Processo nº 00072/2020
Parecer nº 101/2020 CEC/RS
O projeto “Cultura Digital Para Todos” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O Projeto “Cultura Digital Para Todos” habilitado pela Secretaria de Estado da Cultura e encaminhado a este Conselho, nos termos da legislação em vigor, trata da realização de um curso realizado em uma plataforma digital onde ficará disponível. Está inserido no segmento de Tradição e Folclore.
Identificação do Projeto
Título: Cultura Digital para Todos
Produtor Cultural: Suzana Pereira Schwuchow - ME CEPC 2842
Não vinculado a data fixa.
Local de realização: Porto Alegre – internet – plataforma digital.
Equipe Principal
Profissional: Willyam.contas@gmail.com
Função: coordenação de operação da plataforma digital
Profissional: Manoelito Carlos Savaris, palestrante – tema “Cidadania, Cultura e Tradição”.
Profissional: Luciana Borges Bencke Munitor – palestrante – tema “Culinária das Etnias Formadoras do Gaúcho”.
Profissional: Tiago Fernando Andreola – palestrante – tema “Teoria Musical no dia-a-dia”
Profissional: Bruno Figheira – Coordenador da criação dos projetos gráfico e da campanha de marketing digital do projeto
Profissional: William Claiton Alves Soares – palestrante- tema- “Educação Financeira”
Contador: Lucas de Oliveira
Não tem outros participantes.
Apresentação do Projeto
Segundo o proponente: “O projeto Cultura Digital para todos será realizado em uma plataforma digital (YouTube) a ser direcionado pelo site da Danna Produções, onde ficará disponível. Seu apelo social visa amenizar o impacto da reclusão domiciliar provocado pelas medidas temporárias de prevenção ao contágio pela COVID-19, através da plataforma virtual será possível que diversas pessoas possam acessar estas informações na segurança do lar. Faremos palestras que serão distribuídas em quatro segmentos distintos, são eles: “Culinária das Etnias Formadoras do Gaúcho”, “Cidadania, Cultura e Tradição”, “Educação Financeira” e "Teoria Musical no dia-a-dia". Os segmentos apresentados terão 25 oficinas cada, permitindo o projeto executar 100 palestras. Os encontros são estratégias emergenciais para educação online e empreendedorismo social para construção de novos futuros. Público alvo: estudantes, Famílias tradicionalistas e público em geral. As inscrições serão realizadas online pela internet e será gratuita. O projeto será acompanhado pela linguagem de libras. Público alvo: estudantes, Famílias tradicionalistas e público em geral.”
Justificativa do Projeto
Dimensão simbólica: linguagens e práticas artísticas, referências estéticas.
Ao justificar esta dimensão o produtor discorre longa e profundamente sobre as atividades a serem desenvolvidas, incluindo um release dos conteúdos, claramente expostos, duração das horas-aula e estratégias de abordagem numa plataforma digital, que representa uma nova experiência, especialmente projetada para suprir necessidades durante um período difícil de pandemia e distanciamento social.
Dimensão econômica: aspectos relacionados à economia da cultura: neste campo o proponente informa que a realização deste projeto proporciona “geração de emprego e renda através da contratação de fornecedores, prestadores de serviços e técnicos. Estarão envolvidos no projeto mais de 40 profissionais, entre prestadores de serviço e palestrantes". Mais adiante, informa também que um dos tópicos a serem desenvolvidos será sobre educação financeira, que virá tirar dúvidas e auxiliar os participantes “gerenciar recursos e melhor uso dos recursos disponíveis”.
Dimensão cidadã: “O projeto consiste em uma ação exclusivamente voltada para a promoção do livre acesso aos bens culturais, aos cidadãos de todas as idades, gêneros e classes sociais de extrema importância para o resgate da memória, da promoção e da valorização do nosso folclore e das tradições da cultura Gaúcha. Os encontros são estratégias emergenciais para educação online e empreendedorismo social para construção de novos futuros. Estaremos desenvolvendo tecnologias culturais através da inovação e promovendo a preservação e disseminação do patrimônio e da memória cultural gaúcha. As aulas do projeto serão pré-gravadas e passarão pela supervisão da proponente e palestrantes, e terá a acessibilidade de libras para surdos. O projeto observará as regras de acessibilidade em comunicação de vídeo, a saber: Legenda oculta - Closed Caption, Sistema CC e SAP, Descrição em áudio de imagens e sons e Janela de LIBRAS".
Objetivos
Objetivo Geral:
O objetivo deste projeto é desenvolver uma plataforma digital com palestras de: “Culinária das Etnias Formadoras do Gaúcho”, “Cidadania, Cultura e Tradição”, Educação financeira e "Teoria Musical no dia-a-dia". Os encontros são estratégias emergenciais para educação online e empreendedorismo social para construção de novos futuros.
Objetivos Específicos:
- Criar estratégias emergenciais para educação online e empreendedorismo social para - construção de novos futuros;
- Fomentar, divulgar e fortalecer a Cultura Gaúcha através da disponibilização de conteúdos culturais relevantes para a reflexão social;
- Estimular processos criativos e inovadores onde possamos conectar as pessoas em ambiente virtual durante o período de isolamento social;
- Desenvolver atividades de formação e capacitação através do conhecimento do fazer música, da culinária e da tradição gaúcha;
- Promover a preservação e disseminação do patrimônio e da memória cultural gaúcha.
Metas:
As metas são realizar 25 palestras sobre os temas selecionados, a saber: Educação Financeira, Culinária das Etnias Formadoras do Gaúcho, Cidadania, Cultura e Tradição, Teoria Musical no dia-a-dia.
Metodologia: Neste campo, o proponente descreve as metas que desejam atingir, desde a pré-produção e desenvolvimento da estratégia de comunicação: site e redes sociais, Desenvolvimento do vídeo de divulgação do projeto, parcerias institucionais e cronograma de desembolso, definição de equipe dos prestadores de serviços.
Providências relativas à documentação necessária para realização das palestras e prestadores de serviços (contratos); Desenvolvimento e distribuição das peças virtuais Produção Gravações e edições das palestras, bem como gravação da linguagem de libras Abertura das inscrições dos participantes Contratação dos palestrantes, produtores, técnicos e prestadores de serviços para a montagem do ambiente virtual Monitoramento do grupo de discussão Manutenção da produção e administração para todas as atividades do projeto Início das palestras; Execução do Plano de mídia Pós Produção Entrega Prestação de Contas e relatório geral das atividades desenvolvidas.
Valor total e financiamento do projeto:
O valor total é de R$ 173.550,00 totalmente solicitado à LIC.
Não possui receitas originarias da Prefeitura, outros patrocínios ou receitas de comercialização de bens e serviços.
É o relatório.
2. O projeto está muito bem instruído e formatado, apresenta os documentos necessários, anuências, planos pedagógicos, certidões, currículos etc.
É um projeto abrangente que certamente poderá satisfazer o público alvo, valoriza a cultura local, regional, e se adapta ao momento atual de exceção e de isolamento social, buscando proporcionar momentos de educação, cultura e lazer através dos meios digitais.
O custo do projeto até está compatível a outros eventos do segmento no qual está inserido.
3. Em conclusão, o projeto “Cultura Digital Para Todos” é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade - podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 173.550,00 (cento e setenta e três mil e quinhentos e cinquenta reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 23 de maio de 2020.
Paula Simon Ribeiro
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 26 de maio de 2020.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Ivo Benfatto, Cristiano Laerton Goldschmidt, Plínio José Borges Mósca, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos, Nicolas Beidacki, Luis Antonio Martins Pereira, Gilberto Herschdorfer, Vitor André Rolim de Mesquita, Vinicius Vieira de Souza, Dalila Adriana da Costa Lopes e José Airton Machado Ortiz.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Rodrigo Adonis Barbieri, Jorge Luís Stocker Júnior, Moreno Brasil Barrios, Marlise Nedel Machado, Marcelo Restori da Cunha, Gabriela Kremer da Motta e Paulo Leônidas Fernandes de Barros.
Abstenções: Benhur Bortolotto e Gisele Pereira Meyer.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 27/05/2020 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,36 pontos.
José Édil de Lima Alves
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS