Processo nº 00000/0000
Parecer nº 155/2021 CEC/RS
O projeto “Festival MULTIARTE 1ª Edição” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-Cultura e foi habilitado pela Secretaria, sendo encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor. O produtor cultural é STEPHANIE ARIELE AVILA CARDOSO, CEPC 5810, endereçado na RUA GASPAR SILVEIRA MARTINS, Centro da Cidade de Santa Cruz do Sul - RS. O projeto não está vinculado à data fixa e está cadastrado na área de Artes Integradas. Apresenta como responsável legal STEPHANIE ARIELE AVILA CARDOSO na função de Diretora. Consta na equipe principal Flávio Edemar Bender acumulando as funções de Coordenador Administrativo e Captador de Recursos. Ester Hildegard Reis é a contadora.
O FESTIVAL MULTIARTE como seu nome sugere, trata-se de um evento cultural multidisciplinar que reúne artistas da Dança, Artes Plásticas, Música, Teatro e Artesanato. O festival pretende promover apresentações artísticas nas modalidades citadas, bem como, workshops e palestras, contemplando desta forma o âmbito da fruição e da formação artística. Para tanto serão convidados artistas profissionais de projeção regional e artistas amadores. Segundo a proponente, O Festival Multiarte será totalmente gratuito com integração e democratização sócio cultural, expandindo a área de conhecimento e rompendo fronteiras demográficas, aproximando os artistas em um ambiente de relacionamento interpessoal e propício a novas descobertas através de lives via redes sociais e palcos alternativos na cidade. A liberação e controle do público serão feitos levando em consideração a evolução das medidas tomadas pelo Estado e pelo Município em relação ao COVID – 19.
Entre as metas do projeto estão:
Montagem de 1 (um) palco principal, 9 (nove) tendas para exposição de artesanato, 20 (vinte) oficinas de dança, 20 (vinte) oficinas de música, 12 (doze) oficinas de teatro, 15 (quinze) oficinas de artes plásticas, 1(uma) exposição de graffite, 60 (sessenta) apresentações artísticas e 3 (três) palestras online. A proponente destaca que as atividades serão decentralizadas e distribuídas por distintos locais da Cidade. As oficinas ocorrerão em três espaços culturais da Cidade sendo: Escola de Dança Dugges Dance, Casa das Artes Regina Simonis e Teatro Inspirados. As oficinas, bem como a exposição de Graffite serão desenvolvidas ao longo do mês de realização do evento. As tendas de artesanato serão montadas na Praça Getúlio Vargas no centro da cidade. As apresentações artísticas ocorrerão nos 4 dias que marcam o encerramento do evento e terão como local previsto o Parque da Oktoberfest.
Para a produção de todas as metas culturais o proponente solicita R$ 231.600,00 (duzentos e trinta e um mil e seiscentos reais) integralmente habilitados pelo SAT e conta como única fonte de financiamento o sistema LIC-RS.
É o relatório.
2. O projeto cumpre com as demandas estabelecidas pela instrução normativa vigente. O parecer SAT-SEDAC fez algumas diligências e todas foram integralmente sanadas, sem mais ressalvas aprovou o orçamento e a integralidade da documentação apresentada.
A proposta é clara quanto aos seus propósitos e meios de realização. Apesar de ser um projeto desafiador por reunir um número grande de atividades e locais descentralizados, a proponente demonstra a organização e as devidas parceiras para a plena realização. A diversidade na visão desse Conselheiro é sempre algo positivo. É nesse contexto de convivência que pessoas civilizadas encontram o maior potencial de aprendizado. Confrontando suas verdades pessoais com as distintas realidades do mundo, o pensamento que influencia o comportamento, que assim pode ser ressignificado e consequentemente adaptado a um melhor convívio. Nesse sentido, um festival capaz reunir diversas manifestações artísticas, permitindo o trânsito entre elas, com foco na fruição e na formação é uma proposta de inegável mérito cultural.
3. Em conclusão, o projeto “Festival MULTIARTE 1ª Edição” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 231.600,00 (duzentos e trinta e um mil e seiscentos reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 17 de maio de 2021.
Lucas Frota Strey
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 20 de maio de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Vitor André Rolim de Mesquita, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza e Rafael Pavan dos Passos.
Abstenções: Alice Inês Lorenzi Urbim, Luis Antônio Martins Pereira, Rodrigo Adonis Barbieri e Michele Bicca Rolim.
Em razão do Of. Nº 151/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 21/05/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,24 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS