Processo nº 00364/2020
Parecer nº 015/2021 CEC/RS
O projeto “MAITHAN KNABACH – GRAVAÇÃO DE CD AUTORAL E TOUR DE LANÇAMENTO 2021” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. Produtor: Maithan Timm Knabach
CEPC:8875
Função: Compositor; Músico; Arranjador; Coordenação e gerenciamento do projeto
Contador: Pedro Koetz Paladino CRC: 91356/O-9
Área do projeto: música
Período de realização: não vinculado à data fixa
Valor solicitado: R$ 129.882,60
O projeto foi encaminhado ao CEC e distribuído a este conselheiro em 18 de janeiro de 2021. Está classificado em Artes e Economia Criativa, e será realizado nos municípios de SÃO LOURENÇO DO SUL, CANGUÇU, PORTO ALEGRE, CAMAQUÃ, JAGUARÃO, PELOTAS, seguindo as normas de prevenção ao Covid-19. Será disponibilizado e democratizado em plataforma digital para acesso e download irrestritos de documentário e conteúdos educativos.
Nunca é demais destacar a lei 14.778, do Plano Estadual de Cultura, que em seu artigo terceiro, inciso IV dispõem: “valorizar e difundir as criações artísticas e bens culturais”; inciso VII dispõem: “estimular o pensamento crítico e reflexivo em torno dos valores simbólicos” e o inciso IX “promover o desenvolvimento sustentável da economia da cultura”.
O projeto trata da gravação (replicagem de 1000 cópias) do primeiro cd de música instrumental do violonista e compositor Maithan Knabach. Além disso, uma turnê pelas cidades de São Lourenço do Sul, Canguçu, Porto Alegre, Camaquã, Jaguarão e Pelotas onde inclui concertos de lançamento do disco, concertos didáticos para escolas públicas e oficinas direcionadas para músicos, professores e público em geral. Todo o processo contará com a direção musical de Edu Martins, além da participação dos músicos Ianes Coelho, Davi Raubach, do argentino Mariano Canteiro, entre outros músicos locais. A partir de ritmos da música gaúcha e brasileira e com sonoridade acústica, o violão de sete cordas convida e dialoga com os sons do acordeon, flauta, contrabaixo, bateria/percussão, bandolim e trombone. Haverá a produção e a cobertura audiovisual, 6 clipes, vídeos de depoimentos com 1 a 2 minutos cada, making off do processo com 8 a 12 minutos de duração e 8 vídeos curtos com duração de 1 a 2 minutos para redes sociais. O projeto que respondeu satisfatoriamente todas as diligências do SAT possui carta de intenção de parceria do Portal Acervo Digital do Violão Brasileiro. Este relator destaca que além dos 6 concertos de lançamento com entrada franca o projeto oferecerá 6 concertos didáticos para escolas públicas com duração de 60 minutos e 2 oficinas divididas em dois temas: Oficina 1: Escuta e apreciação de música instrumental, com duração de 90 minutos. Oficina 2: Palavra, som e movimento: a música em cena na sala de aula, com duração 90 minutos.
A metodologia clara e objetiva apresenta em detalhes cada etapa.
É o relatório.
2. Dimensão simbólica
O projeto estimula o pensamento crítico e reflexivo em torno dos valores simbólicos. Valoriza e difunde a criação artística e bem cultural. O violão de sete cordas, instrumento que primeiramente se popularizou dentro das tradições do Samba e do Choro com função de acompanhamento, tem seu uso expandido por vários violonistas, nas últimas décadas, tanto assumindo a função de solista como adaptando-se à música latino-americana, gaúcha e outros regionalismos brasileiros. [...] Assim, entre os sons do acordeon, flauta, bandolim, baixo acústico, trombone, bumbo legüero, percussão e bateria; entre formações mais densas, duos camerísticos e peças pra violão solo; entre milongas, chamamés, valsas, sambas e outros o projeto coloca ao alcance e em debate tema educativo, a partir da música instrumental.
Dimensão econômica
O projeto apresenta valores econômicos equilibrados. Promove o desenvolvimento sustentável da economia da cultura e produz desdobramentos econômicos tangíveis e intangíveis. Gera renda para as equipes e para os profissionais da cultura enolvidos desde transporte, sonorização, masterização, mixagem, montagens, assessoria, divulgação, produção audiovisual entre tantos. Cumpre sua função de forma oportuna e também relevante.
Dimensão Cidadã
A formação musical proposta pelo projeto e apresentada nas oficinas e concertos em escolas públicas atinge a abrangência que a dimensão cidadã exige. Visa aproximar as pessoas do hábito da escuta, compartilhando ferramentas para uma maior compreensão e fruição da música instrumental; e, visa também ampliar a consciência dos expectadores sobre diversas profissões existentes dentro da área de atuação da música. A produção audiovisual democratizará o acesso gratuito aos conteúdos nas redes sociais.
Ao convidar artistas regionais, nacionais e internacionais oportuniza o intercâmbio e a diversidade para o público e todos os envolvidos.
3. Condicionantes
a) Sugiro que em todo o material promocional e de divulgação, inclusive releases e entrevistas concedidas à imprensa, conste que o projeto teve seu mérito cultural examinado e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura e que por isso poderá usufruir de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e Sistema Pró-Cultura RS.
b) Que o projeto siga as leis vigentes do Estado e do Município para o combate da Covid-19, respeitando decretos de isolamento social e adotando medidas de segurança e higienização necessárias para evitar o contágio e transmissão do Coronavírus.
4. Em conclusão, o projeto “MAITHAN KNABACH – GRAVAÇÃO DE CD AUTORAL E TOUR DE LANÇAMENTO 2021” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 129.882,60 (cento e vinte nove mil oitocentos e oitenta e dois reais com sessenta centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 18 de janeiro de 2021.
Vitor André Rolim de Mesquita
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 20 de janeiro de 2021.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Michele Bicca Rolim e Rafael Pavan dos Passos.
Ausentes no Momento da Votação: Mario Augusto da Rosa Dutra e Vinicius Vieira de Souza.
Em razão do Of. Nº 021/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 20/01/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 4,09 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS