Processo nº 19/1100-0001183-2
Parecer nº 351/2019 CEC/RS
O projeto ARQUITETURA RARA – INTERCÂMBIO CULTURAL é recomendado para a avaliação coletiva.
1. Identificação do projeto
Produtor: SQUADRO ARQUITETURA E ENGENHARIA LTDA
Período de realização: 01 a 30 de junho de 2020
Responsável legal: Pablo Cesar Uez
Função: produção cultural
Área do projeto: AUDIOVISUAL
Local de realização: GRAVATAÍ - Museu Agostinho Martha
SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ - Banco Pelotense do Vale do Caí
IMIGRANTE - Convento São Boaventura
FARROUPILHA - Estação Férrea Nova Vicenza
CARLOS BARBOSA - Capela Santo Antônio de Castro
FELIZ - Casarão Amália Noll
Granada, Sevilha e Madri - Espanha
Contadora: Daniella Finco
Valor proposto: R$ 91.965,60
Segundo o SAT, “realizada a análise técnica foi verificada adequação à legislação vigente. O projeto cultural está regularmente habilitado para avaliação do Conselho Estadual de Cultura sobre o mérito cultural e sobre o grau de prioridade, nos termos do art. 7º §1º da Lei 13.490/2010.”
É o relatório.
2. O projeto visa o intercâmbio na Espanha de quatro profissionais da Escaiola Arquitetura Rara, atuantes no cenário de patrimônio cultural gaúcho, com o propósito de pesquisar, aprimorar, trocar experiências e vivências ao participarem de um congresso internacional do setor em Granada e visitar universidades em Sevilha e Madri, no ano que vem. Como um dos resultados, será produzido um curta metragem sobre a preservação do patrimônio edificado no RS tendo como roteiro as experiências da equipe no que tange:
• ao desenvolvimento de projetos de restauro arquitetônico, desde o incentivo à preservação, os passos para o projeto em si, as formas de viabilização financeira, até a obra efetivamente;
• o trabalho científico de pesquisa realizado pela equipe a cada projeto desenvolvido, unindo a academia e a prática profissional;
• as experiências internacionais de preservação, exemplos da prática do restauro e sua gestão, vivências da preservação como parte integrante do planejamento urbano, apresentação dos trabalhos da Escaiola em ambiente internacional (Congresso Rehabend 2020 – Granada, Espanha).
As filmagens no Brasil contarão experiências de projetos realizados nas cidades de Feliz, São Sebastião do Caí, Imigrante, Carlos Barbosa, Farroupilha e Gravataí. A viagem internacional engloba a participação no 8º Rehabend (Granada, Espanha) e visitas técnicas de pesquisa e integração em departamentos de pós-graduação em Memória e Patrimônio das universidades de Granada, Sevilha e Madri, na Espanha. Além disso, serão apresentados em congresso internacional dois artigos científicos produzidos através de estudos de bens tombados no RS:
Ambos foram objetos de elaboração de projetos arquitetônicos e complementares de restauro pela equipe de arquitetos nos anos de 2018 e 2019.
3. Análise de mérito
Em sua dimensão simbólica, os proponentes destacam que “O patrimônio cultural está na cabeça das pessoas e só tem sua existência garantida no momento em que é utilizado conscientemente pelos indivíduos, como base para a interação na vida social, para o enriquecimento e o desenvolvimento da vida individual e coletiva, para o reforço da sua identidade, de sua autoestima, de sua capacidade de decisão e autodeterminação”. Com essa perspectiva, o projeto consiste em realizar intercâmbio cultural e produção de curta metragem, além do aprimoramento profissional, a geração de conhecimento para arquitetura produzida no estado e, acima de tudo, conscientizar a importância da preservação patrimonial na população, garantida pelo reconhecimento dos valores edificados por uma construção identitária.
Em sua dimensão econômica, o proponente informa que “O constante processo de estudos e aprimoramento profissional busca, além obviamente da qualificação dos trabalhos executados, o fortalecimento da economia da cultura, pois, o contato com bons exemplos e a compreensão de realidades onde a conservação do patrimônio edificado é uma prática permanente, certamente contribuirão muito para os desafios da realidade gaúcha” (sic). A equipe Escaiola Arquitetura Rara tem trabalhado na formação de mão de obra da construção civil para obras de restauro arquitetônico, buscando o fortalecimento do mercado da cultura.
Em sua dimensão cidadã, os proponentes se comprometem: “Serão realizadas três medidas de democratização de acesso, formação de plateia e relação com a comunidade:
1) A produção do curta-metragem, disponibilizado em mídias abertas;
2) Transmissão via fanpage, em tempo real, durante a viagem de estudo e gravações de audiovisual;
3) Oficina de Gestão de Patrimônio Cultural - Workshop, onde será apresentado o curta metragem em eventos específicos aos gestores da cultura e demais interessados nas cidades de Gravataí e São Sebastião do Caí”.
Compreendem os produtores que, com essas medidas, farão de forma livre e indiscriminada, a socialização da experiência adquirida, reafirmando à comunidade que a valorização e a conservação do legado histórico de um povo expresso em seu patrimônio histórico cultural.
4. Condicionantes
5. Em conclusão, o projeto Arquitetura Rara – Intercâmbio Cultural é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade – podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 91.965,60 (noventa e um mil, novecentos e sessenta e cinco reais e sessenta centavos) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 07 de setembro de 2019.
José Airton Machado Ortiz
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 10 de setembro de 2019.
Presentes: 22 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Ivo Benfatto, Paula Simon Ribeiro, Cristiano Laerton Goldschmidt, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos, Luis Antonio Martins Pereira, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Gilberto Herschdorfer, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Jorge Luís Stocker Júnior, Moreno Brasil Barrios e Marlise Nedel Machado.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Marcelo Restori da Cunha.
Abstenções: Gisele Pereira Meyer, Dalila Adriana da Costa Lopes, Gabriela Kremer da Motta, Nicolas Beidacki e Benhur Bortolotto.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 12/09/2019 e considerados prioritários.
José Édil de Lima Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS