Processo nº 00109/2020
Parecer nº 109/2020 CEC/RS
O projeto “CIRCUÍTO MULTI-MUSICAL GAÚCHO IN LIVE 2020” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O projeto CIRCUÍTO MULTI-MUSICAL GAÚCHO IN LIVE 2020 foi habilitado pelo SAT no dia 29 de maio de 2020 e encaminhado a esse Conselho em 29 de maio de 2020 e a essa conselheira relatora em 03 de junho de 2020.
O produtor Cultural - Produtor: GR SOM E LUZ EIRELI
Área do Projeto: MÚSICA,
Municípios de Realização -PASSO FUNDO, SARANDI, ESTRELA e SOLEDADE, projeto sem data fixa.
Valor solicitado LIC: R$ 163.500,00
O Projeto CIRCUÍTO MULTI-MUSICAL GAÚCHO IN LIVE trata-se da realização de um circuito de shows em formato de live reunindo 18 artistas de 04 diferentes estilos musicais: O Pagode, a Música Nativista, a Música Sertaneja, e o Rock In Roll. O CIRCUÍTO MULTI-MUSICAL GAÚCHO IN LIVE será realizado em 04 cidades do Rio Grande do Sul, onde a equipe do projeto passará para gravar as atrações, haverá uma transmissão em cada uma das cidades.
É o relatório.
2. O projeto prevê lives que serão transmitidas de cada uma das 04 cidades com a presença dos artistas, sendo as 18 atrações distribuídas nas 04 lives, com cuidados de prevenção sanitária.
Dimensão simbólica- o proponente descreve que o projeto está propondo um intercâmbio musical, dando oportunidade para 18 atrações de 04 cidades diferentes do RS realizarem espetáculo, fomentando de forma diversificada o mercado musical gaúcho, mantendo ativos 04 diferentes estilos musicais.
Dimensão econômica- palavras do proponente “Serão cerca de 50 músicos, entre cantores e bandas reduzidas que poderão atuar em uma época de quase parada total de atuação, são artistas que poderão ter em nosso projeto uma das poucas geração de renda neste período, servindo nossa iniciativa de alento e de esperança para o futuro destes profissionais da cultura. Além dos cachês artísticos, teremos também em nosso projeto a montagem de 05 estruturas de som, luz e vídeo para que tenhamos uma grande qualidade em nossas transmissões, fazendo não apenas uma Transmissão, mas também deixando de legado para cada artista um material de divulgação e de acervo para suas carreiras”.
Todos os artistas tem cachê igual o que para essa relatoria é uma medida exata.
Dimensão cidadã- projeto não haverá nenhum tipo de senha ou restrição de acesso.
O projeto apresenta mérito cultural ao propor uma programação diversificada em estilos musicais, na metodologia está clara como será feita a programação e mostra-se exequível mesmo sendo um projeto em 04 cidades com 18 atrações.
O projeto tem anexadas cartas de anuência das 04 cidades citadas no projeto e cartas de anuências dos artistas.
3. Em conclusão, o projeto “CIRCUÍTO MULTI-MUSICAL GAÚCHO IN LIVE 2020” é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade - podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 163.500,00 (cento e sessenta e três mil e quinhentos reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 09 de junho de 2020.
Sandra H F Maciel
Conselheira Relatora
Recomendado
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 15 de junho de 2020.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bortolotto, Cristiano Laerton Goldschmidt, Plínio José Borges Mósca, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Gilberto Herschdorfer, Vitor André Rolim de Mesquita, Vinicius Vieira de Souza, Dalila Adriana da Costa Lopes e José Airton Machado Ortiz.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Gabriela Kremer da Motta, Ivo Benfatto, Jorge Luís Stocker Júnior, Luis Antonio Martins Pereira, Marcelo Restori da Cunha, Moreno Brasil Barrios, Marlise Nedel Machado, Nicolas Beidacki, Paula Simon Ribeiro e Rodrigo Adonis Barbieri.
Ausentes no Momento da Votação: Gisele Pereira Meyer.
DECLARAÇÃO DE VOTO:
Não existe NENHUMA descrição do que acontecerá nas lives: não se sabe o repertório, nem mesmo o número de músicas ou o tempo aproximado de cada live. Além disso, a direção artística está a cargo de uma empresa que não apresenta currículo ARTÍSTICO para estar a cargo da função. A avaliação da dimensão simbólica, portanto, fica muito prejudicada. Além disso, o projeto pode, de fato, vir a gerar aglomerações, não sendo claras as medidas de distanciamento social a serem adotadas num momento em que o número de casos da COVID-19 cresce galopantemente no RS.
Marlise Nedel Machado
Conselheira
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 25/06/2020 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,84 pontos.
José Édil de Lima Alves
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS