Processo nº 00018/2022
Parecer nº 090/2022 CEC/RS
O projeto “Projeto Artístico e Cultural Aprendendo e Ensinando” é recomendado para financiamento pela LIC/RS.
1. O projeto – “PROJETO ARTÌSTICO E CULTURAL APRENDENDO E ENSINANDO”, foi cadastrado em 10/01/2022 e habilitado diligenciado e recomendado para financiamento pela LIC-RS. pelo SAT/SEDAC em 28/01/2022, sendo encaminhado para avaliação em 31/01/2022.
Produtor: CENTRO DE TRADICOES GAUCHAS RODEIO DA QUERENCIA CEPC: 6552.
Período de Realização: Evento não vinculado a data fixa.
Área do projeto: TRADIÇÃO E FOLCLORE
Município – CAMPINAS DO SUL - Rua Rui Barbosa, 817 - CTG Rodeio da Querência, CAMPINAS DO SUL - E.M.E.F. Prof. Altayr Caldart - R. Santos Dumont, 1011 – Centro.
Constam no projeto:
Lucimar Ivana Erthal - Função: Diretora Artística do Projeto.
MARCELO ADONA - Função: Coordenador do Projeto e responsável pela captação dos recursos.
Tainete Farina - Função: Assessoria Administrativo/Financeira e Prestação de Comtas.
Contadora - Maristela Locatelli CRC: CRC/RS 068407/O.
Valor solicitado do projeto: R$ 343.556,00
É o relatório.
2. O “Projeto Artístico e Cultural Aprendendo e Ensinando” visa proporcionar aos alunos do CTG Rodeio da Querência o desenvolvimento das habilidades artísticas e culturais, como danças tradicionais e de salão, declamação e chula, bem como hábitos de postura, autoestima, percepção, concentração e espírito de competição e equipe.
O CTG possui hoje cerca de 100 integrantes entre crianças, adolescentes e adultos, com idade entre 05 e 30 anos incompletos. Também foi criado um DTG Departamento de Tradições Gaúchas dentro da E.M.E.F. Professor Altayr Caldart, como forma de proporcionar a inclusão de crianças e jovens que não frequentam o CTG porém que tem vontade de aprender nossas danças e nossa cultura, onde pretendemos implantar com a viabilização deste projeto, o núcleo “Primeiro Passos” com aulas de danças tradicionais, como forma de introduzir os alunos no tradicionalismo, promovendo desta forma a democratização do acesso ao nosso trabalho de fomento as tradições gaúchas.
O CTG é a Entidade Mãe, pois é ali que tudo acontece, é dali que saem os espetáculos que vemos nas apresentações artísticas nos concursos, nos saraus, nos bailes e fandangos. Além do compromisso de preservação e resgate das tradições, as crianças nos palcos são o futuro artístico e cultural do Rio Grande do Sul. É também deles que sairão os futuros patrões de CTG e as futuras primeiras prendas do estado.
Assim este projeto busca a manutenção das atividades artísticas do CTG Rodeio da Querência através da contratação dos seguintes profissionais: 01 Instrutor Geral de Danças Tradicionais, 02 Ensaiadores de Danças Tradicionais, 02 Instrutores de Danças Gaúchas de Salão, 01 Instrutora de Sarandeio, 01 Instrutor de Sapateio/Chula, 02 Professores de declamação e 02 Ensaiadores para alunos do DTG – núcleo Primeiros Passos. Também pretendemos contratar um grupo vocal para que possam criar as músicas de entrada e saída e acompanhar os grupos em seus ensaios e apresentações, bem como adquirir novos figurinos para os integrantes de 04 invernadas.
Com todo este trabalho, pretendem levar os alunos para participar de concursos, festivais e rodeios no Estado, levando o nome da entidade e da cidade de Campinas do Sul, bem como promover apresentações para a comunidade, em todas as categorias, mostrando o resultado do trabalho realizado e incentivando cada vez mais a participação dos integrantes.
Todo o projeto será baseado nos protocolos de segurança e distanciamento em função do Covid 19, vigentes na ocasião.
Dimensão Simbólica:
O projeto proposto fomenta a produção, a expressão da criatividade, a difusão da cultura regional, a valorização da arte amadora e oferece oportunidade de sustentabilidade das ações para a manutenção dos grupos artísticos do CTG. Além disso o projeto promove a geração de emprego e de renda ao contratar diversos profissionais para atuar junto a entidade durante o período de realização das atividades econômica.
O projeto proposto fomenta a produção, a expressão da criatividade, a difusão da cultura regional, a valorização da arte amadora e oferece oportunidade de sustentabilidade das ações para a manutenção dos grupos artísticos do CTG.
Além disso o projeto promove a geração de emprego e de renda ao contratar diversos profissionais para atuar junto a entidade durante o período de realização das atividades.
Dimensão Cidadã:
O acesso à cultura se traduz por meio do estímulo à criação artística, a democratização das condições de produção e participação, ao incentivo a fruição e difusão. Tudo isso é ofertado por este projeto, quando oportunizamos que jovens de todas as classes sociais participem de forma gratuita das atividades.
As diversas modalidades artísticas ofertadas, favorecem o desenvolvimento de relações pessoais como amizade, cooperação, disciplina e respeito. A incorporação destes valores grupais e os sentimentos de orgulho, lealdade e solidariedade presente nas atividades, são muito importantes para a formação dos jovens, do seu caráter e de sua consciência como cidadão. Como todas as entidades que trabalham com pessoas, os CTGs também enfrentam problemas comportamentais com crianças e adolescentes em função de inúmeros motivos, com isso estes tornam-se vulneráveis a todo tipo de violência.
Como entidade Cultural e também educadora, os centros de tradições devem ficar atentos para estes problemas, e trabalhar para as soluções, no sentido de preservar nossa cultura e nossas tradições e também de preservar os valores que norteiam nossa vida. Assim, com este projeto busca proporcionar aos alunos além do aprendizado da Cultura e Tradição, as condições favoráveis para que compreendam a importância de conviver harmoniosamente em grupo, ter espírito de equipe, e valorizar o respeito e o companheirismo, e para que tudo isso aconteça, há um trabalho incansável no desenvolvimento artístico dos grupos.
Ainda dentro da dimensão cidadã, vale destacar a importância da criação do DTG Departamento de Tradições Gaúchas dentro da E.M.E.F. Professor Altayr Caldart, como forma de proporcionar a inclusão de crianças e jovens que não frequentam o CTG, porém que tem vontade de aprender nossas danças e nossa cultura, “pois além de democratizar acesso à cultura, há uma preocupação com o futuro e objetiva trabalhar para ajudar a formar pessoas melhores e seres humanos de bem!” A comunidade também ganha com todo este projeto, pois poderá prestigiar as apresentações dos alunos dentro das diversas modalidades artísticas.
3. Condicionantes:
* Que o projeto siga as leis vigentes do Estado e dos Municípios para o combate da Covid-19.
4. Em conclusão, o projeto “Projeto Artístico e Cultural Aprendendo e Ensinando” é recomendado para fins de financiamento publico, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 343.556,00 (Trezentos e Quarenta e Três Mil, Quinhentos e Cinquenta e Seis Reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 08 de março de 2022.
Elma Nunes Sant’Ana
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 09 de março de 2022.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Maria Silveira Marques, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Mario Augusto da Rosa Dutra e Vinicius Vieira de Souza.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Rodrigo Adonis Barbieri, Michele Bicca Rolim, Alice Inês Lorenzi Urbim, Luis Antônio Martins Pereira e Bianka de Freitas Biedrzycka Maduell.
Abstenções: Rafael Pavan dos Passos.
Impedimentos: Aline Rosa.
Em razão do Of. Nº 030/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 23/03/2022 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,27 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS