Processo nº 00062/2020
Parecer nº 090/2020 CEC/RS
O projeto “BEST SERTANEJO DIGITAL 2020” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O projeto passou pela análise técnica do Sistema Pró-Cultura e foi habilitado pela Secretaria, sendo encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor. O produtor cultural é Sandro Henrique Santana Machado - ME, que exerce a função de coordenador geral. A proposta foi inscrita na área da música, na classificação projeto cultural digital, com local de realização nos municípios de Eldorado do Sul, Porto Alegre, São Leopoldo e Canoas. Consta na equipe principal VH produções culturais e artísticas LTDA, exercendo a função de direção artística.
O produtor informa que o Projeto Best Sertanejo Digital 2020 se trata de uma série de shows com três artistas gaúchos convidados que atuam na música sertaneja. São os cantores Leo de Lucca, Grazi Adriótti e Sheila Scharlau. Os artistas farão cada um cinco apresentações em forma de live, sendo uma apresentação a cada três dias, intercalando os artistas durante três semanas, em que cada um deles fará um show apresentando músicas de seu repertório. As apresentações ocorrerão nas plataformas digitais de Best Produções. Ele cita ainda que com a realização do projeto, se quer manter e desenvolver ainda mais o crescimento deste segmento em nosso Estado, pois o Rio Grande do Sul é conhecido nacionalmente pela qualidade de sua produção e pela diversidade musical. Também afirma que temos público e mercado para todos os gêneros musicais e que é importante que os artistas gaúchos possam trilhar suas carreiras dentro de nosso território, para que possamos manter talentos perto de nós, sem precisar sair do Rio Grande do Sul, formando assim um mercado sólido e variado no setor.
Entre as metas são mencionadas 15 apresentações artísticas, divididas em cinco de Leo de Lucca, cinco de Sheila Scharlau e cinco de Grazi Andreótti. Informa ainda que após a sinalização de patrocínios, terá início a divulgação do projeto, com ampla predominância das redes sociais e, para isso, consta no projeto a assessora de imprensa Aline Fiabaneque, que fará esta distribuição nessas redes e também fará o trabalho de divulgação da mostra nas mídias tradicionais. Não haverá senha ou qualquer restrição de acesso.
O valor total soma a quantia de R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais), integralmente solicitados ao Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
É o relatório.
2. A proposta tem mérito, demonstrando ser relevante e oportuna para a comunidade em meio ao momento de pandemia, por priorizar o acesso da população a manifestações artísticas que via de regra não são contempladas pelo presente Sistema, embora o sertanejo seja um segmento em crescente adesão nos últimos anos, principalmente entre os jovens de comunidades. Além disso, ressalto que o projeto se apresenta bem estruturado, se observadas a relação entre as metas e os objetivos propostos, que se mostram em sua maioria consonantes com a descrição, contendo informações suficientes para uma adequada análise. Na ficha técnica apresenta equipe qualificada e com experiência para desenvolvimento das atividades. Nos anexos inclui as cartas de anuências, e no corpo do projeto detalha a metodologia de forma suficiente para que se compreenda sua plena realização. Em breve pesquisa na internet também se encontram áudios e vídeos de shows e outras manifestações dos artistas envolvidos.
Para analisar o projeto é necessário que se compreenda a capilaridade da música sertaneja junto à população. Sabe-se que não são poucas as rádios que atendem ao público desse tão expressivo setor, mesmo no Rio Grande do Sul. Por mais que o referido segmento musical não tenha suas origens diretamente construídas em território gaúcho, já se pode afirmar que ele se faz presente com força em todos as regiões do Brasil, o que credencia o sertanejo como parte essencial da música popular brasileira. É necessário observarmos o projeto com olhar distinto, compreendendo a importância da música sertaneja na formação de milhares de jovens no Rio Grande do Sul, bem como a importância de analisarmos o projeto pelo prisma da diversidade.
O projeto se destaca também por remunerar de forma digna os artistas. O proponente informa que serão pagos R$ 7.000,00 por apresentação, ressaltando que “serão as únicas apresentações remuneradas destes 4 a 5 meses previstos de restrição de eventos (durante a pandemia). Sendo assim, se torna de vital importância para a manutenção de suas carreiras e até sobrevivência pessoal”. Somadas as rubricas, nota-se que a maior parte dos recursos são destinados diretamente para as atividades artísticas. Ainda cito que os três artistas envolvidos também são jovens, o que, ao ver deste relator, faz o projeto ter maior destaque. Além disso, duas são mulheres, em meio a um nicho comumente ocupado por homens na condição de artista.
Cito ainda a afirmação contida no projeto de que a sua realização plena irá movimentar seus colaboradores durante este período de isolamento social, tendo em vista que “para manter a carreira de um artista precisamos de inúmeros profissionais que tem a responsabilidade de compor, arranjar, gravar, ensaiar, tocar, vender, divulgar, montar estrutura, carregar instrumentos, passar som, (...), ou seja, são profissionais que muitas vezes não aparecem no palco, mas são de suma importância para que um artistas possa chegar ao seu público”. Para justificar esse conjunto de esforços em meio ao momento de pandemia, ele complementa que “embora nosso projeto seja com apresentações virtuais e alguns destes colaboradores não se façam necessários (...), através da remuneração que os artistas irão receber para fazerem as apresentações, será possível manter toda a equipe remunerada neste momento ímpar que a humanidade está passando. Sendo assim, nosso projeto se torna vital para a manutenção da carreira dos artistas e também para a manutenção de diversos empregos, pois, será possível cancelar qualquer tipo de dispensa de pessoal, o que vai manter o mercado cultural ativo até que possamos vencer esta etapa”. Nessa perspectiva, se percebe que a execução do projeto BEST SERTANEJO DIGITAL oportunizará que um grupo significativo de artistas e técnicos da área cultural - que neste momento está sofrendo as duras consequências de um isolamento social necessário - possa ter remuneração proporcional às circunstâncias que o atual momento exige.
Outro ponto no projeto que me chamou a atenção foi a preocupação do proponente em canalizar sobremaneira parte dos investimentos em ferramentas digitais, o que torna a proposta de grande abrangência, pois tais ações farão com que se atinja de maneira eficaz o seu público alvo através da profissionalização desses serviços prestados. Além disso, saliento que todas as 15 apresentações artísticas se darão de modo totalmente gratuito. A oportunidade ganha ainda maior força quando, além de contemplar os artistas, o projeto demonstra ser viável para atingir de fato um público ampliado, tornando a proposta de real interesse público. Nesse caso, a música sertaneja, por si só, já tem essa característica de público ampliado, considerando o grande número de pessoas que acompanham o segmento.
Nesse cenário, reafirmo a importância da realização dessa proposta, pois além de contemplar os artistas e a cadeia de profissionais técnicos que com eles se relacionam, estarão sendo criadas as condições para atender a uma demanda existente na sociedade, possibilitando que o referido projeto seja contemplado através de recursos oriundos do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS, principalmente por se tratar de atividade diretamente impactada pela pandemia em função de que sua remuneração até então dependia em sua maioria de shows e outras ações artísticas presenciais, bem como por acreditar que serão cumpridos os objetivos de fomentar a música sertaneja através das mídias digitais e de desenvolver o mercado da música do Rio Grande do Sul.
3. Em conclusão, o projeto “BEST SERTANEJO DIGITAL 2020” é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade - podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 13 de maio de 2020.
Vinicius Vieira de Souza
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 14 de maio de 2020.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bortolotto, Paula Simon Ribeiro, Cristiano Laerton Goldschmidt, Plínio José Borges Mósca, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos, Nicolas Beidacki, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Gilberto Herschdorfer, Vitor André Rolim de Mesquita, Dalila Adriana da Costa Lopes e José Airton Machado Ortiz.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Rodrigo Adonis Barbieri, Jorge Luís Stocker Júnior, Moreno Brasil Barrios, Marlise Nedel Machado, Marcelo Restori da Cunha, Gabriela Kremer da Motta, Luis Antonio Martins Pereira e Gisele Pereira Meyer.
Abstenções: Ivo Benfatto.
DECLARAÇÃO DE VOTO:
O projeto não está instruído com nenhuma informação sobre os shows, quer seja sobre seu repertório, critério de seleção das músicas, duração de cada apresentação, etc. Dessa forma, fica impossível uma avaliação de mérito quanto à relevância e oportunidade da proposta em tela nos termos de critérios do CEC. Em respeito ao erário público, não há como acompanhar o voto do relator.
Marlise Nedel Machado
Conselheira
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 27/05/2020 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 2,77 pontos.
José Édil de Lima Alves
Presidente do CEC/RS
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