Processo nº 00295/2020
Parecer nº 309/2020 CEC/RS
O projeto “ENCANTOS – 5ª Edição 2021” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto “ENCANTOS – 5ª EDIÇÃO 2021” passou pela analise técnica do Sistema Pró-Cultura RS e foi habilitado pela Secretaria de Estado da Cultura, sendo encaminhado a este conselho. Como produtor cultural tem EXPOBENTO - CENTRO DA IND E COM SERV DE BENTO GONÇALVES, CEPC: 1374, e função de Presidente, sendo o responsável legal: Rogério Capoani. A área do projeto é MÚSICA e o local de realização se dará em BENTO GONÇALVES - Praça Achyles Mincarone - São Bento, BENTO GONÇALVES - Via Del Vino - Rua Marechal Deodoro da Fonseca, BENTO GONÇALVES - Fenavinho - Fundaparque, BENTO GONÇALVES - Cidade Alta - Praça Padre Rui Lorenzi. As apresentações terão duração de aproximadamente 1h30min e contarão com um repertório variado e músicas de destaque no cenário regional. O valor total do projeto é de R$ 159.700,00, não sendo indicadas outras fontes de financiamento. O projeto tem Beatriz Noskoski Carvalho com a função de responsável por promover, apoiar e acompanhar todas as etapas do projeto; Marcos Fracalossi com a função da contabilidade, sendo o CRC: 053576/0-7.a dimensão simbólica, o proponente afirma que o projeto se justifica pela representatividade e valorização da música italiana e gaúcha em meio a variados estilos presentes atualmente. O projeto “Encantos” vem difundindo, resgatando e preservando o gosto pela música e em sua quinta edição trará ao município de Bento Gonçalves uma nova interpretação com novos arranjos musicais realizados pela Banda Farina Brothers, trazendo releituras do folclore italiano e gaúcho. A música contribui na expressão de valores, na cultura, na veiculação da história e da educação, na formação da identidade comunitária e individual do homem. A música Italiana e gaúcha vem sendo composta há muitos anos, retratando em suas letras o carinho, o amor e o orgulho que o gaúcho tem, tornando-se um elemento de ligação entre gerações e até mesmo se transfigurando em um processo de identidade cultural. Além disso, as canções também constituem uma importante chave de compreensão do universo simbólico dos Italianos e seus descendentes.
Na dimensão econômica, o projeto “Encantos – 5ª edição” busca possibilitar a fruição da música à comunidade riograndense, contribuindo para o fomento da cultura e fortalecendo a sua economia. Com o projeto serão geradas oportunidades de trabalho para artistas, bem como para toda a cadeia produtiva, pois serão contratados profissionais nas áreas de produção, técnicas de sonorização, iluminação, filmagem, entre outros, gerando emprego e renda para todos profissionais envolvidos na realização deste. O projeto é um incentivo para ações culturais, gerando alternativas de movimentação da cultura. Busca-se, através da 5ª edição do presente projeto, contribuir para o acesso à cultura, demonstrando a importância da música italiana e gaúcha no desenvolvimento cultural, de forma gratuita. Atualmente, na área cultural, o maior desafio é a promoção da circulação da produção da cultura existente e a LIC é um dos mecanismos que propiciam estas apresentações e fomentam experimentações em torno da criação artística. A música é considerada uma importante e eficaz fonte de comunicação. Dessa forma, consideramos a linguagem musical como importante instrumento de aprendizagem. O projeto oferece um grande espetáculo musical e visa uma possibilidade da produção da cultura regional, levando como exemplo a trajetória da Banda Farina Brothers, assim incentivando a comunidade a valorizar e a divulgar seus talentos locais.
Na dimensão cidadã, o projeto “Encantos” democratiza o acesso à cultura, uma vez que levará a música Italiana e gaúcha ao público de todas as idades e classes sociais de forma gratuita. Embora Bento Gonçalves seja uma cidade com berço e cultura Italiana, quase 50% de sua população é migrante de outras regiões do Estado e do país. Ao focar como público-alvo as comunidades, o projeto em tela pretende contribuir para a ampliação do trabalho dos artistas e propagação de nossa tradição. Os locais a serem escolhidos para as apresentações serão de fácil acesso e adequados aos cidadãos com necessidades especiais e idosos, possibilitando-lhes plena oportunidade de fruição dos espetáculos.
É o relatório.
2. O projeto “ENCANTOS – 5ª edição 2021” pretende realizar (04) quatro apresentações de aproximadamente uma hora e meia nas comunidades de Bento Gonçalves, difundindo e percorrendo os clássicos da música Italiana e gaúcha através de novos arranjos musicais interpretados pela Banda Farina Brothers. O projeto garante a democratização do acesso à cultura, pois todas as apresentações serão em praças públicas, de fácil acesso e de forma gratuita. Este relator entende que o projeto, em sua proposta, abrange a geração de emprego e fomenta a cadeia produtiva da cultura, além de proporcionar trabalho para os artistas, bem como para todos os trabalhadores, uma vez que serão contratados profissionais nas áreas de produção, técnicos de sonorização, iluminação, filmagem, entre outros. Este relator entende não haver motivo suficiente para uma não aprovação. Todavia, o projeto é frágil no quesito oportunidade, pois o projeto se apresenta com a possibilidade de valorizar e divulgar os talentos locais, mas concentra todos os 4 (quatro) eventos somente na Banda Farina Brothers. O proponente garante que o projeto será realizado respeitando as exigências necessárias e as regras de prevenção ao contágio da COVID-19 e de distanciamento controlado que este estejam vigentes em sua execução.
Sugiro que em todo o material promocional e de divulgação, inclusive releases e entrevistas concedidas à imprensa, conste que o projeto teve seu mérito cultural examinado e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura e que por isso poderá usufruir de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e Sistema Pró-Cultura RS.
3. Em conclusão, o projeto “ENCANTOS – 5ª EDIÇÃO 2021” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 159.700,00 (cento e cinquenta e nove mil e setecentos reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 15 de dezembro de 2020.
Luis Antonio Martins Pereira
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 17 de dezembro de 2020.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim e Rafael Pavan dos Passos.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: José Francisco Alves de Almeida.
Abstenções: Benhur Bertolotto e Alice Inês Lorenzi Urbim.
Em razão do Of. Nº 443/2020 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 18/12/2020 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,41 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS