Processo nº 00079/2021
Parecer nº 105/2021 CEC/RS
O projeto “Eternas Tradições 1ª Edição 2021” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O Projeto “Eternas Tradições 1ª Edição 2021” foi habilitado pela SEDAC-RS, sendo enquadrado pelo Sistema Pró-Cultura na Área de Tradição e Folclore, sendo remetido ao CEC-RS para a devida análise do seu Mérito Cultural e grau de prioridade.
Produtor Cultural: SAIURI BISSANI, CEPC: 8994.
Responsável Legal: SAIURI BISSANI, na função: Produção e administração.
Título do projeto: EDIÇÃO ETERNAS TRADIÇÕES - 1ª EDIÇÃO 2021
Período de Realização: Evento não vinculado à data fixa.
Área do Projeto: TRADIÇÃO E FOLCLORE
Local de realização: VILA MARIA - CTG FRANCISCO VITOR MARONI, Ponta Grossa.
Responsável pela contabilidade: Isadora Canali, CRC: RS-101659/O-7
O projeto intitulado Eternas Tradições será realizado no CTG Francisco Vitor Maroni, Vila Maria/RS e tem como objetivo realizar apresentação dividida em três partes, em uma série de três dias consecutivos, em formato digital, por meio de live-shows. Será composto por uma atração de dança e quatro atrações musicais totalmente voltadas para o enaltecimento das culturas tradicionais gaúchas e valorização do trabalho dos artistas locais. As atrações contam com as participações do Grupo Tchê Festança, Grupo Renovação, Grupo Embalo - do compositor, ex-integrante do grupo “Os Serranos”-, Walther Morais e três apresentações do grupo de dança “Invernada”.
Tanto a divulgação quanto os convites serão feitos por meio da internet (Facebook e Instagram) e a plateia será 100% on-line, para que não ocorra o incentivo de aglomerações e o projeto seja totalmente seguro diante do momento que todos nos encontramos. Para a execução das live-shows, o projeto apresenta todas as adequações para seguir os protocolos exigidos, como: todos os envolvidos farão a aferição de temperatura, todos os profissionais técnicos e os artistas manterão o distanciamento, com exceção dos dançarinos, porém todos farão o uso de máscara. Estes, seguirão, também, o protocolo de isolamento prévio para que não haja riscos e toda a apresentação seja realizada de forma segura e consciente. Caso qualquer um dos envolvidos apresentem sintomas ou tenham contato com alguém que possa estar contaminado, deverá se ausentar. O local escolhido para o evento é o CTG Francisco Vitor Maroni, de Vila Maria , Rio Grande do Sul. O espaço é bem arejado e amplo, perfeito para que sejam seguidos todos os protocolos relativos à Covid-19.
É o relatório.
2. O projeto “Eternas Tradições 1ª Edição 2021”, por meio do congraçamento da dança das invernadas e da música nativista, visa afirmar e enaltecer a cultura do Rio Grande do Sul dita “tradicionalista”. Na primeira metade do século, este desejo de exaltar e comemorar os feitos épicos dos farroupilhas já se manifestava de forma significativa. A Exposição do Centenário da Farroupilha, realizada em 1935 no Parque da Redenção, alusiva aos 100 anos da Revolução Farroupilha, já dava conta da importância destes acontecimentos históricos para o imaginário gaúcho. É dentro deste espírito de comemoração que “Eternas Tradições 1ª Edição 2021” se inscreve. Pretende projetar, através das tecnologias mais inovadoras das live-shows, uma arte que tanto comemora quanto rememora nossas raízes identitárias ligadas a estes fatos históricos, e por esta razão sua relevância cultural é justificada.
Do ponto de vista econômico, existe o envolvimento de um grande número de profissionais, como é comum para esta natureza de evento, que combina uma estrutura voltada para a realização de um show, com toda a gama de serviços, locações e mão de obra especializada, com a estrutura destes novos serviços e profissionais na tarefa de transmitir o evento para o webmundo, as redes sociais. Quase a totalidade das empresas e artistas são da pequena cidade de Vila Maria, o que qualifica o projeto do proponente no aspecto econômico, de forma que as graves consequências da pandemia, junto aos trabalhadores da cultura e aos produtores culturais da região sejam minimizadas quando alcançados pela LIC. Também pode-se depreender da planilha de custos apresentada uma razoabilidade na distribuição dos recursos tanto para artistas, como prestadores de serviços. Um montante de R$8.200,00 (10% do valor do projeto) está previsto para pagamento de direitos autorais via ECAD.
“Eternas Tradições 1ª Edição 2021”, a ser realizado em data ainda não definida, tem uma inserção importante na comunidade de Vila Maria, município com 4.363 habitantes, cuja base da economia é a agropecuária. Este envolvimento econômico com o campo não está dissociado de um envolvimento simbólico com o campo, seus costumes, práticas seculares e tradições. Esta comunidade, de forma virtual, como o proponente frisa, “terá a possibilidade de celebrar a sua identidade e os seus valores culturais”.
3.Condicionantes
a) Deverão ser observados os artigos 22 e 23 da IN 05/2020, para fins de divulgação e identificação em todo e qualquer material digital ou impresso, sobretudo quanto a proporcionalidade no que diz respeitos à disposição das marcas de patrocinadores, apoiadores e marcas do sistema pró-cultura.
b) Que o projeto em todas as suas etapas de realização, siga as leis vigentes do Estado e do Município para o combate da Covid-19, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária e adotando todas as medidas de higienização necessárias para evitar ao longo das gravações e transmissões o contágio e propagação do Coronavírus.
4. Em conclusão, o projeto “Eternas Tradições 1ª Edição 2021” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 82.630,00 (oitenta e dois mil, seiscentos e trinta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 11 de abril de 2021.
Alexandre Silva Brito
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 20 de abril de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim e Rafael Pavan dos Passos.
Ausentes no Momento da Votação: Elma Nunes Sant’Ana e Lucas Frota Strey.
Em razão do Of. Nº 151/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 28/04/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,75 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS