Processo nº 20/1100-0000142-5
Parecer nº 083/2020 CEC/RS
O projeto “Farroupilha Bem Gaúcha 2020” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. Identificação do projeto cultural
Titulo do projeto: Farroupilha Bem Gaúcha 2020
Período de Realização: 11/09/2020 a 20/09/2020
Área do Projeto: ARTES INTEGRADAS
Município - Local de FARROUPILHA - Largo Carlos Fetter
Identificação do produtor cultural
Produtor Cultural: AM9 PRODUÇÕES EIRELI
CEPC: 3791
Responsável Legal : ANDERSON MORAES DOS SANTOS
Função : Coordenação administrativa
Equipe Principal
Nome do profissional ou empresa: Valle Produtora de Eventos Ltda
Pessoa(Tipo): Jurídica
CNPJ: 22.502.863/0001-08
Função : Produtor Executivo e assistente de produção
Nome do profissional ou empresa: AM9 Produções Eireli
Pessoa(Tipo): Jurídica
CNPJ: 07.507.280/0001-78
Função: Coordenação administrativa geral do evento
Nome do Contador: Fernando Roy Gonçalves
CRC: 64440
Outros Participantes
Nome: Prefeitura Municipal de Farroupilha
CNPJ: 89.848.949/0001-50
Nome do Responsável Legal: Claiton Gonçalvez
CPF do Responsável Legal: 360.047.820-68
Função : Prefeitura Municipal de Farroupilha - Prefeito
Descrição do projeto
O projeto “FARROUPILHA, BEM GAÚCHA - 8° EDIÇÃO 2020” visa realizar parte de apresentações artísticas culturais durante os festejos farrapos do mês de setembro na cidade de Farroupilha no Espaço Pró-Cultura RS LIC, que será montada no Largo Carlos Fetter, com realização nas datas de 11 a 20 de Setembro de 2020. No espaço Pró-Cultura RS LIC, a programação será composta de músicos reconhecidos no cenário nativista e artistas locais de música gaúcha, danças tradicionalistas e concursos infantis. O espaço Pró-Cultura RS LIC será de livre acesso (entrada gratuita).
O proponente em sua justificativa salienta que, em sua dimensão simbólica, o projeto “FARROUPILHA, BEM GAÚCHA - 8° EDIÇÃO 2020” “restitui os vínculos com a tradição e o folclore gaúcho ainda mais por ser no município de Farroupilha do qual seu nome foi dado em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha na ocasião da emancipação política do município em relação a Caxias do Sul, ocorrida em 1934. As diversas atividades serão de entrada gratuita, envolvendo todas as comunidades que por ali transitam e vivem, valorizando os artistas locais e prestigiando outros músicos regionais. Na programação teremos alguns segmentos de cunho cultural como Oficina de Nó de Lenço, apresentações de danças tradicionalistas dos CTG’s, folclore Latino e Chula* O projeto vem para promover o desenvolvimento sócio cultural da comunidade. Contempla a diversidade cultural elevando os costumes e tradição gaúcha.”
Por outro lado, no que concerne à sua dimensão econômica, afirma que a “comunidade de Farroupilha precisa e merece um evento cultural deste nível, que será de extrema importância para o desenvolvimento cultural do município, despertando na população uma reflexão sobre a preservação da cultura e o resgate a tradição gaúcha. E também dando continuidade ao projeto já existente. O evento proporcionará a geração de emprego e renda, pois serão contratadas, artista, equipes técnicas e pessoal, como também será realizada a locação de equipamentos e a contratação de serviços diversos, impactando setores econômicos da cidade.”
Ainda na sua justificativa, o proponente aponta, em relação à sua dimensão cidadã, que “será oportunizado o acesso à cultura e ao lazer, com a participação de um público propiciando a inserção social e o desenvolvimento cultural a toda população. Trazendo o turismo a região. O projeto atenderá todas as exigências e especificações com as medidas de acessibilidades utilizando rampas, banheiros químicos apropriados e área reservada para portadores de necessidades especiais. O evento será totalmente gratuito democratizando o acesso a toda a população incentivando a cultura com a formação de plateias envolvendo toda a comunidade local e regional. O evento manterá atividades voltadas à preservação do Meio Ambiente. Neste projeto em espaço aberto, contará com a ação de uma equipe de limpeza coletora de todo lixo produzido, além de haver lixeiras espalhadas pelo local. Esta ação do projeto terá uma parceria entre a proponente e administração pública municipal. Todo lixo recolhido será encaminhado para a reciclagem. A proponente será responsável pela liberação do PPCI, o mesmo será anexado na prestação de contas.”
O valor total do projeto é de 187.850,00 (cento e oitenta e sete mil e oitocentos e cinquenta reais) com a participante Prefeitura de Farroupilha aportando R$ 19000,00 (dezenove mil reais) e sendo o valor solicitado para financiamento Sistema LIC/RS de R$ 168.850,00 (cento e sessenta e oito mil e oitocentos e cinquenta reais).
É o relatório.
2. O projeto “FARROUPILHA, BEM GAÚCHA - 8° EDIÇÃO 2020” apresenta uma proposta de evento cultural relevante por sua qualidade e pela oportunidade, principalmente pelo fato de acontecer em um importante município localizado na zona metropolitana da Serra Gaúcha. A cidade de Farroupilha, uma das maiores cidade da região, conhecida como o “Berço da Colonização Italiana”, com uma população em torno de 75.000 habitantes, possui uma enorme expectativa de vida (74 anos), um IDH alto (0,77) e uma economia com extensas cadeias produtivas como o importante polo coureiro-calçadista, as indústrias metalúrgicas, têxteis e suas inúmeras malharias, indústrias moveleiras e as famosas vinícolas. Como poucos municípios, a sua indústria corresponde à metade do ICMS arrecadado em Farroupilha. Estes dados revelam um cenário favorável para o sucesso de um empreendimento cultural com as características do projeto apresentado.
Este evento cultural adquire uma força singular nesta proposta pela potencial imanência em relação aos municípios vizinhos, e desta forma as manifestações artísticas apresentadas ganharão ainda mais visibilidade, tornando-as multiplicadores também por divulgar a música tradicionalista nos seus mais variados gêneros, potencializando a economia, estimulando a criação, bem como a preservação da cultura local.
Alguns aspectos se fazem necessários de serem dignos de ressalva ao projeto e aqui vou apontar dois dos quais entendi os mais relevantes. O primeiro é a ausência no projeto de indicativos sobre os artistas locais. Mesmo ao afirmar o proponente que os artistas locais serão contratados pela prefeitura como a sua contrapartida, mediante chamada pública, onde os artistas devem estar com seus impostos e certidões em total regularidade, tendo como preferência artistas que residam na cidade de Farroupilha, é importante a presença de um documento balizador desta ação. Entendemos que em espetáculos como este, devido à grandiosidade de sua programação, faz-se necessária a apresentação de grupos e shows de renomes locais e regionais e que esta premissa seja cumprida.
O segundo aspecto se refere à declaração do proponente ao afirmar na sua apresentação que: “Este projeto já foi aprovado e captado na sua 3ª Edição 2015, 4ª Edição 2016 (essa edição aprovado após a data do evento), 5ª edição 2017, 6ª Edição de 2018, 7ª Edição de 2019.” A sequencia de sucessivas edições deste evento cultural baseada na renúncia fiscal nos alerta sobre a inexistência de uma ideia de sustentabilidade deste tipo de evento a médio e a longo prazo. Após cinco edições sucessivas, este evento utilizou anualmente recursos públicos e ainda neste projeto apresentado não indica aportar uma parte do seu custo total vindo de outras receitas, além do valor aportado pela Prefeitura de Farroupilha como participante. Os eventos culturais não devem se tornar reféns de Leis de Incentivo, principalmente quando fundamentadas na renúncia fiscal, e, entre outras razões, sob pena de ficar retirando possibilidades de novos eventos serem estimulados.
O projeto está bem formatado e de fácil compreensão, apresentando diversos anexos que atestam a qualidade da proposição e que asseguram sua efetiva realização (currículos, cartas de anuência, metodologia detalhada, certidões, regulamento, etc). Na sua descrição, propõe um orçamento possível de execução, somado a apresentar currículo qualificado dos participantes e cronograma de execução de acordo, o que contribui para credenciar a proposta.
Um aspecto meritório do projeto, além das inúmeras atrações musicais elencadas, são os concursos estudantis “Farroupilha Bem Gaúcha”, que se iniciam através das oficinas nas escolas. Essas oficinas acontecem nas escolas no decorrer do ano letivo com o ensinamento dos costumes gaúchos para as crianças: a dança, a parte instrumental, as declamações e intérprete vocal (música). O proponente afirma que esse projeto já existe há sete anos nas escolas do município, e com o evento “FARROUPILHA, BEM GAÚCHA” se consolida no calendário da cidade apresentando a toda população o retorno e aprendizado das crianças nestas oficinas, exaltando a cultura e os costumes. Os instrutores estarão nas escolas para passar o ensinamento e o treinamento que é feito por voluntários. Das oficinas, saem os concursos, onde há uma preparação para o envolvimento das crianças em apresentar o que aprenderam. Haverá premiação dos concursos estudantis “Farroupilha Bem Gaúcha”, troféus e medalhas, para 1º, 2º, 3º e 4º lugar de cada modalidade (Instrumental, declamação, danças tradicionalistas e intérprete vocal), troféu para melhor entrada e saída nas danças tradicionais, endo as medalhas para todos os participantes, com uma estimativa de 500 crianças divididas nas 4 modalidades do concurso.
A proposição em questão deste projeto cultural se fortalece por evidenciar a cultura local, instigando a participação do público estudantil, de jovens e de adultos prioritariamente da comunidade, e também por ter potencial para despertar na sociedade a valorização de distintos segmentos da cultura. Nesse contexto, oportuniza à população o exercício da cidadania e da participação em ações gratuitas, assim garantindo acesso aos bens culturais ali desenvolvidos, possibilitando aos jovens envolvidos seu aperfeiçoamento e criando as condições mínimas para que possam iniciar sua trajetória na cultura.
Como consequência de todos estes aspectos, o projeto se torna um estímulo à formação de plateia e compartilhamento de conhecimento e culturas, fortalecendo, em sua totalidade, o desenvolvimento cultural no município e de sua região.
3. Em conclusão, o projeto “Farroupilha Bem Gaúcha 2020” é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade - podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 168.850,00 (cento e sessenta e oito mil e oitocentos e cinquenta reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 06 de maio de 2020.
Paulo Leônidas Fernandes de Barros
Conselheiro Relator