Processo nº 00136/2020
Parecer nº 145/2020 CEC/RS
O projeto “SÓTÃO DA FLOR - LEITURAS” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O projeto “SÓTÃO DA FLOR - LEITURAS” foi cadastrado eletronicamente em 17 de junho de 2020 e habilitado pelo SAT/SEDAC em 19 de junho de 2020, sendo encaminhado ao CEC no dia 22 de junho de 2020. Entrou em avaliação no dia 23 de junho de 2020.
Trata-se de uma série de vídeos para o público infantil, com atividades voltadas para a leitura, de forma educativa e lúdica. “Tudo acontece no sótão da personagem Flor, que recebe convidados para encenar as leituras de obras clássicas e passar conteúdos relevantes para as crianças e incentivar a prática da leitura”.
Os vídeos serão disponibilizados em canal no Youtube gratuitamente “e poderão ser assistidos sem impedimentos etários”.
_Área do Projeto AUDIOVISUAL: Produção de Vídeo
_Período de Realização Evento não vinculado à data fixa
_Local de Realização Centro Cultural Moinho da Cascata. Caxias do Sul – RS.
_Proponente Produtos Notáveis Empresa de Teatro LTDA. _Equipe Principal_ Cristine Rahmeier Marquetto como Captador de Recursos e Produção de Base, Confraria da Produção na Produção Executiva e Contual Contabilidade.
__Objetivo Principal
_ Realizar série de vídeos para público infantil sobre literatura
_Produzir conteúdo de qualidade para esse público, garantindo uma oferta cultural com viés pedagógico. Pretende-se, também, fazer girar a economia da cultura, promovendo trabalho para os trabalhadores das artes.
__Objetivos Específicos
_Produzir 06 episódios de 10 minutas/cada
_Contemplar artistas e produtores que estão sem oferta de trabalho
_Oferecer virtualmente conteúdo infantil diversificado e regional, direcionado para a cultura local, com fruição de forma gratuita.
_Promover conhecimento sobre literatura e incentivar a prática de leitura
_Reforçar as medidas de isolamento social, produzindo conteúdos de educação e entretenimento que mantenham as pessoas, em especial as crianças, em casa.
_Contribuir para o desenvolvimento da sociabilidade e da formação artísticas das crianças, no momento em que o isolamento tende a construir lacunas quanto a essas habilidades.
__Quanto à Metodologia
_Pré-Produção [30 dias]. Reuniões de alinhamento. Contratação de Fornecedores e Serviços. Desenho da Logística. Detalhes técnicos resolvidos. Roteiro finalizado.
_Produção + Divulgação [90 dias]. Gravações. Um episódio por dia. Arquivos serão enviados para equipe de edição, que realizará a formatação final dos vídeos. O projeto visual é desenhado. Os vídeos serão disponibilizados individualmente, semanal ou quinzenalmente. Paralelamente às gravações, produção de Making Of e estratégia de divulgação: ações em redes sociais, com fotos e teasers. Conforme os episódios forem postados no canal, a divulgação será direcionada para cada um dos vídeos, permitindo trabalhar a divulgação de cada episódio de forma mais específica e intensificada.
_Pós-Produção [60dias]. Avaliação, pagamentos pendentes, clipagem e prestações de contas.
__Valor Total:
R$ 65.000,00 [sessenta e cinco mil reais] integralmente solicitados ao Sistema Pró-Cultura LIC RS.
É o relatório.
2. Na Dimensão Simbólica, além de entreter e educar as crianças e dar trabalho para os artistas, o projeto faz nascer interessados em literatura. “A formação cultural é fundamental para o desenvolvimento de adultos críticos e envolvidos com os processos de cidadania participativa, como fomentar o surgimento de novos artistas e escritores no futuro”.
“O que os pais têm à disposição, no quesito entretenimento, são desenhos animados e séries (normalmente americanas ou estrangeiras) produzidas em massa. [...] Faltam opções de conteúdo personalizado, que fale diretamente com o público na situação em que estão, no seu Estado, na sua região”. As histórias do Sótão da Flor “propõem atividades e novos conhecimentos, mais do que um desenho que conta uma história e mantém o público em certa posição passiva frente às telas.”.
Após algumas experimentações específicas, o Grupo UEBA percebeu que poderia levar sua arte para a internet sem perder suas características primordiais (quebra de quarta parede, interatividade, linguagem jovial) e constatou que novas oportunidades são possíveis para suprir a necessidade de renda. Estas experimentações ampliam possibilidades para pensar novos projetos, voltados para outros segmentos artísticos. Com o canal criado, a intenção é testar formatos e atender a um público maior através da divulgação e da profissionalização que o projeto propõe.
__Na Dimensão Cidadã, o projeto oferta conteúdo artístico gratuitamente para um grande número de pessoas em ambiente virtual. Em tempos de pandemia, quando as possibilidades de fruição estão reduzidas, democratiza o acesso a maneiras plurais de expressão artística. “Trata-se de propostas educativas e atividades práticas, sendo assim, será estimulada a formação cultural em seu sentido amplo, o que contribui para a formação de plateia ao gerar interesse para consumir novos produtos relacionados ao tema ou tornar-se um artista futuramente”. O projeto prevê tradução de libras.
“O projeto auxiliará na formação de plateia e na formação de mercado para cultura, pois incentiva as crianças a exercitarem seu lado artístico e criativo e a ler”.
Mesmo após o período de pandemia, os vídeos poderão ser exibidos inclusive em ambiente escolar. Além de ofertar conteúdo em tempos difíceis, os vídeos ficarão disponíveis em ambiente virtual de forma gratuita para consulta, referência ou, ainda, para outras ações que poderão vir.
__Quanto à Dimensão Econômica, o projeto é claro em seus objetivos e relatado com clareza, oportunizando trabalho e renda a artistas, produtores e técnicos, minimizando os impactos sociais e econômicos causados pela Pandemia Mundial do Coronavírus. É uma alternativa para artistas, técnicos, operadores e produtores em tempos tão incertos.
Serão vídeos para o público infantil, que têm como tema a literatura, abordada através de atividades práticas. “Disso resulta também um fortalecimento da cadeira produtiva, pode aumentar a demanda e o interesse por produtos, como livros, apresentações teatrais e conteúdos culturais”.
As equipes de criação, arte, produção e comunicação são locais, fomentando o desenvolvimento cultural, social e econômico da cadeia produtiva regional. O orçamento prevê rubricas condizentes com seus escopos.
Vivemos o momento das novas tecnologias, de uma transformação cultural, social e mercadológica. Novas formas de consumo de conteúdo, informação e entretenimento on-line são geradas a partir de novas janelas, plataformas e experimentações audiovisuais. A internet abre espaço para ilimitadas formas de apresentações artísticas, suas fruições e interações.
“As crianças estão passando cada vez mais tempo em casa. A pandemia mudou as rotinas e vai ocasionar alterações nas dinâmicas sociais por muito mais tempo. Este projeto permite as crianças se engajarem em atividades lúdico-educativas que auxiliem a garantir o desenvolvimento das habilidades e capacidades, principalmente sociabilidade”.
Em O Sótão da Flor, a ideia é gravar seis episódios diretamente do sótão da personagem.
O responsável por criar a Flor e seus convidados é o grupo teatral UEBA – Produtos Notáveis. Com mais de doze anos apresentando espetáculos, o grupo é especialista em teatro de rua, sem deixar de se apresentar em outros formatos, sempre se adaptando às estruturas disponíveis. Os espetáculos são, em sua maioria, infantis ou para toda a família. Além de atores, o grupo conta com experiências de contação de história e de literatura.
“Flor propõe atividades práticas que entretenham as crianças em casa, que estimulem a criatividade, habilidades e a desinibição. [...] Ela falará da importância da leitura e alguns aspectos históricos que envolvem a prática; vai realizar leituras dramáticas com a ajuda de convidados especiais (outros personagens), com técnicas teatrais e uso de diferentes materiais. [...] As obras falarão sobre a preservação da memória e a construção da identidade e do imaginário”.
As Fabulas de Esopo. Teatro de Objetos para as historias de La Fontaine. Textos de Charles Perrault, que criou as bases para o gênero Conto de Fadas. A obra dos Irmãos Grimm é visitada por Flor no 4º Episódio. No seguinte, a personagem e os atores recorrem a técnicas de máscara para falar de Hans Christian Andersen, escritor e poeta dinamarquês de histórias infantis. Flor finaliza a jornada, com Monteiro Lobato e as historias de Emília do Sítio do Picapau Amarelo.
“O Grupo faz o fechamento da série abrindo novos horizontes para que o público busque obras e deixe-se levar pelas páginas da literatura para além da telinha”.
As gravações acontecerão em local apropriado, seguindo as medidas de segurança em relação à prevenção da transmissão do Corona Vírus, desde a formação de equipe reduzida até previsão orçamentária para a aquisição de EPIs específicos para este fim.
3. Condicionantes
__Saliento a impossibilidade de realizarmos diligências de acordo com a IN 003/2020. Vivemos um momento de exceção que nos exige celeridade. Visto a sua relevância e oportunidade, que trará para profissionais da cultura e para o público, não desejando atrasar a sua produção, recomendo o projeto “Sótão da Flor - Leituras”, condicionando a liberação de recursos ao recebimento das cartas de anuência de todos os profissionais e empresas envolvidas no projeto, com seus valores de cachês e/ou honorários.
__Segundo o último Censo do IBGE, de 2010, pessoas com alguma deficiência somam quase 24% da população brasileira. Desta forma, os recursos de acessibilidade já beneficiaram e permitiram essas pessoas serem espectadores do audiovisual. Portanto, o projeto deverá incluir:
Legendagem, Legendagem Descritiva, [na qual são explicitadas informações de efeitos sonoros, música, sons do ambiente, silêncios significativos]. Audiodescrição e Libras.
__Que o projeto siga as leis vigentes do Estado e do Município para o combate da Covid-19, respeitando decretos de isolamento social e adotando medidas de segurança e higienização necessárias para evitar o contágio e transmissão do Corona Vírus.
4. Sugere-se que em todo o material institucional, promocional e de divulgação, inclusive nas plataformas de veiculação do projeto, releases e entrevistas, conste que o projeto teve seu mérito cultural examinado e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura e que por isso poderá usufruir de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e Sistema Pró-Cultura RS.
5.Em conclusão, o projeto “Sótão da Flor - Leituras” é recomendado para a avaliação coletiva em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade – podendo receber incentivos até o valor de R$ 65.000,00 (sessenta e cinco mil reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 20 de julho de 2020.
Daniela Giovana Corso
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 21 de julho de 2020.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bortolotto, Ivo Benfatto, Paula Simon Ribeiro, Cristiano Laerton Goldschmidt, Gisele Pereira Meyer, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos, Nicolas Beidacki, Luis Antonio Martins Pereira, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Gilberto Herschdorfer, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Jorge Luís Stocker Júnior, Moreno Brasil Barrios, Marlise Nedel Machado, Marcelo Restori da Cunha, Dalila Adriana da Costa Lopes, Gabriela Kremer da Motta e José Airton Machado Ortiz.
Abstenções: Vinicius Vieira de Souza.
Impedimentos: Plínio José Borges Mósca.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 22/07/2020 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 4,44 pontos.
José Édil de Lima Alves
Presidente do CEC/RS
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