Processo nº 00000/2020
Parecer nº 304/2020 CEC/RS
O projeto “DANÇA E ENCANTA: INVERNADA ADULTA DO CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA - 2ª EDIÇÃO” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto DANÇA E ENCANTA: INVERNADA ADULTA DO CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA - 2ª EDIÇÃO, sem data fixa de realização, está inserido na área de ARTES CÊNICAS: DANÇA. O evento está previsto para acontecer em ERECHIM, na sede do grupo.
Sobre o Projeto:
Trata-se de retomar as atividades e o trabalho de qualificação técnica e artística da Invernada Adulta do CTG Sentinela da Querência, oferecendo aporte financeiro para contratar Ensaiador, Coreógrafo/Instrutor, Corretor/professor e Grupo Vocal, bem como para confeccionar indumentária típica de acordo com tema que será definido para as coreografias e músicas elaboradas especialmente para a nova temporada do grupo.
O projeto pretende, assim, incentivar a formação continuada dos integrantes do grupo, oferecendo oportunidades para que os mesmos possam vivenciar diferentes possibilidades do fazer artístico, desenvolvendo novas habilidades, aprimorando técnicas, fortalecendo o movimento de pesquisa e experimentação constantes. O resultado deste trabalho será mostrado pela Invernada em apresentações e participações em festivas, concursos e rodeios, não apensas reproduzindo danças tradicionais, mas levando um pouco da história, dos costumes e tradições do nosso Estado em espetáculo montado com base em um trabalho coletivo.
Na descrição das Metas, o projeto deixa claro que:
- Irá contratar um ensaiador, um professor, um coreógrafo, um grupo vocal para compor duas canções novas para o grupo;
- Realizará ensaios semanais;
- Realizará três apresentações da Invernada;
- Adquirirá indumentária para peões;
- Adquirirá indumentária para as prendas;
- Realizará oficinas sobre cultura gaúcha para a comunidade escolar;
O valor solicitado integralmente à LIC é de R$ 103.385,00 (cento e três mil e trezentos e oitenta e cinco reais).
É o relatório.
2. O projeto apresenta mérito, relevância e oportunidade ao qualificar uma pesquisa continuada e buscar capacitação técnica para seus integrantes. Na sua dimensão simbólica, ressalta-se o compromisso do projeto com a dança gaúcha e a sua potencialidade em festivais e concursos que o grupo pretende participar. Na sua dimensão cidadã, o produtor evidencia aspectos educativos até mesmo na forma como pensam a distribuição das indumentárias dentro do próprio grupo. Sendo assim, o projeto está estruturado de forma coerente com as suas metas e objetivos específicos e apto para captar recursos para o desenvolvimento cultural do município de Erechim.
3. Recomendação
Que as oficinas nas escolas municipais estejam sujeitas à liberação da Prefeitura para utilização dos espaços educativos e que seja encaminhada uma solicitação de autorização dos pais com assinatura da direção da escola se comprometendo em respeitar todas as medidas de prevenção à Covid-19.
4. Em conclusão, o projeto “DANÇA E ENCANTA: INVERNADA ADULTA DO CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA - 2ª EDIÇÃO” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 103.385,00 (cento e três mil e trezentos e oitenta e cinco reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 14 de dezembro de 2020.
Nicolas Beidacki
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 16 de dezembro de 2020.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Alexandre Silva Brito, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim e Rafael Pavan dos Passos.
Impedimentos: Aline Rosa e Rodrigo Adonis Barbieri.
Em razão do Of. Nº 443/2020 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 18/12/2020 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,73 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS