Processo nº 00049/2021
Parecer nº 102/2021 CEC/RS
O projeto “MÚSICA É INCLUSÃO 2021ª EDIÇÃO 2021” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. PRODUTOR: SIDVAL TEIXEIRA MEI
CEPC: 5966
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: EVENTO NÃO VINCULADO À DATA FIXA
MUNICÍPIO: TAPEJARA
RESPONSÁVEL LEGAL: SIDVAL TEIXEIRA
FUNÇÃO: ADMINISTRADOR E COORDENADOR
ÁREA DO PROJETO: MÚSICA
MUNICÍPIO - LOCAL DE REALIZAÇÃO: TAPEJARA - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE TAPEJARA
EQUIPE EMPRESA: SIDVAL TEIXEIRA MEI - JURÍDICA CNPJ: 20.375.942/0001-61 FUNÇÃO: ADMINISTRADOR/COORDENADOR NOME DO PROFISSIONAL OU EMPRESA: SIDVAL TEIXEIRA
FUNÇÃO: PROFESSOR DAS OFICINAS
CONTADOR: MARCOS FRANCISCO ZANINI CRC: 56255
OUTROS PARTICIPANTES
O VALOR DESTE PROJETO É DE R$25.310,00.
NOME: ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE TAPEJARA.
CNPJ: 90.169.160/0001-51
NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL: MARISTELA SPAGNOL RECH
FUNÇÃO: PRESIDENTE DA APAE.
MÚSICA É INCLUSÃO É UM PROJETO DE OFICINA DE MÚSICA GRATUITA COM ENSINO DE VIOLÃO POPULAR PARA OS ALUNOS DA APAE DE TAPEJARA-RS, TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL A INCLUSÃO DOS MESMOS EM UM MUNDO MUSICAL. A OFICINA SERÁ REALIZADA NA ESCOLA DA APAE E PERMITIRÁ QUE OS ALUNOS DESENVOLVAM ESTA ATIVIDADE, O QUE É MUITO IMPORTANTE PARA SENTIREM-SE INSERIDOS NA SOCIEDADE E CONHECEREM A CULTURA MUSICAL, APRENDENDO A TOCAR UM INSTRUMENTO.
DIMENSÃO SIMBÓLICA: A CULTURA É UM IMPORTANTE MEIO PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ E INCLUSÃO SOCIAL, POIS CONSTRÓI UMA IDENTIDADE E É UM INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, EM ESPECIAL PARA CRIANÇAS E JOVENS ESPECIAIS COMO OS ALUNOS DA APAE. A OFICINA DE VIOLÃO PARA OS ALUNOS DA APAE PROPÕE UMA ATIVIDADE DIFERENCIADA, DENTRO DO CURRÍCULO DE APRENDIZADO NESTA ESCOLA ESPECIAL, PROPONDO UM ESTÍMULO CADA VEZ MAIOR PELA MÚSICA E POSSIBILITANDO AOS ALUNOS A AMPLIAÇÃO DE SUA PERCEPÇÃO DO MUNDO, DO SEU ENTORNO E DO SEU PRÓPRIO COTIDIANO, ALÉM DE PODEREM CONHECER UM POUCO DO UNIVERSO DA ARTE .
METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO:
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES - CRONOGRAMA DA OFICINA DE VIOLÃO
AS OFICINAS TERÃO 06 (SEIS) PERÍODOS DE 50 MINUTOS (CADA) POR SEMANA, DIVIDIDOS ASSIM:
- SEGUNDA-FEIRA: UM PERÍODO PELA MANHÃ E DOIS PERÍODOS À TARDE.
- QUARTA-FEIRA - UM PERÍODO PELA MANHÃ E DOIS PERÍODOS À TARDE.
O INÍCIO DAS ATIVIDADES DA OFICINA ESTÁ PREVISTO PARA O DIA 10/05/2021, ENCERRANDO-SE NO DIA DIA 15/12/2021 (A DATA INICIAL E FINAL É UMA PREVISÃO, PODENDO SER EM OUTRO DIA, DEPENDENDO DA APROVAÇÃO DO PROJETO, DO PATROCÍNIO E TAMBÉM DO CRONOGRAMA DA ESCOLA APAE).
OS PERÍODOS SERÃO DIVIDIDOS MENSALMENTE, CONTANDO-SE OS 02(DOIS) DIAS NORMAIS DA SEMANA,. EM QUE CADA DIA TERÁ 03(TRÊS) PERÍODOS, OU SEJA, 06(SEIS) PERÍODOS SEMANAIS.
EM MAIO HAVERÁ18 PERÍODOS; EM JUNHO 24 PERÍODOS; EM JULHO 24 PERÍODOS; EM AGOSTO 21 PERÍODOS; EM SETEMBRO 24 PERÍODOS; EM OUTUBRO 24 PERÍODOS; EM NOVEMBRO 27 PERÍODOS; EM DEZEMBRO 12 PERÍODOS, TOTALIZANDO 174 PERÍODOS.
SERÁ FEITA CHAMADA COM A RELAÇÃO DOS NOMES DOS ALUNOS, A CADA PERÍODO MINISTRADO, ASSINADOS PELO PROFESSOR E PELA DIREÇÃO DA APAE. NO FINAL DO ANO, EM DATA A SER DEFINIDA, SERÁ FEITA UMA APRESENTAÇÃO PÚBLICA NO CENTRO CULTURAL DE TAPEJARA-RS OU EM OUTRO LOCAL A SER DEFINIDO, COM A APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS MOSTRANDO SEUS TALENTOS. ESTA SERÁ ABERTA GRATUITAMENTE PARA A COMUNIDADE E O APRENDIZADO DE CADA UM NA OFICINA DE VIOLÃO.
AS ATIVIDADES DO PROJETO SERÃO REALIZADAS PELO PERÍODO DE OITO MESES (ANO LETIVO DA ESCOLA). AO FINAL DO PERÍODO ANUAL, COMO RESULTADO DA AÇÃO DO PROJETO, SERÁ FEITA UMA APRESENTAÇÃO GRATUITA ABERTA AO PÚBLICO, SENDO MOSTRADO O RESULTADO DA OFICINA E A CONQUISTA DE CADA ALUNO COM A SUA APRESENTAÇÃO INDIVIDUAL E EM GRUPO, INTEGRANDO, ASSIM, AMIGOS, FAMILIARES E TODA A COMUNIDADE, O QUE FORTALECE AINDA MAIS O VÍNCULO ENTRE A SOCIEDADE E VALORIZA TAMBÉM O TRABALHO DA APAE.
É o relatório.
2. MÚSICA É INCLUSÃO 2021 ª EDIÇÃO 2021, REALIZADO PELA - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE TAPEJARA, FAZ UM ELO ENTRE A OPORTUNIDADE, ACESSIBILIDADE, CULTURA E EDUCAÇÃO.
A MÚSICA É TRANSFORMADORA E ISTO JÁ TEM COMPROVAÇÃO ATRAVÉS DA MEDICINA.
NO ENTANTO, ESTE PROJETO TRAZ SUA SOLIDEZ NA INSERÇÃO DESSAS CRIANÇAS E JOVENS NA COMUNIDADE, ALÉM DE FAZER ALGO QUE SEMPRE TERIA QUE SER AO NATURAL E DEVERIA SER OPORTUNIZADO COMO UMA ENTREGA DE UM BEM MUSICAL E INSTRUMENTAL. VEJO QUE, NESTE PROJETO, A METODOLOGIA E A PEDAGOGIA VÃO MUITO ALÉM DE UMA PARTITURA; TRATA-SE DE UMA DESCOBERTA DE NOVOS TALENTOS QUE, TALVEZ POR NÃO TEREM SUBSÍDIOS OU OPORTUNIDADES, AINDA NÃO AFLORARAM PARA A ARTE MUSICAL. A APAE DE TAPEJARA VAI MUITO ALÉM DO EDUCACIONAL, DO IR E VIR, A APAE SE REAFIRMA NO PAPEL FUNDAMENTAL DA CIÊNCIA COMPROVADA COMO PAPEL TRANSFORMADOR DE NÃO FAZER O MESMO E SIM CRIAR OUTROS ESPAÇOS PARA PERMITIR A INTEGRAÇÃO DE FORA PARA DENTRO, OU SEJA, LEVA A COMUNIDADE LOCAL A UM PROCESSO EVOLUTIVO, NOS LEVANDO A PENSAR QUE PODEMOS SEMPRE SER CRIATIVOS E, AO MESMO TEMPO, TERMOS UM PALCO ONDE ESSES ARTISTAS IRÃO, NO DECORRER DESSAS ETAPAS, REDESCOBRIR MAIS UMA VEZ O QUE SEMPRE AFIRMAMOS ENQUANTO AGENTES CULTURAIS E EDUCACIONAIS: A CULTURA É A BASE FUNDAMENTAL DE UMA SOCIEDADE QUE ANSEIA POR POLITICAS PÚBLICAS E PROJETOS COM ALICERCE VOLTADOS AOS QUE REALMENTE MAIS PRECISAM E QUE ABRAM AS PORTEIRAS DAS “LUZES” QUE TEIMAM EM SE APAGAR. CREIO QUE O PONTAPÉ INICIAL NESTA PEQUENA CIDADE NO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - TAPEJARA - SERÁ EXEMPLO PARA TANTAS OUTRAS QUE, POR MAIS COMPROMETIDOS QUE SEJAM SEUS EDUCADORES, POR VEZES NÃO ACHAM O CAMINHO PARA FAZER MAIS, POR CONTA DO NÃO ENTENDIMENTO DE QUE TODOS SOMOS IGUAIS. TODAVIA, NO FUNDO CADA QUAL EXISTE COM SUA ARTE A PONTO DE EXPLODIR PARA ESTA SOCIEDADE QUE TALVEZ ESTEJA FRAGILIZADA E MINGUE COM POUCAS OPORTUNIDADES CULTURAIS. A APAE DE TAPEJARA É A MOLA PROPULSORA ONDE O IMPULSO DE FAZER MAIS É AO MESMO TEMPO ENTREGAR-SE PARA MUITOS QUE CLAMAM POR CULTURA ,OPORTUNIDADE E EDUCAÇÃO.
3. Em conclusão, o projeto “MÚSICA É INCLUSÃO 2021ª EDIÇÃO 2021” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 25.310,00 (vinte e cinco mil, trezentos e dez reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 11 de abril de 2021.
Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 13 de abril de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim e Rafael Pavan dos Passos.
Em razão do Of. Nº 021/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 14/04/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 4,48 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS