Processo nº 00366/2020
Parecer nº 055/2021 CEC/RS
O projeto “LIVE ENCONTRO DE GERAÇÕES – 1ª EDIÇÃO” é recomendado para financiamento pela LIC/RS.
1. O projeto “LIVE ENCONTRO DE GERAÇÕES – 1ª EDIÇÃO” tem como produtor cultural RMB Produções LTDA, CEPC 6675, cidade de Santa Rosa, área da música e não está vinculado à data fixa.
Foi habilitado pelo SAT/SEDAC no valor de R$ 116.400,00 (Cento e dezesseis mil e quatrocentos reais), solicitados ao Sistema Pró-cultura LIC/RS.
O projeto terá sua edição executada na cidade de Santa Rosa, com data a ser definida, garantindo, assim, visibilidade e divulgação dos artistas pelo mundo. Com o intuito de promover um encontro culturalmente mais significativo, com temática e conteúdo mais voltados à mentalidade de como a música age sobre cada coisa, cada situação, cada comportamento, Rogério Magrão, Flavio Dalcin e Pino de “Os Atuais”, decidiram inovar, oferecendo à comunidade uma live diversificada, onde ao mesmo tempo em que valorizam o convívio social de forma online, criam um ambiente de resgate cultural, transformando este momento num show de emoções.
O objetivo do projeto é permitir que momentos únicos sejam divididos com o maior número de pessoas, rompendo as barreiras geográficas.
É o relatório.
2. Com um repertório selecionado, o encontro destes três gigantes da musica popular, numa live cheia de inspiração, conhecimento e cultura, vem para aproximar o publico do seu artista preferido, principalmente neste momento, onde o isolamento se tornou hábito no cotidiano. "Encontro de Gerações" será uma extensão dos trabalhos já realizados pelos artistas em palco, com transmissão ao vivo pelo Youtube e pelas redes sociais de cada um dos artistas e, para deixar o publico ainda mais envolvido, a live terá um acompanhamento musical da banda RMB. Com uma equipe técnica qualificada e um palco montado, respeitando todas as regras do distanciamento, os artistas irão tocar todos os seus grandes sucessos, fazendo com que quem estiver assistindo em casa se sinta como se estivesse em um ´bailão´.
Ao falar sobre a dimensão simbólica, o proponente nos diz, neste momento nunca antes vivenciado pela humanidade, que as pessoas manifestam a necessidade de estarem próximas e acompanhando os trabalhos dos seus artistas queridos. Felizmente, a tecnologia nos disponibiliza recursos e possibilita que ocorra uma interação entre o artista e os fãs, permitindo assim compartilharem momentos juntos. Tendo em vista este contexto, uniram-se nomes ícones das bandas de baile no Rio Grande do Sul para a realização de um projeto em formato de apresentação digital, o qual beneficiará o público com uma programação virtuosa e cuidadosa, mostrando a riqueza musical de nosso estado, bem como a importância da música para os artistas e seus inúmeros seguidores. Após a transmissão, o vídeo da live, que será gravado, ficará disponível gratuitamente na internet, por tempo indeterminado, constituindo patrimônio cultural musical e digital.
Na dimensão econômica, o proponente declara que o ano de 2020 foi desafiador e muitos profissionais precisaram se reinventar para manter suas atividades em funcionamento. Acreditamos que uma das áreas que mais sofreu impacto foi a atividade artística e toda a cadeia de profissionais em torno, que de um momento para outro tiveram de cessar suas atividades. Foi justamente um dos nossos objetivos ao propor esse projeto: fomentar a cultura do Rio Grande do Sul e proporcionar recursos financeiros aos profissionais da cultura envolvidas neste projeto.
Em sua dimensão cidadã, o projeto oferece uma live que não tem fronteiras, pode ser acessada em qualquer parte do mundo, e em diversas plataformas digitais. Em uma live todos estão na primeira fila, é um evento gratuito, dirigido ao publico em geral, de todas as idades e classes sociais. Quando elaboramos o projeto, idealizamos famílias juntas compartilhando este momento. Desejamos que as pessoas possam se reconhecer como parte inserida nesse ´novo normal´ cultural, incentivando sua identificação com o grupo. Um dos pontos que julgamos mais relevantes da transmissão ao vivo é a possibilidade de interação com os usuários, enquanto os telespectadores assistem a live, conseguem participar em tempo real comentando, compartilhando e passando um feedback de tudo o que está acontecendo.
O projeto possui mérito, relevância e oportunidade com uma planilha de custos equilibrada. A live que será gravada reunirá grandes músicos gaúchos com repertório diversificado. O evento será gratuito e o show estará disponível por tempo indeterminado em todas as plataformas digitais.
3. Em conclusão, o projeto “LIVE ENCONTRO DE GERAÇÕES – 1ª EDIÇÃO” é recomendado para fins de financiamento publico, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 116.400,00 (Cento e dezesseis mil e quatrocentos reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 25 de fevereiro de 2021.
Aline Rosa
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 26 de fevereiro de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Luciano Gomes Peixoto, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim e Rafael Pavan dos Passos.
Abstenções: Rodrigo Adonis Barbieri e Luiz Carlos Sadowski da Silva;
Ausentes no Momento da Votação: José Francisco Alves de Almeida.
Em razão do Of. Nº 021/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 26/02/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,57 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS