Processo nº 00272/2020
Parecer nº 300/2020 CEC/RS
O projeto “HISTÓRIAS DO SUL CONTADAS EM PROSAS E VERSOS - TV SANGUE DE GAÚCHO” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto HISTÓRIAS DO SUL CONTADAS EM PROSAS E VERSOS - TV SANGUE DE GAÚCHO foi cadastrado na LIC para a produção de uma websérie com 10 episódios pela TV Sangue de Gaúcho. Considerando que o Sangue de Gaúcho é um programa exibido semanalmente na TV Erechim e na TV Passo Fundo, após diligência e a confirmação de que o produto deste projeto será também exibido nas emissoras citadas, solicitou-se a inclusão nas metas das referidas exibições. Diante das informações apresentadas e observado o enquadramento da proposta, o projeto cultural foi habilitado, sendo recomendado para avaliação coletiva.
O projeto, que foi repassado a este relator no dia 20 de novembro, tem como produtor cultural a MA PEDOT PRODUÇÃO MUSICAL LTDA, por contador Maristela Locatelli, se classifica como ARTES INTEGRADAS e não está vinculado à data fixa. Os locais de sua produção serão as cidades de Erechim e Passo Fundo e o valor proposto para financiamento em sua totalidade pelo sistema LIC é de R$ 128.745,00 (cento e vinte e oito mil setecentos e quarenta e cinco reais).
A produção destes 10 episódios irá apresentar, por meio de entrevistas, histórias da região do Alto Uruguai Gaúcho e também a musicalidade e suas influências para a formação da cultura regional. Cada episódio terá a duração aproximada de uma (01) hora, onde convidados especiais serão entrevistados sobre os temas propostos e, na sequência, um grupo musical fará sua apresentação. Entre as temáticas das entrevistas serão abordados conteúdos como: “Os Balseiros do Rio Uruguai” por Clóvis Mendes; “Erechim, sua arquitetura e história, Construção da primeira cidade planejada do RS” pela arquiteta Rosely Hachmann; “A ferrovia: o trem e sua importância regional na colonização e na economia” por Gladys Helena Wolff; “Etnias regionais, última colônia” através da Prof. Dra Isabel Gritti; “A musicalidade e influências na nossa cultura” pelo Maestro Gleison; "O Turismo regional e seu mosaico Cultural" pela Prof. Maria Vanda Krepinski Groch e a “Tradição Gaúcha na região”, que será apresentado pelo próprio proponente. Entre os músicos convidados estão: Grupo de Choro, Grupo Porteira, Chiquito e Bordoneio, Márcio Rech, Clóvis Mendes, Compasso Fandangueiro, Musical JN, Carlinhos Steiner, Pedro Neves e Canhoto do Brasil. Os 10 episódios serão gravados e disponibilizados nas redes sociais e no canal do Youtube do proponente - TV SANGUE DE GAÚCHO - que possui um programa semanal com grande audiência.
Esta ação visa produzir um material inédito, além de contribuir para a geração de renda para artistas e trabalhadores da cultura que enfrentam grandes dificuldades, ao mesmo tempo em que leva a nossa história para diversos locais do Brasil. Os episódios da websérie terão acessibilidade através da contratação de interprete de LIBRAS em todos os episódios acompanhando as entrevistas. A fim de registrar esta ação, ao final se pretende gravar um DVD com todas as entrevistas e no mínimo uma música de cada grupo participante. Tal DVD será distribuído de forma gratuita para diversas entidades, escolas, bibliotecas e grupos culturais, como um registro para compor os acervos e servir de consulta para trabalhos de pesquisa, tendo em vista a qualificação dos entrevistados. Durante as gravações serão adotadas medidas de segurança e higienização necessárias.
É o relatório.
2. O projeto, tem sua dimensão simbólica representada no contexto histórico que será abordado nas entrevistas pela relevância dos temas abordados, pelo conhecimento acadêmico dos entrevistados, pelo reconhecimento dos historiadores, pesquisadores e estudiosos que participarão de cada episódio e pela abrangência territorial envolvida.
A cidade de Erechim, onde serão tomadas a maioria das imagens, em especial a região central do município, se caracteriza pela presença de um conjunto arquitetônico diversificado e de significativa relevância na configuração da paisagem urbana desta cidade, que teve seu planejamento viário inspirado em conceitos urbanísticos utilizados nos traçados de Washington, Paris, Buenos Aires, Belo Horizonte, caracterizando-se, principalmente, por ruas muito largas. Quanto à etnia, após sua região ser habitada por indígenas da tribo caingangues, os primeiros povoadores foram os paulistas descendentes de bandeirantes. Posteriormente, a presença da ferrovia serviu de miscigenação na configuração da colônia com poloneses, alemães, judeus e, por último, os italianos. Todo este pioneirismo, bem como as intempéries enfrentadas, seus valores espirituais e materiais, serão disseminados nesta produção.
Em sua dimensão econômica, o projeto proposto irá oportunizar trabalho e renda para artistas, empresas prestadoras de serviços do segmento cultural e toda uma gama de pessoal envolvida na produção dos episódios, auxiliando financeiramente estes profissionais tão necessitados em virtude de todos os problemas oriundos da pandemia já conhecidos por todos nós.
Em sua dimensão cidadã, o conteúdo produzido irá fomentar a formação de plateias para a música e também estimular o interesse por fatos históricos. Tem características democráticas, pois além das apresentações no programa televisivo das duas cidades (Erechim e Passo Fundo), disponibilizará acesso nas redes sociais atingindo pessoas de diversos estados e também de outros países, contribuindo, dessa forma, para a difusão da nossa cultura. Outra forma de acesso é a contratação de uma intérprete de libras que participará de todos os episódios acompanhando as entrevistas. Este material, além de ser disponibilizado em ambiente virtual, também será registrado em DVD para compor o acervo de entidades e instituições culturais deixando um precioso legado para as futuras gerações.
O projeto ora relatado, portanto, preenche com naturalidade suas dimensões econômica, simbólica e cidadã, é equilibrado na distribuição dos valores pretendidos, intercala com parcimônia músicas e entrevistas, sendo uma proposição enxuta e objetiva em seus intentos.
Este relator sugere aos proponentes que em todo o material promocional do evento conste que o projeto teve seu mérito cultural examinado e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura e que por isso poderá usufruir de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e Sistema Pró-Cultura RS.
3. Em conclusão, o projeto “HISTÓRIAS DO SUL CONTADAS EM PROSAS E VERSOS - TV SANGUE DE GAÚCHO” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 128.745,00 (cento e vinte e oito mil setecentos e quarenta e cinco reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 09 de dezembro de 2020.
Léo Francisco Ribeiro de Souza
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 09 de dezembro de 2020.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Alexandre Silva Brito, Cristiano Laerton Goldschmidt, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim
Impedimentos: Aline Rosa e Rafael Pavan dos Passos.
Em razão do Of. Nº 443/2020 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 18/12/2020 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 4,10 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS