Processo nº 00228/2020
Parecer nº 282/2020 CEC/RS
O projeto “Trincheira do canto xucro - edição virtual 2ª Edição 2021” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. Produtor cultural: Wap Produções e Eventos Ltda. CEPC: 6587.
Município: Porto Alegre
Responsável legal: Adelar Pinheiro da Silva
Função: Produção Cultural e Administrativa
Período de realização: Evento não vinculado à data fixa.
Área do projeto: Música
Município - local de realização: Viamão - CTG Capela Grande - Associação dos Servidores do Município de Viamão
A equipe principal é a empresa: Germano Reis, pessoa jurídica, CNPJ: 18.288.772/0001-36, com a função de Produtor Executivo: liderar as ações relativas à produção do evento.
Empresa: Paco Escajedo - Escajedo & Souza Ltda, pessoa jurídica, CNPJ: 00.424.352/0001-74, com a função de diretor de gravação: dirigir as ações técnicas de produção, montagem e finalização da transmissão.
Contador: DCS Contabilidade e Assessoria EIRELE ME, CRC: 006210/0-
Tem outros participantes.
APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA:
Situadas nos altos da Lomba do Tarumã, no município de Viamão, as Trincheiras Farroupilhas eram pontos estratégicos de onde as tropas lideradas pelos generais Farrapos Bento Gonçalves e Onofre Pires conseguiam avistar toda a área central do território viamonense. O local servia também de guarida para o contingente Farrapo durante o famoso cerco a Porto Alegre, ocorrido de 1835 a 1841, durante a Revolução Farroupilha. Em 1935, o espaço onde ainda se encontram os vestígios das Trincheiras da Tarumã foi transformado em um Largo Histórico, no qual foi implantado um monumento em louvor aos heróis Farroupilhas. Na intenção de homenagear, eternizar e divulgar ao grande público a representatividade das Trincheiras Farroupilhas, lugar histórico que orgulha a população viamonense e gaúcha, surgiu, em 2017, o festival Trincheira do Canto Xucro, cuja primeira edição foi realizada com êxito no período de 15 a 17 de dezembro, no parque da Pimenta, em Viamão. Diante da impossibilidade alegada pela produtora Rita Ferreira de realizar a segunda edição, a WAP Produções assumiu essa responsabilidade. Para tanto, chegou a cadastrar a aprovar um projeto cultural alusivo à Segunda Trincheira, já arquivado por insucesso na captação de recursos e por decurso do prazo para execução. Apesar do contratempo, a WAP e a comunidade cultural viamonense entenderam que seria importante reacender a esperança no coração dos nativistas através da retomada da iniciativa de produzir a 2ª Trincheira do Canto Xucro. Todavia, a nova realidade imposta pela pandemia causada pelo coronavírus não nos oferece alternativa senão realizarmos uma edição diferente, parcialmente virtual, sem presença de público, mas com a participação física dos compositores e músicos concorrentes. É importante destacar que serão praticadas todas as normas sanitárias e de preservação da saúde. A estrutura necessária para as geração do espetáculo virtual será montada no galpão crioulo do CTG Capela Grande, pertencente à Associação dos servidores municipais de Viamão.
DIMENSÃO SIMBÓLICA:
A música regional representa o telurismo e o amor à terra de um povo orgulhoso de suas tradições. Divulgar a música, através dessa forma de expressão, é disponibilizar ao público em geral dados culturais e musicais de uma região. A 2ª Trincheira do Canto Xucro - Edição Virtual destacará a música rio-grandense, incentivando a formação do gosto pela arte regional e pelo conhecimento a respeito da cultura do Rio Grande do Sul. Intenta, igualmente, proporcionar entretenimento às pessoas através de manifestações artísticas e culturais de cunho regionalista, as quais estão impregnadas de amor à terra, ao trabalho, à família e aos valores mais genuínos do homem rural gaúcho. Além destas razões, a 2ª Trincheira se torna importante para o desenvolvimento simbólico e cultural do estado, porque envolve, mobiliza e estimula a participação de poetas, músicos, compositores, instrumentistas e intérpretes, consagrados e iniciantes, assim como gera oportunidades para trocas de experiência e de aprendizado, mesmo que virtualmente. O nome Trincheira do Canto Xucro foi escolhido para homenagear, eternizar e divulgar ao grande público um lugar histórico que orgulha a população viamonense e gaúcha: as Trincheiras Farroupilhas. O local era um importante ponto estratégico, de onde as tropas lideradas pelos generais Farrapos Bento Gonçalves e Onofre Pires conseguiam avistar toda a área central do território viamonense. O sítio servia também de guarida para o contingente Farrapo, durante o famoso cerco a Porto Alegre, ocorrido de 1835 a 1841, durante a Revolução Farroupilha. Em 1935, o espaço onde ainda se encontram os vestígios das Trincheiras da Tarumã foi transformado em um Largo Histórico no qual foi implantado um monumento em louvor aos heróis farroupilhas.
DIMENSÃO ECONÔMICA:
A realização da 2ª Trincheira do Canto Xucro - Edição Virtual poderá gerar oportunidades de trabalho e renda para artistas e profissionais especializados. É também uma excelente oportunidade para os patrocinadores vincularem sua marca à cultura gaúcha. É importante salientar que a carência de recursos financeiros do proponente, aliada ao fato de que a maioria dos possíveis investidores em cultura preferem apoiar eventos com projetos aptos a utilizarem o mecanismo da LIC, são as razões para o encaminhamento deste projeto à análise do Sistema. Sem os mecanismos das leis de incentivo, torna-se impossível a realização de um evento como este, que resulta exclusivamente da força de vontade e do trabalho de cidadãos entusiastas e de profissionais compromissados com a cultura gaúcha.
DIMENSÃO CIDADÃ:
Divulgado e transmitido gratuitamente pelos mecanismos que a internet oferece, o festival 2ª Trincheira do Canto Xucro - Edição Virtual será totalmente acessível para as pessoas e se configurará em um entretenimento para todas as faixas etárias e classes sociais, o que o caracteriza como um entretenimento cultural, de qualidade, para internautas de Viamão e do mundo. Com o intuito de disponibilizar e divulgar a arte musical e regional do Rio Grande do Sul, o DVD do festival será distribuído gratuitamente para patrocinadores, concorrentes, veículos de imprensa e Secretaria de Estado da Cultura. Além disso, o vídeo de todo o festival será publicado no Youtube, no Canal da Trincheira.
OBJETIVOS GERAL:
Realizar a 2ª Trincheira do Canto Xucro, agora em formato virtual, preservando a característica de ser uma mostra competitiva de canções inéditas, de cunhos nativista e regional gaúcho. 7.2 Objetivos Específicos: Mostrar à sociedade em geral o potencial artístico, poético e musical do Rio Grande do Sul; Integrar o município de Viamão ao movimento cultural do estado, envolvendo a comunidade em geral, bem como a imprensa falada e escrita; Congregar, virtualmente, um elenco de poetas, compositores, instrumentistas e intérpretes de todo o Rio Grande do Sul, promovendo intercâmbio cultural e o possível surgimento de novas parcerias artísticas; Despertar o interesse de compositores, músicos, intérpretes e público em geral para os temas identificados com à história, o folclore e a cultura do Rio Grande do Sul; Oferecer gratuitamente aos internautas de todo o Brasil momentos de valorização da arte e da cultura regional gaúcha; Oportunizar o pensamento crítico da comunidade virtual através de votação popular via Facebook; Beneficiar os internautas com uma programação gratuita e rica culturalmente; Registrar em vídeo todas as atividades do festival em equipamento e formato adequado.
METODOLOGIA:
Diante da realidade imposta pela pandemia do coronavírus, a 2ª Trincheira do Canto Xucro - Edição Virtual será realizada como sugerem as instruções do Sistema Pró-Cultura RS, em um formato diferente, parcialmente digital, sem presença de público, mas com a participação física dos compositores e músicos participantes. Haverá um limite máximo de 5 (cinco) integrantes para cada grupo que defenderá as canções classificadas. O festival será transmitido virtualmente pelas plataformas digitais a partir do galpão Crioulo do CTG Capela Grande, pertencente à Associação dos Servidores Municipais de Viamão, local amplo que permite a prática do distanciamento entre os grupos concorrentes. As áreas da pista de dança - normalmente utilizadas para a plateia - e dos corredores laterais serão utilizadas como espaços de convivência dos artistas, um grande camarim, onde as atividades dos participantes poderão ser controladas e supervisionadas de acordo com as normas sanitárias. É importante destacar que serão tomados todos os cuidados visando a preservação da saúde, tais como: utilização obrigatória de máscaras, uso frequente de álcool gel, higienização dos equipamentos, limpeza sistemática do ambiente e a prática de distanciamento físico. A data pretendida para realizar as atividades da Edição Virtual da 2ª Trincheira é entre os dias 20 e 21 de março de 2021.
A comissão avaliadora estará fisicamente no local das apresentações do festival. As 10 concorrentes na Etapa Regional serão apresentadas no primeiro dia. Desta dezena de composições, o júri destacará 04 (quatro) obras para retornarem ao palco no segundo dia do evento, na condição de finalistas, concorrendo em igualdade de condições com as 10 canções da Etapa Geral. Além das músicas concorrentes, o público internauta poderá apreciar as apresentações do Grupo Guitarra, Alma e Garganta e do cantor André Teixeira, que também comparecerão fisicamente ao evento. Os dois excelentes espetáculos musicais também serão transmitidos on-line. Aos destaques da 2ª Trincheira do Canto Xucro serão oferecidas premiações em dinheiro, além de troféus representativos das conquistas. A música mais popular será eleita pelo público internauta através de votação na página da Trincheira, no Facebook. Cada curtida vale um voto. Ao final, será eleita como Mais Popular aquela música que obtiver maior número de votos (curtidas). A estrutura necessária para a geração do espetáculo virtual, proporcionado pela 2ª Trincheira do Canto Xucro - Edição Virtual, contará com uma Unidade Móvel padrão broadcasting, equipada com 05 (cinco) câmeras, mesa de áudio, controle de vídeo e mesa de corte ao vivo - operada por 12 técnicos.
Além de transmitido em tempo real, o material captado e finalizado em um padrão para televisão ficará disponível para o grande público no Canal da Trincheira, no Youtube, e na página do festival, no Facebook.
É o relatório.
2. O festival 2ª Trincheira do Canto Xucro entra no calendário se reafirmando como um dos grandes festivais de música do RS. Cabe exaltar a cidade de Viamão, que já foi protagonista em cultura e também na musicalidade. Com muito esforço, Viamão firma raízes que se aprofundam para ter dignamente um novo cenário na música, mesmo sendo analisado que a prefeitura não aportará absolutamente nada. Um festival que, em sua metodologia e justificativa, dialogará virtualmente não somente com a comunidade de Viamão, mas também com o Rio Grane do Sul, levando as ondas de transmissão aos mais longínquos locais. A regionalização deste festival vai desde a base de sua linguagem - que rompe as trincheiras musicais -, universalizando a música através das composições, do aparato instrumental e da interpretação. Este festival, em sua segunda edição, a 2ª Trincheira do Canto Xucro - Edição Virtual, tenciona consolidar-se como uma importante vitrine para os artistas regionais, assim como pretende reafirmar o município de Viamão no universo da música nativista do estado.
3. Em conclusão, o projeto “Trincheira do Canto Xucro - Edição Virtual 2ª Edição 2021” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 199.730,00 (cento e noventa e nove mil e setecentos e trinta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 25 de novembro de 2020.
Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 26 de novembro de 2020.
Presentes: 21 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza e Rafael Pavan dos Passos.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Luis Antônio Martins Pereira.
Abstenções: Michele Bicca Rolim e Rodrigo Adonis Barbieri.
Em razão do Of. Nº 443/2020 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 26/11/2020 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,65 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS