Processo nº 00208/2020
Parecer nº 239/2020 CEC/RS
O projeto “TETEIN - 1ª EDIÇÃO” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto “TETEIN 1 ª EDIÇÃO”, PROCESSO: 00188/2020, foi cadastrado em 28 de julho, habilitado pelo SAT/SEDAC em 04 de agosto, sendo encaminhado ao CEC em 06 de agosto, e a esta conselheira em 14 de agosto de 2020.
A Área do Projeto é MÚSICA. Este não é vinculado à data fixa e consiste na finalização e lançamento do terceiro disco do músico e compositor gaúcho Ian Ramil. O disco se chama Tetein e possui dez faixas, todas inéditas. Além disso, este projeto propõe a realização de quatro peças audiovisuais que serão criadas a partir de faixas selecionadas do disco e irão compor o projeto de lançamento da obra fonográfica, além de contar com um webseminário sobre produção.
A produtora cultural do projeto é a Ferreira Rodrigues Agência Ensino e cia de Teatro e Cinema, CEPC: 7707, sediada em Porto Alegre, cujo responsável legal é Sofia Rodrigues Ferreira. Também compõem a equipe principal do projeto: Cida Cultural - gestão e captação de recursos do projeto, Ian Miranda Ramil - artista compositor do disco e, como contador, Everton Machado de Oliveira.
Nas METAS do projeto estão:
Lançamento de disco com 10 faixas inéditas
Realização de obras audiovisuais de 4 peças/vídeos
Webinário sobre produção
O projeto, em sua dimensão simbólica, aponta que “um artista gaúcho que desenvolve seu trabalho através de produção independente e vence o Grammy Latino, ao lado de artistas consagrados como Elza Soares, Martinho da Vila, Djavan e Céu, traz ao Rio Grande do Sul reconhecimento internacional, valorizando nossa produção artística, fortalecendo nossa cultura e propagando nossa potência criativa em esferas para além das nacionais”.
Quanto à dimensão econômica, “este projeto contemplará pelo menos vinte pessoas jurídicas, envolvendo profissionais dos segmentos tanto de música quanto de audiovisual, bem como outros prestadores de serviço do setor cultural e de outros setores adjacentes. São empresas de microempreendedor individual e microempresas do setor cultural do RS.”.
Já na dimensão cidadã, o “projeto terá todos os seus produtos artísticos disponibilizados gratuitamente na internet. Isso torna ele de amplo acesso, requerendo do público apenas que tenha acesso à rede mundial de computadores ou ainda acessando o conteúdo através de aplicativos e sítios em seus aparelhos celulares. (…) Os vídeos terão opção de ativação de legenda nas plataformas que permitem a inclusão deste recurso. (..) O seminário online, o webinário sobre produção cultural também é uma forma de facilitar a acessibilidade aos meios de produção ao público interessado, que se dará através do compartilhamento de experiência sobre a produção de um projeto digital em tempos pandêmicos, tornando esse projeto também um produtor de conteúdo formativo, que será disponibilizado gratuitamente”.
__Valor Total
R$ 250.000,00 [Duzentos e cinquenta mil reais] integralmente solicitados ao Sistema Pró-Cultura LIC RS.
É o relatório.
2. O jovem músico Ian Ramil, nascido em Pelotas, lançou seu primeiro disco intitulado IAN em 2014, com composições criadas entre seus 17 e 24 anos. Recentemente, ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa, por Derivacivilização, disco que lançou no final do ano passado e que foi realizado de forma independente.
Apesar de o artista advir de uma família musical, seus discos anteriores foram todos produzidos de forma independente, tornando-se, portanto, de extrema relevância tanto para a profissionalização de sua carreira quanto para a dos profissionais envolvidos no projeto para que este terceiro disco possa contar com o financiamento de uma lei de incentivo do estado do Rio Grande do Sul.
Sobre a criação audiovisual, cabe destacar que o projeto valoriza processos criativos dos profissionais envolvidos, convidando quatro artistas (Eduardo Montelli Lacerda, Carina Levitan, Davi Pretto e Isabel Ramil), todos com reconhecido trabalho em pesquisas de imagem, produção de videoarte, ou mesmo cinema e música. Cada artista convidado irá propor uma narrativa audiovisual para uma faixa e, para a realização de sua proposta, contará com a equipe de produção e estrutura do projeto e com assessoria do diretor do núcleo audiovisual (Gabriel Faccini) e assistência de direção (Giulia Góes).
Um dos diferenciais do projeto é que conta com uma pesquisa de tendências de consumo no setor musical nos meios digitais além de um posicionamento de mercado do produto principal do projeto, o disco Tetein, e consequentemente do próprio artista. A etapa de pesquisa irá definir o andamento da criação de campanha de divulgação, criação dos produtos audiovisuais e artes gráficas. Portanto, o projeto intensifica o seu olhar para uma divulgação especializada, que visa a fortalecer a disseminação deste produto (o disco).
Também vale destacar que o projeto traz um webinário, conduzido pela A Reina Produções (direção de produção), juntamente com a Cida Cultural (gestão de projetos), que irá conversar sobre o processo de produção, gestão, desenvolvimento e realização do projeto, compartilhando as etapas do projeto, os desafios de realizá-lo em formato digital, bem como os números de alcance dos produtos.
Uma observação: na planilha no item 1.8, onde constam as atividades, está descrito “Artistas - obras audiovisual”, e consta somente o nome da artista Isabel Miranda Ramil para a realização de quatro peças no valor de 17.600. Porém, devido à descrição do projeto bem como às cartas de anuência, esta conselheira entende que esse valor será divido entre os quatro artistas responsáveis pela peça audiovisual.
3. Em conclusão, o projeto “TETEIN - 1ª EDIÇÃO” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 250.000,00 (Duzentos e cinquenta mil reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura. Para fins de prioridade, fica estipulada a nota 5.
Porto Alegre, 04 de outubro de 2020.
Michele Bicca Rolim
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 06 de outubro de 2020.
Presentes: 22 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Franciso Alves de Almeida, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza e Rafael Pavan dos Passos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS