Processo nº 00260/2020
Parecer nº 267/2020 CEC/RS
O projeto “TRENÓ DO SEXTETO: DUENDES MUSICAIS 2020” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O Projeto
TRENÓ DO SEXTETO: DUENDES MUSICAIS 2020, foi cadastrado em 02/10/2020 e habilitado e recomendado para financiamento pela LIC-RS. pelo SAT/SEDAC em 09/10/2020, adequado o projeto ao enquadramento previsto na instrução normativa 05/2020, art. 3º, sendo encaminhado para avaliação do presente conselheiro no dia 13/10/2020.
Produtor: NOVA PRODUÇÕES E EVENTOS EIRELI
CEPC: 3059
Período de Realização: Evento não vinculado a data fixa.
Área do projeto: Artes e economia criativa. (Música)
Município – Três Passos
Constam no projeto:
Mayara Boeno Brum: CNPJ: 22.519.098/0001-20, Função - Diretora Administrativa.
Marcio Schimidt: CNPJ: 11.917.786/0001-22, Função- Produtor Executivo.
Organizações Contábeis Alto Uruguai, CRC: 60.847- Contador.
Valor solicitado R$ 296.000,00
É o relatório.
2. O presente projeto pretende oferecer celebração natalina em tempos de pandemia. Por causa das medidas de isolamento, as tradicionais festividades municipais de natal que não poderão ocorrer, o que marca uma ruptura nos encontros das comunidades.
Pensando nisso, o Sexteto Tempero Brasil, vai utilizar um caminhão para percorrer as ruas das cidades contempladas no projeto, enquanto interpreta canções clássicas de natal, trajados como duendes. Serão cinco municípios no Estado do Rio grande do Sul que terão uma noite especial para celebrar o natal da janela de suas casas, em segurança, enquanto cantam e dançam com o Trenó do Sexteto: duendes musicais.
Tendo como objetivos: Oferecer manifestação artística respeitando as medidas de isolamento social, mantendo o público seguro em suas casas, manter viva tradição cultural de celebração natalina, Proporcionar um evento de união comunitária, mesmo à distância, Oferecer música de estilo não usual, contemplando municípios do interior, em regiões mais remotas, descentralizando a cultura.
Atingir grande quantidade de público através de transmissão simultânea na internet.
Oferecer oportunidade de trabalho para artistas e produtores que estavam com dificuldades devido à pandemia e Valorizando artistas e produtores locais, do nosso Estado.
Dimensão simbólica:
Com mais de dez anos de estrada, o Sexteto Tempero Brasil, composto por um trio de sopros, guitarra, baixo e bateria, faz experimentações e releituras de arranjos clássicos, nacionais e internacionais. Tem como característica principal a interação com o público e momentos de improviso instrumental, e já são conhecidos pelo Estado do Rio Grande do Sul por terem participado de diversos eventos, projetos, festivais e apresentações diversas.
A agenda de shows do grupo teve que ser cancelada. As medidas de isolamento não atingiram apenas o grupo, mas todo o setor cultural. Não sendo possível organizar eventos com aglomerações, esse projeto propõem uma solução: um caminhão com longa metragem, devidamente decorado, irá circular pelas ruas da cidade com o Sexteto Tempero Brasil executando músicas clássicas de natal, com os músicos vestidos de duendes.
As pessoas poderão assistir o caminhão passar da janela de suas casas, em família, junto dos vizinhos, mas em segurança. O espírito natalino estará presente, circulando nas avenidas das cidades, preparando a todos para essa grande celebração de amor e fraternidade, e relembrando que estamos todos juntos, mesmo que cada um em sua casa.
As cidades escolhidas para este projeto são: Três Passos, Campo Novo, Ijuí, Panambi e Frederico Westphalen contemplando as com a passagem do caminhão por uma noite em cada cidade.
O Trenó do Sexteto apresentará repertório composto por temas clássicos do cancioneiro natalino, como: Natal das crianças, o Pinheirinho, Jingle Bells, Happy Day, entre outros. Não apenas o caminhão será decorado, como contará com telão de LED para melhorar a visualização do espetáculo itinerante. Os músicos estarão vestidos com figurino de duendes e devidamente maquiados, em uma produção de qualidade para encantar crianças e adultos. Em cima do caminhão, estará ainda um apresentador que vai convidar o público ir para suas janelas, abrir as portas de suas casas, ver o caminhão passar e participar do show.
Visto que não seria possível passar em todas as ruas das cidades, o projeto vai realizar transmissão simultânea nas redes sociais.
Dimensão econômica:
A pandemia prejudicou muito o setor cultural, os artistas e os produtores estão sem trabalho e precisando de renda. Este projeto propõe maneira inovadora de manter evento tradicional de natal, que contempla artistas e equipe técnica, e mobiliza o setor de serviços de forma geral.
O Trenó do Sexteto: duendes musicais movimenta o mercado da cultura e oferece renda para os trabalhadores da área em época de final de ano, quando é ainda mais necessário.
Manter viva as festividades de natal também contribui para a continuidade de eventos desse tipo, quando o isolamento não for mais necessário, fortalecendo manifestações artísticas dessa temática e Oferecer música como a de sexteto que é instrumental, incentivando plateia e mercado de consumo o consumo para este segmento.
Dimensão cidadã:
A rota do caminhão será feita de acordo com a logística de cada município. Levando arte para a casa das pessoas e isso, por si só, democratiza o acesso.
Como as pessoas estarão em suas casas, não haverá restrições de acesso e locomoção. Para auxiliar idosos ou pessoas com dificuldades de visão, o caminhão terá um telão de LED nas duas laterais que ampliará as imagens captadas. Equipamentos de som também ampliarão o som.
A música proposta é do tipo sexteto de sopro e percussão, o que se configura como arte não usual ou popular. Oferecendo fruição artística diferente do que a população tem acesso rotineiramente, e isso deve ser ressaltado e valorizado, uma vez que pode formar plateia para outras possibilidades artísticas.
3.Condicionante
a) substituir o texto do item 2.1 da planilha de custos
“O Projeto TRENÓ DO SEXTETO: DUENDES MUSICAIS 2020, é financiado pelo Governo do Estado, Secretaria da Cultura, Pró-cultura RS LIC. Lei n.º 13.490/10, através do ICMS que você paga”.
b) Que todo material de divulgação e entrevistas, conste que o projeto teve seu mérito cultural aprovado pelo (CEC) Conselho Estadual de Cultura.
c) Que o projeto siga as leis vigentes do Estado e dos Municípios para o combate da Covid-19.
4. Em conclusão, o projeto “TRENÓ DO SEXTETO: DUENDES MUSICAIS 2020” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 296.000,00 (duzentos e noventa e seis mil reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 16 de novembro de 2020.
Luciano Gomes Peixoto
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 19 de novembro de 2020.
Presentes: 22 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Elma Nunes Sant’Ana, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, José Francisco Alves de Almeida, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra e Michele Bicca Rolim.
Abstenções: Rodrigo Adonis Barbieri, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Vinicius Vieira de Souza e Alexandre Silva Brito.
Ausentes no Momento da Votação: Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki e Benhur Bertolotto.
Em razão do Of. Nº 443/2020 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 26/11/2020 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,17 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS