Processo nº 20/1100-0000182-4
Parecer nº 058/2020 CEC/RS
O projeto “NOS TRILHOS DA LEITURA 2020” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O projeto NOS TRILHOS DA LEITURA 2020, inscrito na área de literatura, passou pela análise técnica do sistema Pró-Cultura, sendo habilitado e encaminhado a este Conselho. O projeto tem como produtor cultural CHILI PRODUÇÕES CULTURAIS LTDA; CEPC 3583, cujo responsável legal é ROSEMAR CARNEIRO CARABAJAL, na função de produção executiva. Na equipe principal consta ainda Mauricio Correa Leira na função de coordenação geral. A contadora é Vânia Grigoleto, CRC. 53623. O período de realização é de 13/06/2020 a 11/10/2020, em escolas públicas de Santa Maria e Santa Cruz do Sul. O valor total do projeto é de R$235.330,00, totalmente solicitados ao sistema LIC/RS. As prefeituras não aportam recursos ao projeto.
Em sua apresentação, o proponente discorre longamente sobre cada uma das etapas do projeto, que se propõe a ser uma série de atividades de incentivo à leitura. Assim, a proposta prevê a realização das seguintes ações:
- Mala de Leitura em 15 escolas de Santa Maria e 25 escolas de Santa Cruz do Sul;
- Realização da Maratona de Leitura de Santa Maria;
- Realização da Feira de leitura em Santa Maria e em Santa Cruz do Sul;
- Implantação de espaços de leitura nas 15 escolas de Santa Maria.
Sobre a Mala de Leitura, o proponente explica que este “é um método diferenciado de incentivo à leitura e formação de novos leitores. São 40 Malas com 30 livros em cada uma, totalizando 1.200 livros. Cada Mala fica 30 dias em cada escola e depois parte para a itinerância. Essa itinerância da Mala permite que poucos livros sejam lidos por muitas pessoas, num tempo menor e com um custo muito baixo”. A coordenação de troca das malas, bem como a escolha dos livros são feitas pelo idealizador do método, Mauricio Leite, de acordo com recomendações bibliográficas da UNESCO e de órgãos envolvidos com leitura.
Sobre a Maratona de leitura, explica o proponente que a atividade acontece das 9h do dia 11/08 até às 9h do dia 12/08 e que seu objetivo é “envolver a cidade em 24horas de leitura, reforçando a identidade local como uma cidade voltada para a leitura e formação de leitores”. Essas leituras devem acontecer em diferentes locais, como na biblioteca municipal, em escolas participantes da Mala de Leitura, em lares de idosos, praças, etc. Todas os interessados podem participar através de inscrição online no site do projeto e a escolha dos textos é livre.
Já a Feira de Leitura é o evento no qual cada escola organiza a sua mostra de livros e leituras, convidando a comunidade a ler e participar. Será a 3ª edição do evento em Santa Maria, a ser realizada nos dias 10 e 11 de outubro, e a segunda em Santa Cruz, prevista para ocorrer no dia 18/08.
Por fim, explica o proponente que a proposta de Espaços Móveis de Leitura surge da percepção da falta de espaço de leitura nas escolas que, muitas vezes, não possuem uma sala especifica para biblioteca. Assim, a proposta é construir vagões de leitura. Cada uma das 15 escolas de Santa Maria receberia um vagão com pelo menos 50 livros adquiridos pelo projeto, de acordo com a faixa etária atendida pela escolas, principalmente anos iniciais. “O Vagão serve como uma biblioteca lúdica móvel que pode ser levada para o pátio ou para a Sala de Aula e incrementar e motivar ações de leitura na escola”.
Na justificativa do projeto, em relação a sua dimensão simbólica, o proponente argumenta sobre a importância da leitura na formação dos cidadãos e no desenvolvimento do pensamento crítico, destacando a sua própria relação com a literatura no desenvolvimento do presente projeto. Comenta ainda que “foram os livros que deram a Mauricio, o criador do método Mala de Leitura, a possibilidade de viajar pelo mundo, levando conhecimento, esperança e alegria para muitas comunidades que ficam longe, muito longe da tecnologia”.
Quanto à dimensão econômica, o proponente argumenta sobre o quanto o método Mala de Leitura barateia custos e encurta a distância entre o livro e os leitores, uma vez que os livros circulam entre escolas permitindo que um maior número de crianças tenha contato com as obras selecionadas.
Argumenta também que esta ação de incentivo e formação de novos leitores pode contribuir para o desenvolvimento de jovens mais motivados, com capacidades renovadas de investir no futuro.
Em sua dimensão cidadã, o proponente destaca a importância da leitura na formação dos indivíduos afirmando que “a melhor forma de manter um povo no atraso e na ignorância, é mantê-lo longe dos livros e da leitura. Na escola o aluno recebe instrução, com a leitura (caso ele tenha acesso a ela), ele recebe e adquire cultura. Quando aliadas, as duas, instrução e cultura, teremos formado então um cidadão preparado para atuar melhor no desenvolvimento e transformação de seu país e do mundo. Só teremos um país realmente livre e desenvolvido se houver investimentos na formação do seu povo. Todo investimento feito nos jovens e nas crianças nos assegura um futuro melhor. É nessa formação intelectual que pretendemos atuar, através da implantação das Malas de Leitura, que tem como objetivo principal a formação profissionais da educação e da cultura, para levar o livro e a leitura até as escolas e a toda comunidade”.
Objetivo Geral
Desenvolver o projeto NOS TRILHOS DE LEITURA envolvendo ações de leitura em 35 escolas públicas, sendo 15 em Santa Maria e 25 em Santa Cruz do Sul.
Objetivos Específicos
Envolver as escolas na formação de novos leitores.
Capacitar Educadores e estudantes para o desenvolvimento das ações.
Qualificar a ação de formação de novos leitores.
Oportunizar situações de aprendizado e enriquecimento cultural através da leitura.
Envolver pais, professores e comunidade em ações de leitura.
Metas:
Realizar a Maratona de Leitura de Santa Maria
Criar Espaços de Leitura nas escolas (Vagões)
Desenvolver a Mala de Leitura em escolas Públicas de Santa Maria Desenvolver a Mala de Leitura em escolas Públicas em Santa Cruz do Sul
Realizar a Feira de Leitura em Santa Maria
Realizar a Feira de Leitura em Santa Cruz do Sul
Realizar o projeto Nos Trilhos da Leitura
É o relatório.
2. O projeto NOS TRILHOS DA LEITURA 2020 é uma proposta de formação continuada de novos leitores. O coordenador conceitual da proposta, Mauricio Correa Leite, é um educador e promotor de leitura reconhecido internacionalmente por ter desenvolvido o método Mala de Leitura. Ele estará coordenando toda a dinâmica da proposta e será o responsável direto pela implementação do programa em todas as escolas definidas. Os monitores responsáveis pela execução das propostas também são qualificados e com experiência em contação de histórias e implementação de projetos de leitura. Como se pode ver nos anexos, algumas etapas do projeto já tiveram uma primeira edição em 2019, como a Mala de Leitura, a Feira de Leitura e a Maratona de Leitura, todas na região de Santa Maria. Agora, além de incluir Santa Cruz na rota dessas ações, a proposta prevê a implementação dos Vagões de Leitura, o que nos parece uma iniciativa absolutamente positiva, uma vez que é uma forma de ajudar a criar um ambiente favorável e adequado a leitura em escolas que não possuem espaço físico adequado para bibliotecas. Sublinho que pode ser interessante vincular os Vagões de Leitura com a tradição ferroviária de Santa Maria e região, buscando inspiração para os vagões na própria história local.
3. Em conclusão, o projeto “NOS TRILHOS DA LEITURA 2020” é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade - podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 235.330,00 (duzentos e trinta e cinco mil, trezentos e trinta reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 31 de março de 2020.
Gabriela Kremer da Motta
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário ficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 01 de abril de 2020.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bortolotto, Ivo Benfatto, Paula Simon Ribeiro, Cristiano Laerton Goldschmidt, Gisele Pereira Meyer, Plínio José Borges Mósca, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos, Nicolas Beidacki, Luis Antonio Martins Pereira, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Gilberto Herschdorfer, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Jorge Luís Stocker Júnior, Moreno Brasil Barrios, Marlise Nedel Machado, Marcelo Restori da Cunha, Vinicius Vieira de Souza, Dalila Adriana da Costa Lopes e José Airton Machado Ortiz.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 29/04/2020 e considerados prioritários.
José Édil de Lima Alves
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS