Processo nº 00239/2020
Parecer nº 292/2020 CEC/RS
O projeto “MARGEM - NOVAS DRAMATURGIAS 1ª EDIÇÃO - 2021” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. Diante das informações apresentadas, após realizada a análise pela equipe técnica do Pró-Cultura RS e atendidas as diligências solicitadas pela SAT, o projeto cultural é habilitado e encaminhado para avaliação do Conselho Estadual de Cultura – CEC.
A Produtora Cultural é LUCIANA BRITO, CEPC: 5231, do Município de PORTO ALEGRE. LUCIANA BRITO é também responsável legal, ocupa a função de Coordenadora Geral do projeto em análise. Realização: Evento não vinculado a data fixa. Área do Projeto: ARTES CÊNICAS: teatro. Local de realização: Município de PORTO ALEGRE. Contador: Eduardo Rheinheimer Seben CRC: 70384
O projeto
O projeto “Margem - Novas dramaturgias” surge com o compromisso de fomentar a criação e divulgação de dramaturgia contemporânea no estado do Rio Grande do Sul. Desta forma, a proposta tem o intuito de premiar textos dramáticos inéditos escritos por autores gaúchos, que sejam ricos em originalidade, conteúdo e estética e que nos ajudem a refletir sobre o tempo que nos encontramos. O projeto prevê a premiação de cinco textos dramatúrgicos inéditos. Fazem parte da premiação: a publicação de tais textos, a premiação em dinheiro para os autores, a realização de workshops dos autores premiados e também a realização de uma leitura dramática dos textos premiados, em ambiente virtual, por grupos locais. Está prevista a impressão de 1.050 exemplares no total, sendo 210 livros de cada obra, que formarão um box (contendo 5 livros), que serão distribuídos gratuitamente em bibliotecas, universidades e centros culturais.
Justificativa:
O teatro é a arte do presente, sua efemeridade impede que qualquer registro capte de forma total o que está sendo proposto durante sua execução. Mesmo que se tente documentá-lo através das lentes de uma câmera, sabe-se que toda a recepção fica prejudicada e a experiência está longe de ser a mesma do que o momento compartilhado ao vivo. Por outro lado, existe a possibilidade do registro permanente do que está sendo dito, a dramaturgia do espetáculo. O registro do texto de uma encenação possibilita que este seja reencenado diversas vezes por outros grupos, possibilitando que cada um dê uma roupagem específica a partir do seu ponto de vista, seu contexto, sua realidade social e suas inquietações.
O texto teatral é um elemento fundamental para a construção de uma sociedade que valoriza a cultura e a memória de seu povo. Através dele, o dramaturgo realiza uma leitura crítica de seu contexto e converte-a em alegoria, recriando cenários e personas, e possibilitando assim a criação de obras atemporais. Desta forma, hoje em dia encenamos Shakespeare e encontramos em seus textos, críticas que ainda nos cabem. Registrar estes textos é de suma importância para preservarmos nossa história e criarmos possibilidades de futuro. Propomos através do projeto “Margem – novas dramaturgias” a criação de uma ação de fomento e difusão de novas dramaturgias gaúchas. Sabemos que há uma vasta produção criada anualmente por grupos e artistas, que surge a partir da necessidade de dar voz a demandas específicas de diversos coletivos, porém todas essas produções acabam por perder-se devido à ausência de um registro. Por não serem registradas essas dramaturgias ficam impossibilitadas de serem reencenadas e conhecidas em outros territórios. Buscando valorizar e incentivar o fomento de novas dramaturgias, apresentamos este projeto, que pretende lançar no Rio Grande do Sul uma premiação para dramaturgos e suas obras.
É o relatório.
2. Dimensão Simbólica
O projeto Margem - Novas Dramaturgias 1ª Edição 2021, chega em muito boa hora para preencher uma lacuna imensa na cena da dramaturgia gaúcha e brasileira, qual seja a ausência de publicações textos dramatúrgicos. Basta olharmos para as prateleiras de livrarias e sebos da cidade que iremos encontrar quando muito os clássicos, Ésquilo, Sófocles, Shakespeare, talvez, Pirandello, Moliére, Brecht. Dificilmente, Oswald de Andrade, Plínio Marcos, Nelson Rodrigues, Qorpo Santo. Mas com toda certeza não encontraremos a dramaturgia contemporânea gaúcha. Pode-se dizer, a partir de uma leitura possível do título do projeto, que esta dramaturgia de fato está à margem.
A valorização deste ofício tão particular de produzir escrituras para o teatro é uma das grandes virtudes de “Margem - Novas Dramaturgias''. A outra é provocar, a cena teatral de modo a fazer com que obras saiam das gavetas e se exponham ao crivo de um corpo técnico de jurados. O concurso visa destacar 5 (cinco) dramaturgos com premiações em dinheiro, publicando suas obras que serão reunidas em um box. Não mais a materialidade efêmera desta obra de arte o espetáculo teatral, objetivo primeiro e último de um texto para teatro, mas a concretude perene do livro. O texto dramatúrgico publicado ganha asas e pode alcançar destinos inusitados Em livro, um texto se transforma em um documento, em um retrato da sua época. Teremos um registro da dramaturgia contemporânea gaúcha.
Dimensão Econômica
A proponente afirma atingir diretamente 35 profissionais da área, mas de lupa vemos que o projeto alcança significativamente também a cadeia do livro. Designer gráfico, revisor, diagramador, serviços gráficos e de confecção de box (trabalho invariavelmente manual), também se remuneram a partir desta iniciativa.
Na ponta do lápis observamos que as funções administrativas representam um valor de R$ 33.000,00 (trinta e três mil reais), que concurso, premiações e atividades conexas R$ 32.000,00 (trinta e dois mil reais), e à produção dos livros (R$ 32.562,00 (trinta e dois mil quinhentos e sessenta e dois reais), restando à captação, divulgação e criação de marca R$ 26.575,00 (vinte e seis mil quinhentos e setenta e cinco reais). Fica claro que existe um equilíbrio na distribuição dos recursos buscados junto ao sistema LIC/Pró-Cultura.
A presença da rubrica “assessoria de imprensa” e “coordenação de mídias sociais” dá a entender a este relator que, do ponto de vista da visibilidade haverá um tratamento profissional para as diversas etapas do projeto, quais sejam, de divulgação do Concurso, divulgação dos vencedores, divulgação dos workshops e divulgação das leituras dramáticas, de forma a que o todo do projeto seja contemplado e não apenas o seu lançamento.
Dimensão Cidadã
“Margem - Novas Dramaturgias 1ª Edição" ao propor um “Concurso” de textos dramatúrgicos prestigia a dramaturgia gaúcha contemporânea, lançando luzes a esta produção, a talentos dedicados à criação desta escritura específica voltada ao teatro. Os convidados a comporem o corpo de jurados, Camila Bauer, Carolina Anchieta, Luís Augusto Fischer, não deixam dúvidas quanto à isenção e qualidade dos avaliadores.
O Concurso vai premiar 5 (cinco) autores(as) cujas obras serão publicadas e distribuídas gratuitamente a bibliotecas, instituições universitárias e outras de caráter cultural pertinente. Embora o Estado seja profícuo na produção de textos dramatúrgicos, estes não encontram espaço no mercado editorial. Através de sua edição, se farão visíveis a encenadores não somente do Rio Grande, mas do país, tornando-se também disponíveis a pesquisadores, professores e estudantes.
A realização de workshops vem fomentar a formação de novos escritores do gênero, promovendo uma movimentação salutar no meio teatral em período que provavelmente ainda estaremos lidando em maior ou menor grau, com as consequências da pandemia. Um estímulo positivo em tempos incertos. Da mesma maneira, as “leituras dramáticas” a partir dos textos vencedores, transmitidas digitalmente, vão envolver grupos teatrais locais que experimentam o mesmo drama vivenciado por artistas de outras áreas. A realização destas “leituras” ampliam significativamente o seu papel social e artístico do projeto. No centro do palco, à luz dos refletores, o texto dramatúrgico e seus criadores.
Por fim, é preciso registrar que a proponente atendeu satisfatoriamente à todas as diligências do SAT, como deste relator, respondendo aos questionamentos e corrigindo todas as inconsistências. A acessibilidade está prevista no projeto que terá tradução simultânea em Libras durante as leituras encenadas virtualmente.
3. Condicionantes:
a) Deverão ser observados os artigos 22 e 23 da IN 05/2020, para fins de divulgação e identificação, sobretudo quanto a proporcionalidade no que diz respeitos à disposição das marcas de patrocinadores, apoiadores e marcas do sistema pró-cultura, nos materiais gráficos, peças de divulgação e nas transmissões via rede social.
b) Que o projeto, em todas as suas etapas de realização presencial, siga as leis vigentes no Estado e no Município para o combate da Covid-19, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária e adotando todas as medidas de higienização necessárias para evitar ao longo do evento o contágio e transmissão do Coronavírus .
4. Em conclusão, o projeto “Margem - Novas Dramaturgias 1ª Edição - 2021” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 141.637,00,00 (cento e quarenta e um mil seiscentos e trinta e sete reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 07 de dezembro de 2020.
Alexandre Silva Brito
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 08 de dezembro de 2020.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim e Rafael Pavan dos Passos.
Em razão do Of. Nº 443/2020 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 18/12/2020 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 4,57 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
A Produtora Cultural é LUCIANA BRITO, CEPC: 5231, do Município de PORTO ALEGRE. LUCIANA BRITO é também responsável legal, ocupa a função de Coordenadora Geral do projeto em análise. Realização: Evento não vinculado à data fixa. Área do Projeto: ARTES CÊNICAS: teatro. Local de realização: Município de PORTO ALEGRE. Contador: Eduardo Rheinheimer Seben, CRC: 70384
O projeto “Margem - Novas dramaturgias” surge com o compromisso de fomentar a criação e divulgação de dramaturgia contemporânea no estado do Rio Grande do Sul. Desta forma, a proposta tem o intuito de premiar textos dramáticos inéditos escritos por autores gaúchos que sejam ricos em originalidade, conteúdo e estética e que nos ajudem a refletir sobre o tempo que nos encontramos. O projeto prevê a premiação de cinco textos dramatúrgicos inéditos. Fazem parte da premiação: a publicação de tais textos, a premiação em dinheiro para os autores, a realização de workshops dos autores premiados e também a realização de uma leitura dramática dos textos premiados, em ambiente virtual, por grupos locais. Está prevista a impressão de 1.050 exemplares no total, sendo 210 livros de cada obra, que formarão um box (contendo 5 livros), que serão distribuídos gratuitamente em bibliotecas, universidades e centros culturais.
O texto teatral é um elemento fundamental para a construção de uma sociedade que valoriza a cultura e a memória de seu povo. Através dele, o dramaturgo realiza uma leitura crítica de seu contexto e converte-a em alegoria, recriando cenários e personas, e possibilita, assim, a criação de obras atemporais. Dessa forma, hoje em dia encenamos Shakespeare e encontramos em seus textos, críticas que ainda nos cabem. Registrar estes textos é de suma importância para preservarmos nossa história e criarmos possibilidades de futuro. Propomos, através do projeto “Margem – novas dramaturgias”, a criação de uma ação de fomento e difusão de novas dramaturgias gaúchas. Sabemos que há uma vasta produção criada anualmente por grupos e artistas, que surge a partir da necessidade de dar voz a demandas específicas de diversos coletivos, porém todas essas produções acabam por perder-se devido à ausência de um registro. Por não serem registradas, essas dramaturgias ficam impossibilitadas de serem reencenadas e conhecidas em outros territórios. Buscando valorizar e incentivar o fomento de novas dramaturgias, apresentamos este projeto, que pretende lançar no Rio Grande do Sul uma premiação para dramaturgos e suas obras.
O projeto Margem - Novas Dramaturgias 1ª Edição 2021 chega em muito boa hora para preencher uma lacuna imensa na cena da dramaturgia gaúcha e brasileira, qual seja a ausência de publicações textos dramatúrgicos. Basta olharmos para as prateleiras de livrarias e sebos da cidade que iremos encontrar quando muito os clássicos, Ésquilo, Sófocles, Shakespeare, talvez, Pirandello, Moliére, Brecht. Dificilmente, Oswald de Andrade, Plínio Marcos, Nelson Rodrigues, Qorpo Santo. Mas, com toda certeza não encontraremos a dramaturgia contemporânea gaúcha. Pode-se dizer, a partir de uma leitura possível do título do projeto, que esta dramaturgia de fato está à margem.
A valorização deste ofício tão particular de produzir escrituras para o teatro é uma das grandes virtudes de “Margem - Novas Dramaturgias''. A outra é provocar a cena teatral de modo a fazer com que obras saiam das gavetas e se exponham ao crivo de um corpo técnico de jurados. O concurso visa destacar 5 (cinco) dramaturgos com premiações em dinheiro, publicando suas obras que serão reunidas em um box. Não mais a materialidade efêmera desta obra de arte o espetáculo teatral, objetivo primeiro e último de um texto para teatro, mas a concretude perene do livro. O texto dramatúrgico publicado ganha asas e pode alcançar destinos inusitados. Em livro, um texto se transforma em um documento, em um retrato da sua época. Teremos um registro da dramaturgia contemporânea gaúcha.
Na ponta do lápis observamos que as funções administrativas representam um valor de R$ 33.000,00 (trinta e três mil reais), que concurso, premiações e atividades conexas R$ 32.000,00 (trinta e dois mil reais), e a produção dos livros (R$ 32.562,00 (trinta e dois mil quinhentos e sessenta e dois reais), restando a captação, divulgação e criação de marca R$ 26.575,00 (vinte e seis mil quinhentos e setenta e cinco reais). Fica claro que existe um equilíbrio na distribuição dos recursos buscados junto ao sistema LIC/Pró-Cultura.
A presença da rubrica “assessoria de imprensa” e “coordenação de mídias sociais” dá a entender a este relator que, do ponto de vista da visibilidade, haverá um tratamento profissional para as diversas etapas do projeto, quais sejam, de divulgação do Concurso, divulgação dos vencedores, divulgação dos workshops e divulgação das leituras dramáticas, de forma que o todo do projeto seja contemplado e não apenas o seu lançamento.
“Margem - Novas Dramaturgias 1ª Edição", ao propor um “Concurso” de textos dramatúrgicos, prestigia a dramaturgia gaúcha contemporânea, lançando luzes a esta produção, a talentos dedicados à criação desta escritura específica voltada ao teatro. Os convidados a comporem o corpo de jurados, Camila Bauer, Carolina Anchieta, Luís Augusto Fischer, não deixam dúvidas quanto à isenção e qualidade dos avaliadores.
O Concurso vai premiar 5 (cinco) autores(as), cujas obras serão publicadas e distribuídas gratuitamente a bibliotecas, instituições universitárias e outras de caráter cultural pertinente. Embora o Estado seja profícuo na produção de textos dramatúrgicos, estes não encontram espaço no mercado editorial. Através de sua edição, se farão visíveis a encenadores não somente do Rio Grande do Sul, mas do país, tornando-se também disponíveis a pesquisadores, professores e estudantes.
A realização de workshops vem para fomentar a formação de novos escritores do gênero, promovendo uma movimentação salutar no meio teatral em período que provavelmente ainda estaremos lidando, em maior ou menor grau, com as consequências da pandemia. Um estímulo positivo em tempos incertos. Da mesma maneira, as “leituras dramáticas” a partir dos textos vencedores, transmitidas digitalmente, vão envolver grupos teatrais locais que experimentam o mesmo drama vivenciado por artistas de outras áreas. A realização destas “leituras” ampliam significativamente o seu papel social e artístico do projeto. No centro do palco, à luz dos refletores, o texto dramatúrgico e seus criadores.
Por fim, é preciso registrar que a proponente atendeu satisfatoriamente a todas as diligências do SAT, como deste relator, respondendo aos questionamentos e corrigindo todas as inconsistências. A acessibilidade está prevista no projeto, que terá tradução simultânea em Libras durante as leituras encenadas virtualmente.
a) Deverão ser observados os artigos 22 e 23 da IN 05/2020, para fins de divulgação e identificação, sobretudo quanto à proporcionalidade no que diz respeito à disposição das marcas de patrocinadores, apoiadores e marcas do sistema pró-cultura, nos materiais gráficos, peças de divulgação e nas transmissões via rede social.
4. Em conclusão, o projeto “Margem - Novas Dramaturgias 1ª Edição - 2021” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 124.137,00 (cento e vinte e quatro mil cento e trinta e sete reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
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