Processo nº 20/1100-0000287-1
Parecer nº 072/2020 CEC/RS
O projeto “9ª QUERÊNCIA DA POESIA GAÚCHA E 2ª QUERÊNCIA PIÁ” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O projeto 9ª QUERÊNCIA DA POESIA GAÚCHA E 2ª QUERÊNCIA PIÁ, processo nº 20/1100-0000287-1 cadastrado eletronicamente em 16/02/2020 e habilitado em 02/03/2020 pelo Setor de Análise Técnicas da Secretaria de Estado da Cultura com o parecer nº 35/2020 e encaminhado em 03/03/2020 a este Conselho nos termos da legislação em vigor para análise de mérito e distribuído a este Conselheiro em 06/03/2020 para sua avaliação e redação de parec3er.. Trata-se de NOVO PROJETO CULTURAL, de acordo com o Art. 5º Inciso II da IN 01/2016, e está classificado na área de Tradição e Folclore, de acordo a Lei 13.490. O projeto de desenvolverá no período de 16/07/2020 à 25/07/2020, festival a ser realizado no dia 25 de julho de 2020 no CTG Galpão Crioulo - Travessa Santa Rita, Capela Santo Antão, Terceira Légua, no município de Caxias do Sul. Toda a programação será gratuita. O projeto está orçado em R$ 67.570,00, totalmente solicitado ao Sistema Pró-cultura.
Do proponente e equipe principal:
O projeto em tela tem como proponente Lucas André Bertoletti CEPC: 7031, sendo seu responsável legal o Sr. Lucas André Bertoletti, pessoa física. Fazem parte da equipe principal Sonido Produtora, pessoa jurídica, com as funções de Produção Cultural e Direção Executiva; Amanda Simioni Machado, pessoa física, com as funções de Assessor de divulgação e Coordenação administrativa; Raphael Heuser Puerari, pessoa física, com a função de Desenhista Gráfico; e, com a função de Contador, a Sra. Márcia Elisa Pezzi CRC: RS-084086/O1.
Do projeto
O presente projeto prevê a continuidade da realização de um festival de poesias gaúchas inéditas chamado Querência da Poesia Xucra em sua 9ª edição, que acontece em Caxias do Sul desde 2004, em uma realização da Associação de Poetas, Escritores e Declamadores de Caxias do Sul – RS “A Querência da Poesia Xucra”, podendo participar “poetas e declamadores de todas as querências”. “É um concurso artístico-literário de poesia e declamação com temática gauchesca regionalista, que fala dos “Usos e costumes do povo gaúcho”, que visa à valorização e difusão da cultura gaúcha, contribuindo, assim, para a preservação do patrimônio cultural do Rio Grande do Sul. Informa o proponente que “ Nas oito edições anteriores foram inscritos cerca de 1.278 poemas e, em cada edição, participou um público superior a 400 pessoas”. Neste projeto está programado, também, já em 2ª edição, o festival de poesia 2ª QUERÊNCIA PIÁ, destinado a crianças e jovens de até 15 anos.
São objetivos específicos do projeto:
Fomentar os costumes e tradições do Rio Grande do Sul Através da poesia e declamação e praticar a inclusão social
Oportunizar o envolvimento com a cultura e folclore do Rio Grande do Sul a toda população de Caxias do Sul e Região
Possibilitar e apoiar a expressão artística de poetas e declamadores de Caxias do Sul e região, ou até mesmo do Brasil e países vizinhos, bem como aos estudantes das escolas municipais de Caxias do Sul, oportunizando um contato mais próximo com a arte da poesia e declamação para possíveis novos talentos.
Agregar no fortalecimento cultural do estado do RS utilizando a própria cultura como alicerce do projeto. Dar continuidade ao festival "Querência da Poesia Gaúcha" e "Querência Piá", tornando posteriormente o projeto uma realização anual em Caxias do Sul
Projetar Caxias do Sul como uma referência da Poesia na Serra Gaúcha
Promover o acesso à poesia e declamação e música gaúcha
Das metas anunciadas pelo projeto:
9ª Querência da Poesia Gaúcha Festival 1
2ª Querência Piá Festival 1
Triagem para Avaliação das Poesias Triagem 1
Espetáculo com Nilton Ferreira Show 1
Espetáculo com Grupo Canteriando Show 1
Oficinas de Declamação da Poesia Gaúcha Oficina 4
Da diligência ao proponente:
Com o objetivo de favorecer a análise do mérito, relevância e oportunidade do projeto em tela, em 23/03/2020 foi encaminhada, através da SEDAC, diligência ao proponente em busca de esclarecimentos sobre vários itens ali relacionados. O mesmo respondeu à diligência, em documento datado de 31/03/20, esclarecendo os pontos ali relacionados, sendo estes encaminhados ao CEC, via sistema online em 17/04/2020. A seguir, como instrução desse parecer, transcrevemos as solicitações e os esclarecimentos obtidos:
Qual a participação, no projeto em análise, da Associação de Poetas, Escritores e Declamadores de Caxias do Sul – RS “A Querência da Poesia Xucra”?
Resposta: Querência da Poesia Xucra é idealizadora do projeto juntamente com a Sonido Produtora, bem como foi a realizadora de todas etapas anteriores de forma independente.
O festival 2º Querência Piá é competitivo? Anexe ao processo o Regulamento do Festival Querência Piá.
O Festival 2ª Querência Piá é também um festival de poesias inéditas como o Querência da Poesia Gaúcha, e ambos funcionam de forma competitiva. A 2ª Querência Piá aconteceria juntamente com a 9ª Querência da Poesia Gaúcha, porém seria antes da modalidade adulta geral conforme consta no regulamento atualizado da Querência piá em anexo. O Regulamento foi anexado ao projeto.
Qual a relação do 2º Querência Piá com o festival Querência da Poesia Gaúcha?
Como serão selecionados os participantes do festival 2ª Querência Piá?
Qual a programação do 2º Querência Piá? Inserir esse festival na programação constante no item 11 do Formulário Padrão, citando dia, local e horário.
Resposta: Conforme citado acima, dispensa programação própria, pois ocorreria no mesmo evento em que a programação já foi citada no projeto.
A SMED estará envolvida na realização do 2º Querência Piá e nas oficinas? De que forma? Anexar no processo a sua aquiescência e os termos da parceria estabelecida.
Resposta: A SMED estava analisando a parceria, porém em virtude do COVID-19 foram canceladas e proibidas quaisquer interatividades da mesma com eventos externos. Sendo assim optamos por alterar o público alvo para os CTG da 2ª Região Tradicionalista, uma vez em que é a Região Tradicionalista com mais CTG do estado do RS. A divulgação das oficinas seria feita via mídias sociais da Sonido Produtora e pelo blog da Querência da Poesia Xucra. Também haveria divulgação pela parte da 25ª Região Tradicionalista para todos os patrões dos CTG que compõem a região. Para, além disso, vai ser feita a divulgação no programa de Rádio Chimarrão de Caxias do Sul (Rádio Online que transmite no site da rádio e aplicativo, YouTube e Facebook) no programa Porteira Aberta e no Programa Raízes na Rádio Mais Nova FM (Estadual). Quanto a divulgação na tv será no programa Etnias na TV Caxias. Todas essas divulgações ficam a cargo do proponente. As Oficinas aconteceriam no mesmo local e horários.
Como serão selecionados os participantes nas oficinas de declamação programadas? Há pré-requisitos? Um mesmo participante poderá fazê-lo em vários encontros?
Resposta: Os participantes serão selecionados por ordem de inscrição dispensando prérequisitos. Os encontros aconteceriam com turmas distintas umas das outras, podendo participar cada participante de uma oficina somente.
No documento sobre as oficinas é informado que serão realizado 4 encontros com a previsão de grupos de até 50 participantes por grupo, e na metodologia, o proponente informa que as oficinas se destinam a um grupo de 250 a 300 participantes: corrigir os dados no modelo padrão.
Resposta: Dados corrigidos.
Como será financiada a Divulgação das oficinas na mídia local e estadual, jornais, internet e mídias sociais, conforme o informado pelo proponente no documento anexado ao processo sob título de “oficinas”?
Resposta: A divulgação das oficinas seria feita via mídias sociais da Sonido Produtora e pelo blog da Querência da Poesia Xucra. Também haveria divulgação pela parte da 25ª Região Tradicionalista para todos os patrões dos CTG que compõem a região. Para, além disso, vai ser feita a divulgação no programa de Rádio Chimarrão de Caxias do Sul (Rádio Online que transmite no site da rádio e aplicativo, YouTube e Facebook) no programa Porteira Aberta e no Programa Raízes na Rádio Mais Nova FM (Estadual). Quanto a divulgação na tv será no programa Etnias na TV Caxias. Todas essas divulgações ficam a cargo do proponente
Qual a participação da 25 RT na realização no Festival 2º Querência Piá e nas Oficinas.? Anexar aquiescência.
Resposta: A participação da 25ª Região Tradicionalista será diretamente para com as oficinas, cedendo o local para realização das mesmas e auxiliando na divulgação de forma interna criando uma ponte com os patrões das entidades tradicionalistas pertencentes a 25ª Região Tradicionalista.
Como se dará o financiamento do Festival 2º Querência Piá, posto que não há rubricas na planilha de custo para esse fim?
Resposta: Rubricas para financiamento das premiações da etapa “Querência Piá” anexadas ao projeto.
Anexar portfólio dos espetáculos Grupo Canteriando e Nilton Ferreira e Grupo Pampa e Cielo
Resposta: Anexado Portfólio do Grupo Canteriando e também de Nnilton Ferreira e Grupo Pampa y Cielo.
É o relatório.
3. Glosas
4. Condicionantes:
Quanto ao impacto ambiental: prever e instruir o processo com ações voltadas para minorar o impacto ambiental proporcionado por sua execução, e disso fazer prova no relatório físico da prestação de contas.
Plano de Prevenção contra Incêndio: instruir o relatório físico da prestação de contas com cópia do Alvará do Plano de Prevenção contra Incêndio para os locais de realização das atividades programadas e ficar em condições de apresentá-lo às autoridades locais quando solicitado.
Acessibilidade para pessoas com deficiência, obesos, idosos e gestantes: recomenda-se que o proponente aprimore o que já existe nos locais de realização do projeto e crie novas medidas facilitadoras de acesso aos bens culturais programados.
O produtor proponente deve submeter a realização do projeto às decisões legais das autoridades competentes referentes ao enfrentamento da pandemia covid 19.
5. Em conclusão, o projeto “9ª QUERÊNCIA DA POESIA GAÚCHA E 2ª QUERÊNCIA PIÁ” é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade - podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 67.570,00 (Setenta e sete mil, quinhentos e setenta reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 20 de abril de 2020.
Ivo Benfatto
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário ficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 27 de abril de 2020.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bortolotto, Paula Simon Ribeiro, Cristiano Laerton Goldschmidt, Gisele Pereira Meyer, Plínio José Borges Mósca, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos, Nicolas Beidacki, Luis Antonio Martins Pereira, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Gilberto Herschdorfer, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Jorge Luís Stocker Júnior, Marlise Nedel Machado, Marcelo Restori da Cunha, Dalila Adriana da Costa Lopes, Gabriela Kremer da Motta e José Airton Machado Ortiz.
Ausentes no Momento da Votação: Moreno Brasil Barrios e Vinicius Vieira de Souza.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 29/04/2020 e considerados prioritários.
José Édil de Lima Alves
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS