Processo nº 00078/2020
Parecer nº 241/2020 CEC/RS
O projeto “PORTAL NOITE DOS MUSEUS 1° EDIÇÃO” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto “PORTAL NOITE DOS MUSEUS 1° EDIÇÃO”, sem data fixa de realização e cadastrado como ARTES INTEGRADAS, está destinado a ocorrer na cidade de Porto Alegre sob orientação de Rompecabezas Entretenimento
Objetivo geral do projeto:
Fomentar a manutenção do portal Noite dos Museus com conteúdo voltado para diferentes atividades e segmentos artísticos, além de uma chamada artística.
Objetivos Específicos:
- Democratizar o acesso à arte e à cultura;
- Colocar obras de arte em espaços públicos visíveis para a comunidade de Porto Alegre;
- Incentivar a apropriação do espaço público pela comunidade no período pós-quarentena;
- Contribuir para o fomento da classe artística, através da divulgação de suas produções e de uma chamada artística;
- Mostrar para o público como acontece a produção de uma obra artística;
- Transformar o portal numa ferramenta de difusão da produção artística;
- Ser uma conexão entre diversas atividades e segmentos culturais;
- Incentivar a formação de público para a arte e a cultura.
Proposta e Metodologia:
A proposta consiste em realizar a manutenção portal digital Noite dos Museus, que servirá não apenas para divulgar a programação e os conceitos da edição de 2020 do evento, mas também recuperar o histórico das edições anteriores e, principalmente, servir de plataforma para a divulgação de notícias sobre a cena artística, cultural e a difusão de conteúdos relacionados a artistas, museus e instituições culturais. O portal será lançado ainda em maio. Ele fará uso de vários recursos digitais para divulgar os conteúdos artísticos e culturais e aproximá-los do público: além da publicação de notícias e textos, serão disponibilizados vídeos (via canal próprio no YouTube) e podcasts (via perfil no Spotify). Outra iniciativa é a Chamada Artística A Cidade Apropriada, ação que incentivará cinco artistas visuais a produzirem trabalhos durante o período de isolamento social que serão exibidos em espaços públicos de Porto Alegre, em um processo que será acompanhado e registrado pelo portal em vídeos, imagens e textos.
O projeto como um todo será executado em seis meses. A equipe principal será composta pelo núcleo de conteúdo da Rompecabezas, que absorverá as funções de edição, redação, design e redes sociais. Os demais serviços (captação e edição de vídeo, captação e edição de áudio) serão executados por terceiros.
A rotina de manutenção do site seguirá a seguinte ordem: no início da semana, teremos uma reunião de pauta e daremos início à produção de vídeos, podcasts e playlists da semana. Posteriormente, editor e redator farão os primeiros contatos com as fontes para coletar informações e marcar entrevistas. Na sequência, teremos a captação de imagens, edição e finalização delas; roteirização e gravação dos podcasts; e a redação das notícias. Também teremos um planejamento das pautas da semana na seção notícias. A frequência de postagens fica da seguinte forma: Podcast - 2 por semana x 4 semanas = 8 por mês x 6 meses = 48 até o fim do projeto; Notícias - 2 posts por dia x 5 dias por semana = 10 por semana x 4 semanas = 40 por mês x 6 meses = 240 até o fim do projeto; Vídeos - 2 por semana x 4 semanas = 8 mês x 6 meses = 48 até o fim do projeto. Já a execução da chamada artística inicia com a divulgação e seleção dos artistas por um conselho artístico. Essa comissão é composta pelo diretor, gerente e coordenadores de Conteúdo, além de dois conselheiros externos convidados atuantes no campo da arte. Estes últimos serão selecionados na execução do projeto, a fim de garantir uma escolha pertinente de nomes de relevância dentro do campo da arte naquele momento. A proposta da chamada artística é que os artistas pensem a obra para ser exposta em espaços ociosos ou perigosos de Porto Alegre, a serem definidos pelo conselho artístico.
A captação dos conteúdos em vídeo e foto serão realizadas de acordo com as medidas recomendadas para a prevenção e o combate à Covid-19 vigentes.
Em síntese, a proposta contempla: aproximação do público com a arte por meio da difusão de conteúdos artísticos relevantes e da programação cultural local e nacional; utilização original dos recursos tecnológicos da internet para a conexão entre artistas, museus/instituições culturais e público; sensação de pertencimento social e cultural do meio artístico e da comunidade em geral.
Valor Total: R$ 242.768,32, solicitados integralmente do Sistema Pró-Cultura RS LIC.
Estrutura Final do Projeto:
Chamada artística;
Vídeos sobre o processo de produção das obras;
Posts sobre o processo de produção produzido pelo próprio artista (4 por artista);
Vídeo para público leigo sobre processos de criação e produção artística;
Produção das obras de arte;
Criação e divulgação de 48 Podcast;
Seleção de playlist no Spotify;
É o relatório.
2. Considerando o cenário artístico da região de Porto Alegre e a vasta produção que tem sido mantida durante os últimos anos, é gratificante ver um projeto preocupado em realizar um mapeamento e criar um espaço de divulgação e de ações na cidade. O ato de pensar local, valorizar o regional e entender o contexto urbano como uma plataforma possível em tempos de Covid-19 é um dos méritos do projeto, que ganha ainda mais força quando realiza isso através de uma equipe curatorial e uma organização que se apresenta de forma clara e detalhada. O proponente apresenta a sua problemática: o desafio atual de manter viva, dinâmica e dialógica a relação entre artistas, instituições culturais, produtos culturais e público numa circunstância que impõe o distanciamento entre os elementos dessa equação. E da mesma forma que aponta as dificuldades de uma classe artística e da própria cidade em lidar com esse momento, soluciona de forma inventiva e responsável, tanto ao considerar o passado do projeto quanto com o pensamento sobre o que ele pode contribuir para um futuro incerto do Estado e do país. Compreende e ressalta, por meio de sua metodologia, que produzir arte é um ato de sobrevivência e, ao mesmo tempo, um mergulho incerto e muitas vezes solitário. E valorizar um sentido amplo, coletivo e envolvido com a disseminação das obras de quem resiste a esse 2020 é um ato que o projeto nos trás e que se alinha com o que é defendido pelo princípio que rege um Conselho de Estado: democratizar as possibilidades e assegurar a amplitude da cultura. E desse modo, o projeto muito contribui para a reflexão do que é uma política cultural cidadã pensada a longo prazo e no desenvolvimento de capital simbólico, que requer tempo para ser estruturado e ampliado. A sua preocupação resulta na formação de uma política cultural, porque valoriza também a demanda da cidade e da própria mudança dos mecanismos de expressão, uma cultura que se produz na interlocução do lugar com os próprios indivíduos. Estar nas ruas da cidade e ainda conseguir conectar com o espaço virtual combate as barreiras de ordem social, simbólica e econômica que marcam uma nação dividida pela falência do pensamento humano em um Brasil cada vez mais decadente. Assim, valorizar a arte, perceber a diversidade do espaço urbano, entender a precariedade do lugar, aproximar os artistas e criar um espaço virtual que resgata a memória do evento e ainda prepara o futuro é fundamental para a classe artística e fundamental para as próprias reflexões da política cultural do Estado.
3. Em conclusão, o projeto “PORTAL NOITE DOS MUSEUS 1° EDIÇÃO” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 242.768,32 (duzentos e quarenta e dois mil, setecentos e sessenta e oito e trinta e dois reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura. Para fins de prioridade, fica estipulada a nota 5.
Porto Alegre, 05 de outubro de 2020.
Nicolas Beidacki
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 05 de outubro de 2020.
Presentes: 22 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, José Franciso Alves de Almeida, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowisk da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Michele Bicca Rolim e Rafael Pavan dos Passos.
Abstenções: Vinicius Vieira de Souza.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS