alemães, mas que soube acolher pessoas de outras etnias e de outras matrizes culturais, independente de origem. Preocupando-se em preparar quadros para atividades futuras, promoverá oficina de teatro e oficina de dança que, todavia, não podem constar no projeto, por força de determinação da SAT – parecer n° 0381/2019, que não considera tais atividades como possíveis de serem incluídas na parte artístico-cultural do projeto. E, no entanto, aqui se quer avaliar, na dimensão cidadã, linguagens e práticas artísticas, referências estéticas, originalidade, importância simbólica, identitária e de pertencimento para a cultura local. Como certamente poderia dizer o filósofo Sôneca, dos Sete Anões: “Durma-se com este barulho!”
3. Em conclusão, o projeto Espaço Pró-Cultura RS LIC no 1º Um Sonho de Natal - Onde Sonhar é Só o Começo é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade – podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 140.000,00 (cento e quarenta mil reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 21 de julho de 2019.
José Édil de Lima Alves
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 22 de julho de 2019.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bortolotto, Paula Simon Ribeiro, Cristiano Laerton Goldschmidt, Plínio José Borges Mósca, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos, Nicolas Beidacki, Luis Antonio Martins Pereira, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Gilberto Herschdorfer, Vitor André Rolim de Mesquita, Liana Yara Richter, Jorge Luís Stocker Júnior, Marcelo Restori da Cunha, Vinicius Vieira de Souza, Dalila Adriana da Costa Lopes, e José Airton Machado Ortiz.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Marlise Nedel Machado e Moreno Brasil Barrios.
Abstenções: Gisele Pereira Meyer e Gabriela Kremer da Motta.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 25/07/2019 e considerados prioritários.
Ivo Benfatto
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS