Processo nº 00050/2021
Parecer nº 130/2021 CEC/RS
O projeto “TERRITÓRIO DE CULTURAS CAMPEIRAS 2ª EDIÇÃO 2021” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. Produtor: MJ PRODUTORA DE EVENTOS LTDA – ME
CEPC: 5367 Período de Realização: Evento não vinculado à data fixa.
Produtor Cultural: MJ PRODUTORA DE EVENTOS LTDA
Município: PORTO ALEGRE
Responsável Legal: JORGINA JANDIRA DE MORAES - Função: Coordenação Geral
Período de Realização: Evento não vinculado a data fixa.
Área do Projeto: TRADIÇÃO E FOLCLORE
Local de realização: VIAMÃO - ETA - Escola Técnica de Agricultura
MJ PRODUTORA DE EVENTOS LTDA - Função: Coordenação Geral
Empresa: Lucas Jaskulski Luz
Função: Direção Artística e assistente de produção
Nome do profissional ou empresa: LUIZA ALVES BALBINOT /Função: Produção Executiva
Contador: Cristiane M de Araujo CRC: 0640760/0-Outros Participantes .
Não fosse a pandemia do Coronavírus, o evento “ETA – Território de Culturas Campeiras” teria sido realizado em abril de 2020, embora já tivesse ocorrido outra alteração de datas anteriormente. De forma emergencial, assim que as primeiras notícias saíram o evento e todos os contratos já fechados foram cancelados, empurrando para novembro do ano passado a sua realização. Porém, a medida em que o ano foi passando, nada de cura ou vacina, muitas restrições e a necessidade de seguirmos adiante. Foi então necessário repensar o evento – afinal, ele precisava acontecer – e em uma reunião na própria ETA entendemos o que ele deveria propor. TERRITÓRIO DE CULTURAS CAMPEIRAS – 2º EDIÇÃO é um evento que propõe um recorte multimídia das artes gaúchas. Toda a programação será transmitida de forma online e ao vivo, disponibilizada na internet de forma gratuita. Não existe um público-alvo em específico, pois a sua programação é ampla, para toda família, envolvendo apresentações de comédia, rock’n roll, música instrumental, entre outras. A duração total do projeto será de 04 meses, sendo os dois primeiros destinados a pré-produção, o terceiro à produção e realização do evento, incluindo edições e divulgação e o último para o fechamento executivo (cronograma sujeito alteração conforme captação). A pré-produção consistirá em todos os processos pré-evento, desde cotações, definições de datas e fechamentos de contratos, como todo o planejamento de divulgação. A produção terá como foco as montagens, realização das apresentações e consequentes gravações e edições, e os processos de divulgação/comunicação. No quarto mês serão concluídos também os pagamentos, elaboração de relatórios, indicadores e prestações de contas. A programação do evento irá englobar 07 apresentações (seis musicais e uma de comédia). A equipe do projeto será composta por: - Coordenação geral: Responsável por administrar o projeto e os demais profissionais em sua totalidade, realizando o planejamento e estratégias necessárias para garantir a idoneidade de todos os procedimentos. Será este profissional o responsável por supervisionar a vida financeira do projeto (manifestações de interesse, cartas de habilitação, movimentação de contas, acompanhamento, prestações e envio de relatórios, pagamentos, recolhimentos de notas fiscais), também garantindo que todos os processos sejam realizados de forma harmônica, organizando prazos, execuções, ruídos, prevendo riscos e buscando soluções, assim promovendo equilíbrio entre todos os processos, da parte burocrática ao último aplauso da plateia. - Produção Executiva: responsável pela produção do evento propriamente dito. É este profissional o responsável por gerenciar toda a equipe de técnicos e as respectivas estruturas. É ele quem monta e executa o cronograma, alinha horários e estabelece a dinâmica de trabalho para montagem, execução e desmontagem do evento. - Assistentes de Produção: trabalham diretamente com a produção executiva, auxiliando em todas as demandas da função e absorvendo, exclusivamente, as necessidades práticas do evento. Serão dois assistentes, cada um com foco em etapas diferentes dos processos, sendo que um está direcionado para acompanhar os processos de edição e divulgação. A Direção Artística desenvolve a curadoria do evento, trabalhando juntamente com os artistas para que os roteiros de seus espetáculos estejam “amarrados uns aos outros”, a partir da ideia do objeto/conteúdo cultura campeira. Direção de Palco: responsável por todas as atividades do palco, desde montagens de estruturas, cenários, equipamentos, à passagens de som e horários para início e fim de apresentações
Poderíamos usar como opção de gravação as próprias casas dos artistas ou alugar estúdios, talvez até mesmo montar uma grande estrutura para a realização das apresentações, com cenário, palco, luz e som. Em uma caminhada pela escola como reconhecimento de seu espaço, observamos a paisagem local e a arquitetura de seus prédios históricos, assim concluindo que estava ali nosso cenário. Para os eventos, foi montando palco (sem cobertura), som e luz tendo como fundo dois de seus prédios, sob suas árvores históricas. Assim, encontramos uma forma de aproximarmos o calor da escola aos seus alunos, que durante praticamente todo o ano letivo se mantiveram distantes de suas instalações, justo no ano em que a ETA completou 110 anos. O evento e sua programação foram um sucesso. Se tivesse público, seria lindo. Com o resultado alcançado de forma extremamente satisfatória por parte da equipe de produção, dos técnicos, dos músicos e principalmente de alguns integrantes da equipe diretiva e corpo docente da escola, o sentimento que ficou foi o de ausência. Faltaram os alunos, a comunidade, o público como um todo. Por isso a necessidade de realizar uma nova edição, já na esperança da imunização da população, assim sugerindo a possibilidade de que o evento seja assistido in loco, ao vivo. Desta forma, propomos a segunda edição do evento “Território de Culturas Campeiras”, a ser realizado nas instalações da ETA, com uma programação composta por sete diferentes apresentações artísticas, também transmitidas ao vivo e disponibilizadas no Youtube.
Na expectativa de presença de público, todas as exigências e protocolos sanitários em vigência no mês de realização do evento serão atendidos.
Apresentação musical:
Elton Saldanha
Os Serranos
Rock de Galpão
Apresentação de comédia - Badin O Colono
Apresentação musical infantil - Erlon Pericles
Apresentação musical - Lomma Pereira
Apresentação musical - Quarteto Coração de Potro
“Na análise técnica do projeto cultural identificamos as seguintes inconsistências: Inserir na equipe principal os demais profissionais que compõem a ficha técnica do projeto. Inserido, com anuências anexadas. Anexar carta de anuência dos profissionais da equipe técnica e artistas. Planilha de custos. Item 1.12 – locação de pavilhão e tablado. Conforme descrição do projeto, “Desta forma, propomos a segunda edição do evento “Território de Culturas Campeiras”, a ser realizado nas instalações da ETA”.
Considerando também o registro da realização da edição anterior, verifica-se, assim, não se justificar este item de custo, que deve ser excluído da planilha. É importante que se entenda que a ideia para esta próxima edição, ao menos agora e pensando de forma otimista, é contar com a presença de público - respeitando todos os regramentos e protocolos sanitários vigentes. Por isso, solicitamos a permanência desta rubrica, que tem como objetivo um melhor conforto para o público que estará presente.”
É o relatório.
2. A Escola Técnica de Agricultura de Viamão (ETA) foi fundada em 1910 e tem uma longa história na formação de técnicos agrícolas e técnicos em pecuária, pois há 107 anos vem formando profissionais para todo o Rio Grande do Sul e para o Brasil. Além de sua rica história no ensino profissionalizante, outro fator também ajudou a tornar a ETA famosa dentro e fora do Estado: os ranchos. No seu auge, os ranchos chegaram a mais de 30, quando davam guarida a alunos de várias partes do RS.
Os ranchos eram construídos em vários modelos, com paredes de tijolos, de barro, taquaras etc. e coberturas com telhas ou capim santa-fé, mas todos tinham uma coisa em comum: a lareira, que nos dias de inverno rigoroso protegia seus integrantes do frio, além de fornecer água quente para o chimarrão e o café.O pioneiro desses ranchos surgiu como um simples fogo de chão ao pé de uma velha figueira, onde os alunos da então recém-fundada escola se encontravam para estudar, contar histórias e tomar café. Com o tempo, tiveram a ideia de erguer uma pequena choupana, com paredes de barro com taquara, teto de capim santa-fé e piso de chão batido, como os rudimentares ranchos do interior do Estado, de onde muitos eram oriundos. Provavelmente, o primeiro grupo era natural do município de São Jerônimo, dando assim o nome do rancho. Essa sede foi erguida no ano de 1939 e permanece até hoje. A velha figueira foi abatida por um raio, em uma noite de tempestade, mas o local basicamente continua o mesmo. Um dos rapazes que ali embaixo da figueira mateava e contava histórias se chamava Leonel de Moura Brizola, formado em 1938, um dos idealizadores do Rancho São Jerônimo, além de um de seus componentes mais conhecidos.
Visando manter e guardar essa rica história de tantos participantes que por ali passaram no decurso desses mais de 78 anos, os ex-componentes se reuniram, reconstruíram e agora mantêm o legado do velho rancho. Essa atitude também está ocorrendo com os integrantes dos outros ranchos, marco da tradição e pujança da ETA.
A ETA, sempre teve esta característica campeira com base na agricultura através da arte em diversos segmentos, como por exemplo: o Centro de Tradições Vaqueanos da Cultura, que desde a década de 80 realizava o maior rodeio da região metropolitana quiça do RS, que tinha as modalidades individuais de culinária, artesanato, afazeres campeiros, lides campeiras, poesia, trova,e danças tradicionais. Este CTG fazia ao longo dos finais de semana oficinas em diversos segmentos. Nos últimos anos a ETA passou por uma reformulação e volta fazendo parcerias e trazendo a arte, cultura em diversas vertentes musicais ao longo de 4 meses,e por isso a importância do Território de Culturas Campeiras em sua 2ª edição.
3. Em conclusão, o projeto “TERRITÓRIO DE CULTURAS CAMPEIRAS 2ª EDIÇÃO 2021” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 192.250,00 (cento e noventa e dois mil e duzentos e cinqüenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 26 de abril de 2021.
Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 27 de abril de 2021.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Mario Augusto da Rosa Dutra e Vinicius Vieira de Souza.
Abstenções: Luis Antônio Martins Pereira e Michele Bicca Rolim.
Em razão do Of. Nº 151/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 28/04/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,64 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS